TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

08.- HÁ LEIS (TAMBÉM) PARA SEREM DESOBEDECIDAS

ANO
8
Livraria Virtual em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
2512

Há um acontecido que gera emoções (e posições díspares) quando da mineração de informações na internet. O fato, quase dispensável relatar aqui, pois se colocarmos no oráculo Google ‘macaco são carlos’ teremos algo como 1,7 bilhão de indicações, todas recentíssimas. Apenas a galeria de fotos do dito macaco faz inveja a qualquer humano ávido de aparecer nas redes sociais.
O fato é realmente inóspito: O macaco-prego Chico, que há 37 anos vivia com uma família de São Carlos (SP), foi retirado do local, na manhã deste sábado (3), pela Polícia Militar Ambiental após denúncia. O animal se agarrou ao pescoço da dona e ofereceu resistência ao ser levado da casa. Elizete Farias Carmona, de 71 anos, que tratava Chico como filho, passou mal e teve que ser levada ao pronto-socorro.
Ainda, segundo a polícia, como a idosa não tem documentos que comprovem o direito de manter o macaco, não haveria como ficar com Chico. A dona de casa foi advertida e vai responder pelo crime de manutenção de animal silvestre em cativeiro. Chico foi levado para a sede da Associação de Proteção aos Animais (APA), em Assis.
Segundo o filho de Elizete, Everaldo Furlan, o animal não queria deixar a casa e mostrou muita resistência. “Até os policiais ficaram com dó da minha mãe. O Chico não queria ir”, contou. O macaco-prego chegou a ganhar o sobrenome da família e seu nome completo é Francisco Farias Carmona.
Segundo o Ibama, não há como legalizar a situação. Quando há uma denúncia, os fiscais vão ao local, aplicam multa, apreendem o bicho e o levam para alguma instituição. Caso não exista um ambiente para receber o animal e não for constatada nenhuma irregularidade onde ele vive, é feito um Termo de Fiel Depositário. Com esse documento, a pessoa não pode ser multada novamente.
A aplicação da lei parece estonteantemente burra. Aliás, esta classificação zoológica remete a um alerta de Cristo aos doutores da lei que o criticavam por curar em dia de sábado, quando os de fé judaica guardam o dia de preceito, que implica em abstenção do trabalho: “Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?” (Lucas 14:5).
Se as violações a leis ambientais fossem apenas como a que cometeu dona Elisete o Planeta estaria com melhor saúde. Aqui no Rio Grande do Sul, as mineradoras voltam a tirar areia do rio Jacuí.
Apesar de a criação de animais silvestres em cativeiro ser proibida por lei federal — razão da apreensão do macaco —, o drama de Elizete sensibilizou algumas pessoas e provocou o surgimento de duas petições online na internet que pedem a devolução do bicho para sua proprietária. Pelo menos 15 mil internautas já manifestaram apoio à causa. Há também os que sugerem que ela seja amarrada a uma corrente em sua casa.
Veterinários descobriram que Chico, na verdade, é fêmea. Com a "mudança de sexo", ele passou a se chamar Carla, em homenagem à cidade de origem, e agora troca afagos diariamente com outros colegas de jaula, o que é um sinal de que se adaptou ao local. Isso é argumento para os que são contrários a dona Elisete.
¿Questão polêmica?  ¡Sim! 

4 comentários:

  1. Questão polêmica e manifesto de pura hipocrisia. Fato similar, desviando um pouco do assunto e salvaguardando o disparate da comparação, são as dificuldades impostas pelo sistema para adoção legal. Conclusão; os orfanatos estão cheios e as filas para adoção são imensas. Como explicar? Muito simples, a burocracia é tão imensa e as exigências tão absurdas que tornam o sistema uma tartaruga, as crianças crescem e passam para o segundo plano de preferência, pois geralmente os casais procuram os de mais tenra idade. Outro trágico resultado é o grande número de crianças adotadas ilegalmente.
    abraços
    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  2. Caro Mestre
    Também concordo que há leis que devem ser descumpridas. Pretensão severa essa humana de achar que as regras ditadas são inflexiveis numa sociedade repleta de disparidades e antagonismos. É hora de cada vez mais de sermos atentos observadores e usar razão e emoção quando cada uma delas assim for conveniente. Fiquei a imaginar minha querida Leodi sem a sua maltez Nina, que hoje já disputa preferências com outros membros de nossa família. Grande abraço e um ótimo fim de semana. JB

    ResponderExcluir
  3. Muito estimado Mestre,
    três comentários acerca da blogada de hoje:
    1) Encantou-me seu lançamento: “mineração de informações na internet”. Muito bem posto e melhor que ‘surfar’. Esta ação diz da superficialidade da presença na rede. Aquela mostra a necessidade de um trabalho mais profundo para se encontrar “Ouro nativo, que na ganga impura” como diria o parnasiano Bilac.
    2) Nesta mesma linha quem apenas surfa, não encontra o que o Mestre localizou. Mesmo usuário diuturno da rede não sábia do episódio, no qual a meu ver a tal da polícia ambiental fez uma macacada.
    3) Mesmo conhecendo suas posturas em relação à religião (que eu endosso) realmente a recomendação que fez o pregador da Galileia é bem posta,
    Cumprimentos de um leitor que o admira,
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  4. Limerique

    Senhora foi vítima do burocrata
    E com símio tinha relação pacata
    Destruíram relação
    De mãe com filhão
    Afinal ambos não são primatas?

    ResponderExcluir