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quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10.- REAMEC: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA



Ano 7***                 MANAUS                 ***Edição 2353
Escrevo mais uma vez desde Manaus. No segundo semestre do ano passado estive aqui três vezes. Agora venho para outra atividade: fazer minha estreia na REAMEC. E é sobre ela — ainda tão desconhecida mesmo no meio acadêmico — que teço a blogada desta quinta-feira.
Hoje inicio um seminário Bases epistemológicas para o ensino de Ciências e Matemática, que compartilho com os colegas Maria Clara Silva-Forsberg (UEA) Welton Iudi Oda (UFAM). O seminário se destina aos doutorandos do polo de Manaus que iniciam hoje o curso.
A Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática — REAMEC é formada por 23 Instituições de Ensino Superior estruturada em três polos: UFMT, em Cuiabá, instituição líder; UFPA, em Belém do Pará e UEA, em Manaus.
Constitui-se em uma proposta de associação em rede de Instituições de Ensino Superior dos nove Estados que integram a Amazônia Legal. É um programa de doutorado que visa à formação de pesquisadores e formadores de professores na Área de Educação/Ensino de Ciências e Matemática, com o propósito de fortalecer esta área na Região Amazônica, especialmente no âmbito das licenciaturas em Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia.
Objetivos do Programa: Formar docentes pesquisadores, em nível doutoral, na área de Ensino de Ciências e Matemática, tanto em termos teóricos, quanto metodológicos de pesquisa e ensino, capazes de uma atuação docente altamente qualificada e de produção de conhecimentos na área, no contexto das relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, com especial relevo às questões da Amazônia.
Constituir NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISAS em Educação em Ciências e Matemática, em cada Estado da Região Amazônica e Redes de Pesquisa entre Instituições associadas, de modo a consolidar grupos de pesquisadores aptos a construir conhecimentos na área.
Contribuir efetivamente para formação dos formadores de professores, em especial aos docentes que atuam nas Licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e docentes que atuam na área e em cursos de Pedagogia.
Formar um número de doutores da região capazes de propor e assumir a formação de professores em nível de mestrado e em projetos de formação continuada para a Educação Básica, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na Região Amazônica.
Perfil do profissional a ser formado: O doutor em Ensino de Ciências e Matemática, egresso do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, é aquele profissional pesquisador engajado na construção da cidadania, desenvolvendo pesquisas e produzindo conhecimentos na área, com vistas à implantação e implementação de projetos promotores do desenvolvimento regional e local. Tais profissionais precisam ser qualificados com atributos especiais de autonomia, de competência e de inovação, que os tornem capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos pesquisa, novas metodologias e produtos para a Educação em Ciências e Matemáticas no contexto regional da Amazônia.
Meta a médio prazo: Há previsão de formar, até 2020, cerca de 120 (cento e vinte) novos doutores da área e implantar 09 NÚCLEOS ESTADUAIS DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, dentro da meta de, até 2021, ter implantado em cada um dos nove Estado da Amazônia Legal Brasileira um programa de MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, acadêmico ou profissional, dependendo da demanda de cada Estado, que formará seus mestres na própria região. Estes mesmos mestres terão na região um ou mais programas de doutorado para dar continuidade e sua formação e titulação, desencadeando, assim, um processo de qualificação dos docentes, com menor investimentos em deslocamentos a outras regiões do país. Esta ação possibilitará ainda, maior fixação de doutores na região, com produção de conhecimentos necessários ao desenvolvimento regional e um incremento na qualidade das Licenciaturas e da Educação básica.

6 comentários:

  1. Ao meu ver faltou apenas no "perfil do profissional a ser formado" os seguintes pré-requisitos básicos para a carreira:
    O indivíduo dever ser um abnegado abrindo mão dos seus próprios interesses;
    Deve ser um visionário e acreditar que, apesar de tudo, as coisas um dia vão melhorar;
    Deve estar despojado de qualquer sonho, uma vez que carreira pouco lhe trará em retorno financeiro;
    Deve ainda abrir mão de sua auto-estima uma vez que o seu esforço não será reconhecido nem pelos seus alunos nem por seu país.

    abraços

    Antonio Jorge

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    1. correto....quanto mais se estuda na área da educação menos valor se tem.

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  2. Limerique

    Mestre Chassot carimba passaporte
    Comenta-se: um professor com sorte
    Vai ele comer tucunaré
    Lá na terra dos Barés
    Como bússola volta para o norte.

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  3. Caro Chassot
    Mesmo a leguas de distancia tenho acompanhado com empolgação tua jornada manauara. Confesso-te estar orgulhoso cada vez mais de minha opção em ter tua orientação no Mestrado em Educação. Vejo o quanto posso me considerar outro indivíduo depois desta convivência. Um grande abraço e votos de muito sucesso pelas terras amazonicas. JB

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Quero te parabenizar pela nova empreitada, aliás não poderiam ter escolhido melhor disciplina para tu discutires com teus doutorandos, penso que nesses encontros amazônidas estarão presentes, Edgar Morin, Gaston Bachelard, Thomas Khun,Ilya Prigogine, Karl Popper, Paul Feyerabend e Lakatos dentre outros convidados.Confesso que gostaria de fazer parte deste banquete de, como diria Morin, "pensamentos complexos", mas em breve, quem sabe, não estaremos juntos numa banca de qualificação/defesa doutoral discutindo história das ciências dentro da visão Foucaultiana? tudo haver contigo.

    Forte abraço

    Geziel Moura - Belém - PA

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