TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 4 de maio de 2010

04 * Desde Canela na reunião da AFHIC

Porto Alegre Ano 4 # 1370

Esta é a segunda postagem de Canela. Hoje minha participação no VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul será apenas pela manhã. À tarde voltaremos a Porto Alegre: a Gelsa para aguardar a Ester Díaz e eu para dar aulas no curso de Filosofia do Centro Universitário Metodista - IPA. Logo após as aulas subiremos novamente a serra com a renomada filósofa argentina para retomar o Encontro amanhã.

Como anunciei ontem nesses dias canelenses, apresento aos meus leitores algo de minha participação no evento muito bem organizado. Este me enseja, lateralmente, fruir um pouco a paisagem (e não muito mais que isso) de uma das regiões mais bonitas do Rio Grande do Sul. Assim trago um relato do dia de ontem.

Ontem pela manhã houve a sessão de abertura com a presença do Pe. Marcelo Aquino, SJ, Reitor da Unisinos – Universidade promotora do evento – e de autoridades municipais de Canela. Logo a seguir houve a palestra inaugural proferida pelo Dr. Lívio Amaral, Diretor de Avaliação do Ensino Superior da CAPES. Ele dividiu sua fala em dois momentos díspares. No primeiro falou das ações da CAPES como cinquentenária agência de fomento da pós-graduação no Brasil; penso que fizemos bonito, ante os participantes de mais de uma dezena países presentes. No segundo, falou o professor de Física (de quem fui colega UFRGS) contando de suas pesquisas com aceleradores de partículas e de como essas podem ser usadas, por exemplo, na determinação de origens de substancias desconhecidas em obras de arte, exemplificando com o laboratório do Louvre.

Na sequência da programação, assisti à palestra da Gelsa. Não posso dizer que mais

uma vez foi brilhante, pois aqui em Canela trouxe uma densa discussão teórica acercas das contribuições de Foucault e Wittgenstein para o estudo de diferentes matemáticas que me deixou encantado com a beleza de seu texto.

Após o almoco, Claudio Víctor Dominighini (Facultad Regional Buenos Aires - Universidad Tecnológica Nacional -

Argentina), Jorge Rasner (Universidad de la República - Uruguai) – cujos temas anunciei na edição de ontem – e eu apresentamos uma sessão temática, que coordenei. Minha fala “Das disciplinas à indisciplina: um caminho ao avesso” que mais recentemente apresentei em diversas palestras, foi, aqui e agora, trazida para expertos de vários países e não como uma usual palestra, mas como resultado de algumas teorizações que venho fazendo. Fiquei muito gratificado com a receptividade das minhas propostas, especialmente nas discussões que se sucederam com os colegas Dominighini e Rasner e os demais assistentes. É preciso ressaltar que há sempre seis sessões simultâneas.

Depois de minha fala, tivemos um intervalo com um chocolate quente para amenizar o frio serrano e também para reencontrar colegas que não via há muito. Em seguida assisti a outra sessão temática. Esta também com três segmentos: a) Apresentando Darwin: articulando textos, imagens e atividades didáticas por Russel T. D. Rosa; Marise B. do Amaral; Fábio Alves Rodrigues (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) / Brasil). b) Fontes secundárias da história da ciência na escola básica: análise de uma proposta aplicada para o ensino da natureza da ciência por Thaís Cyrino de Mello Forato (Universidade de São Paulo – USP / Brasil). c) Contribuições do cinema nas discussões sobre a história da ciência na educação básica por Neusa Maria John Scheid (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil) -

As atividades acadêmicas do dia se encerraram com a assistência a uma das seis conferências. Elegi La posición actual del Vaticano com relación al caso Galileo: ¿un episodio esclarecido? por Guillermo Boido (Universidad Nacional de Buenos Aires / Argentina) e fiquei muito gratificado, tendo inclusive participado com intervenções. A Gelsa escolheu Acerca da objetividade do conhecimento científico, por Alberto Oscar Cupani (UFSC – Brasil) e também fico muito bem impressionada com o que ouviu.

A segunda-feira encerrou com um jantar de confraternização: uma noite gaúcha, com comida típica e apresentações folclóricas, com músicas e danças. Foi uma vez mais um bonito momento para conversar com colegas de vários países.

Agora na expectativa das atividades desta manhã e uma viagem Canela/Porto Alegre/Canela, para aulas no curso de Filosofia e retorno ao Encontro. Desejo que a terça-feira seja muito boa e adito um convite para a edição de amanhã, uma vez mais de Canela.

2 comentários:

  1. Boa tarde Professor!
    Antes de mais nada, perdão pelo sumiço;apesar de que, o senhor já deve estar se acostumando, rssss. Todo início de semana é uma loucura pra mim!Mas cá estou eu!
    =D
    Invejo este friozinho que o senhor disse estar aí!Aqui em Goiânia parece sempre que vou torrar!hehehe!!!
    Forte abraço, Mestre!

    ResponderExcluir
  2. Muito querida colega Thaiza,
    claro que a estranho ausências. Aliás, nos dias de Canela meus comentaristas estão um pouco desaparecidos, Tu sabes que sofro de síndrome de abandono.
    Que bom que voltaste trazendo teus comentários
    attico chassot

    ResponderExcluir