TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31.- O testemunhar da História

Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1854

Não vou repetir, aqui e agora, quando vejo agosto de 2011 esvair-se: tempus fugit. Quando olho que comecei este mês em Saint Petersburgo, realizando um dos meus sonhos de turista e tudo que me envolvi desde então, parece que evocações como a da imagem que colhi quando passeava em dos canais da Veneza setentrional, está distantes há meses e não apenas 4 semanas. Imagens como esta parecem próximas e distantes.


Na Rússia tive dias de rigoroso verão (vivi temperaturas de 42ºC) e aqui um dos agostos que bateu recordes em números dos dias de chuvas neste século e também com o maiordias onde houve temperaturas negativas.

Um agosto onde nesta terça-feira já dei a quinta das 18 aulas do semestre de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa para turmas de Ciências Biológicas, Educação Física, Música e Pedagogia. Um mês em que me entristeço ao saber dos problemas de saúde de meus colegas e amigos Roque e Edni, como já contei aqui. A propósito de saúde também eu fiz mais de uma dezena de exames médicos numa (quase) rotina. Tive a fortuna de receber os melhores resultados.

Neste mês, por conjugação de vários fatores, olhamos aqui muitas vezes a História. Quando foi a recordação do aniversário de minha mãe, visitei sua cozinha. No dia dos pais, evoquei o meu pai carpinteiro da Viação Férrea.

Comentamos aqui o Movimento da Legalidade e também a expansão da indústria automobilística no ABC paulista e também as lideranças surgidas no sindicato dos metalúrgicos. Falamos do suicídio do Getúlio e da renúncia do Jânio.

No ir-se deste agosto chama-me a atenção a necessidade de olharmos de maneira continuada a História, inclusive para dar imortalidade àqueles que queremos. Então vejo que estas miradas têm dimensões muito diferentes. Lia, há dias um livro sobre o ano 1000 e como era a humanidade então. Temos poucas informações. Agora, há momentos que conhecemos melhor. Vejo que nós, leitores deste blogue, somos todos mulheres e homens do século 20. Dá virada do 19/20, sabemos das certezas da Ciência pelos relatos de outros. Ninguém de nós viveu, então. Todavia todos nós fomos testemunhas da comemorada virada do 20/21 acompanhando a chegada do novo milênio em diferentes geografias.

Poucos de nós acompanhamos ocorrências da Segunda Guerra Mundial, Alguns de nós recordamos de fatos relacionados com o Movimento da Legalidade, mas aqui leitores que só conhecem aquele movimento por terceiros. Todavia, todos se recordam do memorável (e badalado) 11 de setembro de 2011.

Assim olhar a História, quando os dias parecem ser cada vez mais acelerados, te dimensões temporais diferentes. Mas há Historia se fazendo aqui e agora. Está as vezes quase passa desapercebida, mesmo que um dia, talvez passados muitos anos, diremos como anciãos da tribo: “Meninos, eu vi!”

Trago um exemplo dos noticiosos que é um feito muito original da história do Século 21, que nossos avós sequer poderiam imaginar.

Mulheres fazem 1º casamento gay direto em São Paulo: O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Hortolândia realizou sábado, dia 27 de agosto, o primeiro casamento civil homossexual direto do Estado de São Paulo e o terceiro no Brasil. Até então, o Judiciário só havia autorizado conversões de uniões estáveis em casamentos.

A auxiliar de produção Kátia de Albuquerque, de 37 anos, e a motogirl Ednéia Rodrigues de Souza, de 32, casaram-se em regime de comunhão parcial de bens. O pedido de casamento foi aceito pelo Ministério Publico e a cerimônia, autorizada pelo juiz do Foro Distrital de Hortolândia, Luiz Mori Rodrigues.

Em um trecho da justificativa da sua decisão, o magistrado refutou argumentos contrários de ordem religiosa e afirmou que considera "natural" a união. "A atração por pessoas do mesmo sexo, do ponto de vista psíquico, excluídos os preconceitos e razões de ordem religiosa, é tão natural quanto a atração por pessoas do mesmo sexo", escreveu.

A primeira autorização para casamento civil homossexual direto em São Paulo foi concedida em 20 de julho, em Cajamar, mas a cerimônia só acontece em 8 de outubro. Os noivos, Wesley Silva de Oliveira e Fernando Júnior Isidorio de Oliveira adotarão a comunhão parcial de bens. Em seu deferimento, a juíza Adriana Nolasco da Silva, da 1.ª Vara do Foro Distrital de Cajamar, elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que em maio considerou que casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira estabelece para os casais heterossexuais: "O STF (...) acabou por prestigiar o princípio da dignidade humana, possibilitando ao cidadão a oficialização de sua relação afetiva, qualquer que seja sua orientação sexual."

O próximo casamento gay no Estado ocorre em 17 de setembro, em Jardinópolis, entre Josy Borges, de 29 anos, e Natália de Almeida, de 20. Pedidos semelhantes foram negados em Jundiaí, Franca e Santa Bárbara d’Oeste (IHU On-line/ Unisinos).

Aqui está algo da história deste agosto. E, agora, nos leremos ‘Quando setembro vier!’. Que para cada uma e cada um, aqui possa ser – também – um ponto de encontro para dois dedos de prosa.

4 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Essa história dinâmica que nos fascina, está ligada à velocidade que o Homo sapiens imprime nas mudanças estruturais da sociedade, ou seja, na cultura. O casamento gay adentrou em nossa sociedade pela porta da frente e, apesar de alguns conservadores contrários a essa prática, deverá permanecer e resolver o entrave civil que casais tinham ao se deparar com uniões legais apenas de sexos diferentes. Quero crer que teremos uma sociedade muito mais justa após aceitarmos as diferenças e os direitos iguais de todos, independente de cor, religião, classe social ou escolha sexual. A sociedade brasileira está no bom caminho. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Estimado Jair,
    essa rapidação que nos envolve termina, de vez em vez, por não nos darmos conta da pujante história que ocorre no nosso cotidiano.
    O exemplo trazido hoje, certamente será dado a dizermos: “Piá!... eu vi!”
    Obrigado por a cada dia aditares a este blogue pitadas de sabedoria e cumprimentos ao ‘blog que pensa’ neste dia 31 de agosto, dia do blogue,

    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,

    sempre apreciei dar uma olhadinha, por cima do ombro, para os dias que vão passando. Dá-nos uma sensação de movimentos, de avanços e alimenta nosso andar.

    Nesse final de terça-feira, quando apenas agora consegui bate à porta do teu Blog, te desejo uma ótima noite de repouso.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  4. Mestre Garin,
    muito querido colega de blogares, no dia 3108, que se diz semelhante com a palavra blog. Para mim seria mais adequado o 3109, (só que esta data só nas calendas gregas) agradeço aqui a continuada parceria que temos realizado desde março quando nos tornamos parceiros em atividades acadêmicas.
    Foi bom fazer esta edição olhando agosto, agora nos leremos ‘quando setembro vier’
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir