TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 27 de maio de 2010

27* Uma quinta-feira com cupins: um inseto eussocial

Porto Alegre Ano 4 # 1393


Era 6h desta manhã nublada inserida em chuvisqueiros quando chegava à rodoviária procedente de memorável jornada na Universidade de Passo Fundo, encerrando um estar ausente da Morada dos Afagos de 18 horas. Cheguei a Passo Fundo na meia tarde de ontem recebido pelo Ademar Lauxen, coordenador do Curso de Química e por Joice Ceolin, coordenadora da Comissão Organizadora da “IX Semana do Químico: Química, Tecnologia e Sociedade“. Fomos direto ao campus da UPF. Reencontrei vários colegas com destaque muito especial aos meus queridos colegas Clóvia e Barão. Comoveu-me muito ao acessar meu correio e encontrar quase uma dezena de mensagens desejando-me boas vindas. Algumas estão na edição de ontem. Aqui outra amostra: Aguardo ansiosamente tua palestra hoje em Passo Fundo. Comecei o curso de Química Licenciatura neste semestre, e já pude conhecer um pouco do teu trabalho e de alguns dos teus livros. Nossa turma te aguarda e te aplaude desde já, Guilherme Cavagni // Mestre, é com muita honra que o recebemos em nossa cidade mais gaúcha Passo Fundo. Sou aluna de Química da UPF, estamos todos felizes em recebê-lo aqui. Por coincidência, estou lendo um livro seu A Ciência através dos tempos, até breve, Luciane Luft // Mestre, é um prazer ter a vossa presença a na IX Semana do Químico na UPF, Obrigada!!!, Franciele Furlani

Às 19h30min iniciou as solenidades de encerramento da Semana com minha palestra “A ciência como instrumento de leitura para explicar transformações da natureza” na sede da Associação de Docentes da UPF. Falei por quase duas horas a quase duas centenas de professores e alunos. Foi emocionante ao final ser aplaudido longa e entusiasmadamente por um auditório vibrante que se pôs em pé. As fotos registram os agradecimentos do Ademar e a recepção de uma cuia e bomba de chimarrão da UPF, entregue por Joice e Sthefen, líderes da Comissão Organizadora.


À palestra segui-se um coquetel de encerramento, quando autografei dezenas de exemplares de A Ciência através dos tempos, Para que(m) é útil o ensino? e A Ciência é Masculina? na foto faço ara uma futura leitora que acompanhou atentamente toda a palestra. Foi também um momento de receber tietagem com pedido para posar em fotos com leitores.

Da estimulante jornada em Passo Fundo a espera por quatro horas a chegada às 2h da madrugada para tomar o ônibus. Recebi então provas de estimas que não aceitaram meu pedido que eu aguardasse sozinho. Fomos, então, a casa do Ademar onde com ele os professores Janaina e Rafael e os alunos Joice e Sthefen souberam fazer passar fraternalmente a cansativa espera. Uma noite bem dormida em um confortável ônibus-leito me permitiu logo após a chegada fazer esse registro de uma muito estimulante jornada na UPF. Agora segue-se outra jornada com outro tom de emoções.

Muito provavelmente meus leitores terão pelo menos dois estranhamentos com a manchete da blogada desta quinta-feira. Meu dia terá muito forte a presença de cupins. Nesta semana o seu Alberto, da Mosca – e aqui o merchandising é consentido – confirmou minha apreensiva suspeita: paredes de parte de minha biblioteca estão tomadas de cupins. Há alguns dias era alertado pelo surgimento dos temidos dejetos que indica a silenciosa presença de um muito numeroso exército invasor. A meta hoje é exterminá-los. Essa pode ser uma situação de guerra que viola meus sentimentos pacifistas, mas ante um tribunal vou evocar legitima defesa de meus livros que são mais preciosos que esses vândalos que põem risco o que mais prezo de meu patrimônio. É fácil imaginar o significa remover centenas de livros, que estão catalogados em prateleiras. Além de todo transtorno registro que a operação desta manhã me custará R$ 780,00; pagaria o dobro se não precisasse fazer o serviço. Sinto-me um apenado, e agradeço a meus leitores ser alvo de condoimento. Hoje, mereço. Aqui uma amostra desta manhã, antes de começar o serviço.



Aprendo sobre cupins na Wikipédia: cupim (no Brasil), térmite ou térmita (em Portugal), muchém (em Moçambique) ou salalé (em Angola), ou ainda, formiga-branca [em espanhol: termitas, termes, turiros ou comejenes y também hormigas blancas], é um inseto eussocial da ordem Isoptera [Isos, igual e ptera, asas = asas iguais], do qual existem cerca de 2.800 espécies catalogadas no mundo.

Assim expliquei o primeiro estranhamento. Falava em dois. Eis o segundo. Vejam a beleza de os cupins viverem a eussociabilidade.

O termo eussocial é conferido aos animais que apresentam as sociedades mais complexas, ou seja, aqueles que compartilham três características: uma sobreposição de gerações em um mesmo ninho, o cuidado cooperativo com a prole, e uma divisão de tarefas (reprodutores e operárias). Como exemplo, podem ser citados as formigas, abelhas, vespas, cupins e o rato-toupeira-pelado, um roedor africano. Entendo porque me pesa essa guerra difícil contra seres tão organizados.

Todos os cupins são eussociais, possuindo castas estéreis (soldados e operários). Uma colônia típica é constituída de um casal reprodutor, rei e rainha (na foto), que se ocupa apenas de produzir ovos; de inúmeros operários, que executam todo o trabalho e alimentam as outras castas; e de soldados, que são responsáveis pela defesa da colônia.

Existem também reprodutores secundários (neotênicos, formados a partir de ninfas cujos órgãos sexuais amadurecem sem que o desenvolvimento geral se complete), que podem substituir rei e rainha quando esses morrem, e às vezes ocorrem em grande número numa mesma colônia. Os membros da família Kalotermitidae não possuem operários verdadeiros, mas esse papel é desempenhado por ninfas (pseudo-operários) que retêm a capacidade de se transformar em alados ou soldados.

Existem também cupins desprovidos de soldados, como é o caso de todos os representantes neotropicais da subfamília Apicotermitinae. Alguns cupins possuem dois ou três tipos de soldados, sempre de tamanhos diferentes, e às vezes morfologicamente tão distintos que poderiam passar por espécies diferentes.

A dispersão e fundação de novas colônias geralmente ocorre num determinado período do ano, coincidindo com o início da estação chuvosa. Nessa época ocorrem as revoadas de alados (chamados popularmente de siriris ou aleluias), dos quais alguns poucos conseguem se acasalar e fundar uma nova colônia.

Os cupins são mais conhecidos por sua importância econômica como pragas de madeira e de outros materiais celulósicos, ou ainda pragas agrícolas, entretanto, apenas cerca de 10% das espécies conhecidas de cupins estão registradas como tal.

Em número de espécies, a ordem Isoptera deve ser considerada intermediária entre os insetos, já em termos de biomassa e abundância, os cupins apresentam enorme significância e podem ser comparados às formigas, minhocas, mamíferos herbívoros das savanas africanas ou seres humanos, por exemplo, e estão entre os mais abundantes invertebrados de solo de ecossistemas tropicais. Esta grande abundância dos cupins nos ecossistemas, aliada à existência de diferentes simbiontes, confere a estes insetos a possibilidade de desempenhar papéis como o de "super decompositores" e auxiliares no balanço Carbono-Nitrogênio.

É fácil imaginar meus transtornos nessa quinta-feira, pós Passo Fundo. Não desejo visitação de um casal de cupim fundante de uma nova colônia para ninguém. Mas uma excelente quinta-feira, sim. E permito-me repetir o convite de ontem: o Café Filosófico, na tarde deste sábado.

21 comentários:

  1. Meu querido companheiro
    Vibro com a carinhosa acolhida dada a ti por teus amigos/colegas de Passo Fundo e, junto com minha solidariedade pelos transtornos causados pela necessária descupinização, me encanto com os ensinamentos que mais uma vez de ti recebi, provocados por esses insetos eusociais (que bela nomenclatura!). Um afago nesta quinta, Gelsa

    ResponderExcluir
  2. Gelsa, muito querida companheira,
    primeiro agradeço a surpresa de teu comentário a essa blogada que relata ditas e desditas:
    nas primeiras o carinho que recebi na UPF; nas outras, a já presença na Morada dos Afagos de quatro exterminadores dos eussociais cupins.
    Um público agradecimento por tu catalisares a chamada da Mosca para a descupinização.
    Agradeço e retribuo os afagos para essa transtornada quinta-feira
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot...Como acadêmica de química realmente estou agradecida com a palestra que nos deste ontem à noite..."Para se fazer ciência temos que violar as regras." Thomas Kuhn. Assim como Feyrabend que diz "Contra o método nos ensinam a trabalhar com as incertezas." Nós alunos da Ciência estamos agradecidos pela sua participação em nossa semana acadêmica, e aguardamos sua volta...Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  4. Estimada Magali,
    obrigado por teus comentários acerca de minha estada na IX Semana de Química,
    A fidalguia como fui tratado me fez rejuvenescer.
    Com disponibilidade, um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Professor Attico Chassot. Estou muito feliz com a palestra de ontem pois o senhor sempre consegue ir além de nossas expectativas. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso!!
    Um grande abraço

    Crivian Pelisser

    ResponderExcluir
  6. Olá professor Attico Chassot.
    Estou muito feliz com a palestra de ontem, o senhor sempre consegue ir muito além de nossas expectativas. Parabéns pelo seu maravilhoso trabalho!
    Um grande abraço

    Crivian Pelisser

    ResponderExcluir
  7. Professor Chassot!
    Professor pois assim designo quem ensina ou ensina a ensinar, e sempre que lhe encontro, impossível deixar de assimilar novos conhecimentos!
    Primorosa palestra ontem na UPF, onde me felicitei por poder estar presente e prosseguir minha coleção de seus livros...
    Ademais, desejo-lhe longos anos contribuindo não só para química, mas a ciência enquanto forma de melhorar o mundo e a nós mesmos!

    Abraços, Giovanni (Acadêmico - Quimica UPF)

    ResponderExcluir
  8. Estimado Crivian,
    para mim também foi muito bom estar na UPF ontem à noite
    Obrigado por teu comentário
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Prezado Giovanni,
    obrigado por teu comentário. Também sou agradecido por teus votos.
    É muito bom saber-te parceiro no fazer alfabetização científica.
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Prof Chassot!

    Venho aqui agradecer pela bela palestra de ontem. Foi um prazer inenarrável lhe conhecer mestre...

    Abraço!

    Maria Antônia Flores.

    ResponderExcluir
  11. Estimada Maria Antônia,
    obrigado por tua avaliação da palestra da noite de ontem.
    Foi significativo conhecer a baiana que se aquerenciou no Rio Grande – xará de minha neta.
    Um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde querido professor!!
    Além de estar muito feliz por ter fechado no Semana com chave de ouro (professor Attico Chassot), também pelos nossos colegas terem apreciado seus ensinamentos, e serem novos adeptos a seu blog...
    agradeço pela presença, pelo carinho, pela paciência e por ser um mestre maravilhoso com és
    abração
    Joice Ceolin

    ResponderExcluir
  13. Mestre Chassot! Quer dizer que temos um exército instalado na biblioteca chassotiana? Realmente deves ser rude e implacavel com esses invasores, pois tomam de assalto nossos moveis e deles ficam apetecidos pelo sabor da madeira encontrada. Torço para que o pessoal da MOSCA consiga exito em sua empreitada, pois nao querendo ser pessimista, já vi moveis transformarem-se em combustivel de churrasqueira por falta de soluçao. Abraço JB

    ResponderExcluir
  14. Muito querida Joice,
    obrigado por tua avaliação acerca das atividades de encerramento da ‘IX Semana da Química’. Tens muito mérito, a começar por tua disponibilidade em alterar a programação para que eu pudesse estar.
    Tu foste ontem e em tempos anteriores muito dedicada, assim fico feliz com as avaliações trazidas pelos colegas que induzistes a mandar-me mensagens de boas vindas,
    Obrigado pela fidalguia em varares parte da madrugada fazendo-me companhia.
    Com renovada disponibilidade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  15. Meu caro Jairo,
    realmente esses assim chamados animais eussociais [nome poético] são terríveis predadores. Tu podes ver pelas fotos o que fizeram com madeiras de minha biblioteca. Minha sorte foi que preferiram madeira a livros. Agradeço tua torcida pelo êxito da Mosca, que em vezes anteriores foi competente.
    Na torcida
    attico chassot

    ResponderExcluir
  16. Olá Chassot:

    Escrevo o que disse ontem: Ouvir uma palestra tua "vale o ingresso". Me lembra o Romário jogando. Sempre fazia gol!

    Hoje de manhã assiti outra do José Eustáquio Romão, aqui na UPF, sobre a perspectiva Freireana do conhecimento. Indiquei este teu blog a ele. Se receberes contato foi daqui,

    Abraços

    Prof Edgardo

    ResponderExcluir
  17. Meu caro Edgardo,
    primeiro obrigado pelo elogio, gostei da metáfora com o Romário. Agradeço também indicares menu blogue a um freireano.
    Vibrei na noite de ontem participar de tua despedida da UPF buscando outro pré-sal.
    Desejo-te muito sucesso,
    Com continuada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite estimado professor Chassot :D

    O titulo de seu Blog condiz muito com o que o senhor significa para todos nós, futuros educadores químicos. Novamente, lhe agradeço imensamente por ter aceitado nosso convite, demonstrando que apesar de todo seu reconhecimento e prestigio na área, a simplicidade e gentileza de pessoa que és. Ouvir uma palestra como a de ontem, fazer a leitura de teus livros e conversar contigo, nos faz perceber e acreditar ainda mais que se podemos ter uma realidade diferente, mais igualitária, uma sociedade mais cidadã, que através do ensino das ciências, falo mais especificamente da Química, podemos sim, acreditar que somos transformadores da realidade e de pessoas, que durante nossa trajetória enquanto professores, por 50 anos podemos dar esperança e continuar mudando e participando ativamente da vida das pessoas, através de um ensino não somente com cunho conteudista, mas sim, que venha a melhorar a realidade e a qualidade de vida de nossos alunos, afinal de contas para que serviria a ciência? Penso que poderiamos escrever textos, enfim, que ainda simm não discutiriamos suficientemente o quão importante a sua pessoa significa para a Educação Química, por isso ficamos tão honrados com sua presença. E certamente, se tiver a possibilidade organizar outro evento, pretenderei contar com tua presença, sempre aplaudida de pé pela plateia...

    o nosso muito obrigado
    faço minhas palavras o agradecimento meu, da joice, do professor ademar, e de todos os alunos do Curso de Química da UPF...

    Muito Obrigado :D
    Abraços
    Sthefen Da Ronch

    ResponderExcluir
  19. Muito estimado Sthefen,
    obrigado por tão densos e carinhosos comentários. Nunca minha estada em um evento teve um dia seguinte como a fala de ontem à noite. Há já nove comentários no blogue e mais cerca de meia dúzia de recados. Para quem fez essa viajada tudo isso é um bálsamo que mitiga qualquer cansaço. Fico muito gratificado quando vejo a dimensão que dás ao meu fazer Educação. Saber que conto com parceiros como tu [só pelo que posso inferir pelo teu comentário] é muito bom.
    Conta comigo quando organizares outro evento.
    Com amizade e admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, Mestre!
    Lendo sobre Passo Fundo, e a recepção que tiveste, fico cada dia mais ansiosa pelo ENEQ deste ano!
    =]
    Agora...quanto aos cupins...Como diria um amigo meu "Jisuismariajusé"!!
    Mas, antes a madeira que os livros! Deus do céu! Também preso muito os que tenho, e entendo perfeitamente o que o senhor está sentindo! Dá agonia só de olhar as fotos!
    De qualquer forma, suave noite de quinta ao senhor!

    ResponderExcluir
  21. Muito apreciada colega Thaiza,
    na terça feira já poderemos dizer: “No mês que vem em Brasília’. Mas de Passo Fundo disse:
    Nunca minha estada em um evento teve um dia seguinte como a fala de ontem à noite. Quanto aos cupins é de rezar: ‘jisuismariajuse tutufun satananais’. Acho que os eussociais cupins tecem inteligência e são generosos por preferirem madeira a livros.
    Que tua noite de quinta seja igualmente abençoada junto com a semente de vida que gestas,
    Carinhosamente um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir