TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 11 de agosto de 2013

11.- UMA DOMINGUEIRA (QUASE) INCRÍVEL

ANO
8
A G E N D A   em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
2515

Neste domingo úmido e frio, em meio a celebrações do dia dos pais, com marcas de reconhecimento e saudades, teço uma domingueira que relata um azar que se fez sorte. Talvez, uma adequada ilustração para um usual consolo primevo: “Há males que vêm para o bem” ou numa versão mais religiosa: “Quando Deus fecha uma janela, abre uma porta”.
Eis a manchete quase incrível: Argentino ganha prêmio Petrobrás de arte sem nem ter mandado a foto da sua obra.
Relatos, presentes em agências noticiosas, narram que o artista argentino Enrique Ježik ficou surpreso com a notícia de que receberia o equivalente a R$ 223 mil (US$ 100 mil) por ganhar o Prêmio ArteBA-Petrobras de Artes Visuais, com seu trabalho “Aguante”.
O espanto de Enrique se deu porque, para participar do concurso era necessário que os artistas enviassem uma fotografia de uma de suas obras de arte contemporânea, mas o artista se esqueceu de anexar o arquivo da imagem.
Eu honestamente fui pego de surpresa. Reclamei por uma semana quando percebi que não tinha anexado o arquivo no e-mail de inscrição. Ainda não sei o que pensar.
Macchi Jorce, um dos membros do júri, disse que eles interpretaram “isso como um ato ousado, uma espécie de performance que transcendeu os limites físicos da arte”
Na foto: Carlos Alberto Da Costa (esq.), diretor da Petrobras argentina, o artista Enrique Jezik (centro), e Facundo Gómez Minujin (dir.), presidente da arteBAReprodução
— [Foi] um desafio para as próprias bases do concurso, que buscava algo físico, um arquivo digital, mas que no final das contas é apenas e sempre uma ideia. O curador mexicano Cuauhtémoc Medina, outro dos jurados, afirmou que “nós gostamos da ideia (…) tivemos a sensação de que ele estava quebrando o mundo digital, e foi uma atitude corajosa”.
Apesar da felicidade por receber o prêmio, Enrique declarou que se sentia “chateado porque pensaram que esse era o meu trabalho”.
Nascido na província argentina de Córdoba, atualmente o artista reside na Cidade do México. O dinheiro do prêmio, patrocinado pela Petrobras, poderá ser usado pelo artista para financiar suas próximas obras ou desenvolver novos trabalhos fora de seu país.
Depois desta apenas adito votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um. Aos pais, a admiração e o reconhecimento. Àqueles que já não mais os têm: curtida saudades.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Ao abrir mensagem nada se nota
    Poderia ser uma simples chacota
    Mas, não! PRIMUS INTER PARES!
    Não há quem se compare
    Comissão julgadora, clã de idiotas.

    ResponderExcluir
  3. Adito ao meu comentário minha manifestação da mais sincera saudade ao meu velho e amado pai, carpinteiro que orgulhava-se de ser esta a mesma profissão de Jesus, foi para mim um ícone de honestidade e sapiência. Quanto ao atrapalhado concurso, era de ser esperar pois trata-se da Petrobrás com seu famoso jeitinho brasileiro.
    Abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. querido mestre! que saudades! a notícia é interessante! o resultado surpreende? bem... isso depende. houve outros inscritos? quantos? quantos brasileiros? essa notícia me enche de questionamentos! o rei está nu? está usando a capa da invisibilidade? eheheh

    ResponderExcluir