TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

01.- Agora!... Setembro


Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1855

Viva! Estamos inaugurando setembro. Agosto, como referi, na sua despedida na edição de ontem, não negou a tradição: foi (também) um mês de desgosto. Mas agora, já vivemos em plenitude um mês que é sempre esperado. Encerrava a blogada de ontem, convidando para um prosear ‘Quando setembro vier...

Com este convite, não há como não evocar um filme já cinquentão, que embalou distantes matinés [Quando setembro vier (Come September), Direção: Robert Muligan, USA, 1961]. Na comédia romântica, o rico empresário Robert Talbot (Rock Hudson) chega mais cedo do que o de costume para suas férias anuais em sua luxuosa villa italiana e se depara com algo imprevisível: a sua eterna namorada Lisa Fellini (Gina Lollobrigida) desistiu de esperar por um pedido de casamento e resolveu casar-se com outro homem. Quem quiser reavivar saudades de uma dupla (Lollobrigida e Hudson) que foi um dos ícones do cinema do século 20, pode dar uma espiadela na sugestão que encerra a blogada. São menos de três minutos para grandes recordações.

Mas a chegada de setembro inaugura um novo quadrimestre. Como parece exótica esta nominação de um terço do ano, enquanto o bimestre, o trimestre e o semestre soam mais simpáticos.

A natureza tem sabor diferente para curtir setembro. Os sabiás – dizem que são as sabiás que cantam para atrair os machos – já decretaram o fim do inverno, chamando-nos ao despertar. A iluminação artificial parece que os fazem antecipar o alvorecer. A cada manhã coloco cascas de mamão para os passarinhos e nestes dias sabiás alijam os demais – afinal, são mais grandote – se fazendo donos do terreiro.

Em Porto Alegre as floradas de diferentes árvores se sucedem. Agora, quem fornece raro

espetáculo são os ipês rosa. Na segunda-feira, ao voltar da aula na Universidade do Adulto Maior, fotografei, sob chuva, aquele que fica no canteiro central da Goethe com a Castro Alves. Ofereço a contemplação como presente de abertura setembrina. A minha azaleia explodiu de repente em flores esta semana. A foto das flores magentas que dão o tom aos jardins da Morada dos Afagos foi feita ao entardecer de ontem. Esta semana devem florir os ipês amarelos, árvore símbolo da Semana da Pátria. No sábado já os vi floridos no ABC.

Mas o esperado advento do mês da primavera que se faz com sol, tem quatro aniversários na constelação familiar que são por demais significativos: hoje, 1º – a Liba, minha muito querida sogra, faz 90 anos; por ela tenho uma imensa admiração e, esta manhã, estarei com ela para um café da manhã surpresa. Dia 5, a celebração do aniversário do Emar, meu irmão caçula. Dia 8, o Felipe, meu neto filho da Ana e do Eduardo faz um ano e estaremos com eles em Estrela em uma celebração dia 10. Dia 13, meu filho André é outro setembrino que aniversaria e oportuniza celebração da vida.

Esta manhã, viajo a Curitiba e de lá, por via rodoviária, viajo 250 km, em direção ao centro-sul do Paraná, para chegar a Guarapuava (PR). Lá, amanhã, faço a primeira palestra de uma série de sete, que tenho em seis Estados neste setembro. Na semana que vem, não tenho viagem, devido ao feriado da Independência. No dia 14 vou a Niterói (RJ) e de lá a Uberlândia (MG). No dia 20 viajo a Manaus (AM) e no retorno à Taquara (RS). No dia 28 vou a Curitiba (PR) e depois a Salvador (BA). Assim será um setembro movimentado, sendo que a agenda me permite cumprir com todas as minhas aulas de Conhecimento, Linguagem e Ação Comunicativa e na Universidade do Adulto Maior. Só não desejo que alguém se apiede de mim por tão densa agenda. Ao contrário: rejubile-se. É isto que me traz e pé, usando a referência de meu pai ao necessário prato de feijão diário.

E agora com votos de que um bom setembro seja inaugurado com uma excelente quinta feira, o fazer saudades prometido: www.youtube.com/watch?v=WyLVoJFOe6Q

10 comentários:

  1. Ave Chassot,

    hoje ouvi o glorioso canto do sabiá invocando as ninfas da primavera.
    Que setembro te seja uma florada de sucessos.
    Um abraço com pólen,
    Guÿ.

    ResponderExcluir
  2. Salve bio-Guy,
    não poderia ter votos de um perfumado e florido setembro de melhor lavra de um biólogo.
    Um fraterno amplexo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Caro Chassot,
    Bem lembrado o filme "Quando Setembro vier" com Rock Hudson. Nós, que já incorporamos os "enta" na idade, assistimos a essa película que, na verdade, imortalizou a belíssima música. Parabéns pelas belas fotos também e "carpe diem". Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  4. JOSÉ CARNEIRO escreveu

    Caro amigo prof. Chassot:

    Setembro chegou, bom pra você, bom pra mim. Por aqui, mamãe Nila completa 91 anos no dia 7. Ela e a Liba quase da mesma idade.
    Lembro-me muito bem do sucesso do filme "Quando setembro vier" e dos meus inesqueciveis icones Hudson e Lolobrigida. Esta, então, foi das primeiras a acender minha libido, que bela e sedutora mulher.
    E sua nova peregrinação? Sei bem que é, para você, vitaminica, se me fiz entender.
    Grande abraço do

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  5. Muito estimado Jair,
    desde o aeroporto de Curitiba os agradecimentos e com evocações de nossos símbolos fílmicos.
    Votos de um bom setembro.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Meu caro José,
    antecipo cumprimentos pelos 91 anos de Dona Nila que tive o privilégio de conhecer no Castanhal.
    Que bom que a evocação de ‘Quando setembro vier’ trouxe recordações de uma adolescência saudosa.
    Um bom setembro desde o aeroporto de Curitiba, que é São José dos Pinhais.
    A admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Ola Mestre Chassot
    As árvores dão a mostra do poder da natureza neste mes de setembro. Que magnifica a exuberância destes ipês. Quanto à agenda de setembro, meus votos de uma jornada inesquecivel neste mes que inaugura tempos de se dar adeus ao FRIIIIOOOOOOO. Ainda bem....JB

    ResponderExcluir
  8. Salve Jairo,
    desde Guarapuava, onde lanço redes pela primeira vez. Agradeço teus votos e tua sempre querida torcida.
    Com redobrada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Caro Chassot,

    nesses dias estou participando de um evento de Psicopedagogia na PUC e por isso minhas visitas ao teu blog são mais tardias.

    Com todas essas viagens de setembro faz-me lembrar o Presidente Lulu, que em determinado período do seu governo não parava em Brasília, tu não paras em Porto Alegre.

    Saudações à Sra. Liba. Votos de um setembro cheio de emoções.

    Garin

    ResponderExcluir
  10. Muito estimado colega Garin,
    sempre é hora meu caro. Obrigado por saudares à Liba pelo seus 90 anos. Ela é um exemplo de vitalidade e de sabedoria.
    Realmente a agenda de setembro ficou um pouco densa, mas o bom que conseguirei honrar todos meus compromissos com as aulas no Centro Universitário Metodista, do IPA.
    Com sempre renovada admiração uma saudação desde Guarapuava,
    attico chassot

    ResponderExcluir