TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 9 de maio de 2010

09* Dia das mães... também dia de saudades

Porto Alegre Ano 4 # 13732

Datas como a de hoje [Dia das Mães, e também dia dos Pais] são fortemente marcadas por saudades, quando já não se tem mais aos celebrados. Mas como reviver nossos ancestrais e contar sua história, isso é um pouco o que fazemos quando os evocamos.

Antes de fazer das mães o centra dessa blogada, me permito uma rápida evocação do sábado, em dimensões distintas. Pela manhã, ou melhor, ao meio dia fomos ao museu Iberê Camargo. Fui muito ter, com a Gelsa, a companhia do Antônio e do Gabriel e de sua irmã Paola, que com seus densos conhecimentos de Arte trouxe oportuna ilustrações e de Ester e Silvia, enquanto argentinas ofereceram importantes contextualizações de seu conterrâneo León Ferrari. Aqui um chamamento de atenção aos leitores da Grande Porto Alegre. A exposição temporária (até 11 de julho) ‘O alfabeto enfurecido’ com Leon Ferrari e Mira Schendel é imperdível. Prometo muito brevemente comentar aqui e entusiasmar para que os leitores do meu entorno para que saboreei essa excepcional oportunidade.

À tarde vivi a feliz oportunidade de apresentar o filme Ágora, talvez em primeira edição pública em Porto Alegre. Um auditorio muito diversificado e participativo assistiu primeiro uma apresentação de algumas informações acerca do filme e de Hipácia (ver edição de ontem). Em um segundo momento, assistimos ao filme, para num terceiro momento participarmos de frutuosa sessão de debates. Fiquei muito gratificado com essa oportunidade e agradeço aos meus alunos da Filosofia, especialmente à Ioná, ao Claiton e ao Sergio o convite. Foi agradável encontrar vários ex-alunos. Destaco o Adão da Silva Cabral, que também é o autor do registro fotográfico que segue.


À noite participei na casa da Gelsa de uma celebração em homenagem a Esther Diaz e a Silvia Rivera, que reuniu mais de uma dezena de colegas do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos e seus cônjuges. Foram, mais uma vez, momentos gostosos de trocar histórias.

Mas falar das mães é preciso.

Já disse que hoje é um dia de se fazer saudades, talvez, então o melhor é falar menos. Lembro muito de minha mãe e recordo dos festejamentos desse dia. Trago apenas um soneto de Coelho Neto, mesmo o sabendo posteriormente criticado, era como muitas vez e eu meus irmãos festejávamos nossa mãe.

Ser mãe

Ser mãe é desdobrar fibra por fibra
o coração! Ser mãe é ter no alheio
lábio que suga, o pedestal do seio,
onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.

Ser mãe é ser um anjo que se libra
sobre um berço dormindo! É ser anseio,
é ser temeridade, é ser receio,
é ser força que os males equilibra!

Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!

Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!

Está difícil fazer a edição desse blogue.

Sonhava fazer um painel de fotos homenageando mães muito especiais: a minha mãe, a Dione, mãe carinhosa de meus filhos, a D. Norma, mãe da Dione, a Gelsa que me encanta como mãe, a Carla, Tatiana, a Laura, Ana Lucia e a Clarissa, – essas encantadoras mães de meus netos. Alterei plano. Trago apenas duas fotos, uma do Pedro – o caçulinha de meus netos – fruindo um dos mais significativos dons da maternidade e outra da Liba que no seu ser mãe, avó e bisavó sintetiza entre aquelas mãe que me são próximas a minhas homenagens.



4 comentários:

  1. Mestre Chassot! Embora refiras nao ter conseguido colocar figuras que gostarias nessa ediçao domingueira, devo reconhecer que a emolduraçao do mesmo com as figuras do neto Pedro e da sogra/mãe Liba ao final ficaram deveras representativas para a ocasião. Quanto à representatividade do dia, vou hoje fruir dos carinhos de minha mae, que é presença constante em minha trajetória, inicialmente atendendo um convte de acompanha-la na cerimonia anglicana e depois num almoço com o tempero maternal costumeiro. Abraços do JB, extensivo às mães Gelsa e Liba.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Professor!
    =D
    Ahhhhh!Que foto mais linda do teu netinho!
    ^^!
    E o olhar dele!Percebe-se que é para a mãe!E o quanto brilha!!
    Me traz boas lembranças!
    E, concordo com o senhor, é um dia de saudades!Mesmo tendo minha mãe ao meu lado, não a tenho todos os dias mais dentro de casa, e isso me traz saudades o tempo todo, fazendo-me comportar como uma adolescente, ao ponto de estar telefonando a todo o momento!
    hehehe!
    Um bom domingo ao senhor e a todos por aí!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido discípulo (vocativo por me chamares de Mestre) Jairo,
    abençoado és por nesta data poderes curtir tua Mãe. Isso me encanta.
    Obrigado pelos votos à Gelsa e à Liba.
    Penso que minha Mãe se sentiu incluída em tua homenagem,
    Um bom resto de domingo e que no teu abraço a tua Mãe eu possa estar um pouco a abraçando.
    Com admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muito querida colega Thaiza,
    abençoado és por nesta data poderes curtir tua Mãe. Isso me encanta.
    Obrigado pela referência que fazes aos olhares do Pedro.
    Um bom resto de domingo nessa tua querida Goiânia e que no teu abraço a tua Mãe eu possa estar um pouco a abraçando. Continua, qual adolescente cobrindo-a de carinhos telefônicos. Isso é bom,
    Com admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir