Canela Ano 4 # 1369 |
Como anunciara ontem escrevo desde Canela onde estou para participar do VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul. Chegamos aqui ao meio dia. Estamos no hotel Continental onde acontecerá o evento. Ele está em meio a lindas araucárias. Estas, desde minha infância, uma das árvores que muito me encantam. A primeira das fotos mostra o hotel no lindo cenário e as outras duas tomei da janela de nosso apartamento para mostrar a vizinhança com robustas Araucaria angustifólia.
pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé. Aliás, agora com a aproximação do inverno, algo muito típico é ‘comer pinhão cozido’. Os indígenas o comiam cru ou assado na brasa, sendo as vezes a única alimentação durante semanas.
Antes de falar do evento, atendo a uma curiosidade de José Carneiro, de Belém do Pará, que ontem deixava este comentário: tenho largo interesse em conhecer Canela. Espero que você tenha tempo para falar sobre a cidade e postar algumas fotos. E, como bom colorado, tenho esperanças de que o Grêmio não leve este campeonato, sem querer ofender um grande amigo, tão amigo quanto gremista de truz (relembrando Eça de Queiroz). Antes de dizer de Canela vale dizer que sua torcida pelo Internacional valeu, mas o mais importante que o título ficou com o melhor. A propósito de meu ‘ser gremista’ tive que perguntar para o Houaiss para saber que de truz é de qualidade.
Não vou discorrer acerca da história de Canela, nem sobre suas belezas naturais que são atrativos turísticos de nomeada. Permito sugerir uma visita ao sítio www.canela.com.br/ que tem informações preciosas.
Com pedido de vênia de truz, pelo reducionismo em atender a curiosidade de meu amigo historiador e jornalista belenese, volto ao VII Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul. Pela manhã depois da palestra de abertura assisto a conferência da Gelsa “Contribuições de Foucault e Wittgenstein para o estudo de diferentes matemáticas”.
Esta tarde meus alunos da UAM - Universidade do Adulto Maior fazem uma atividade em duas dimensões antropológicas: uma, o visitar a família em três momentos a) dos tempos de seus avós; b) a dos tempos de guria/guri; e, c) a de hoje trazida. Outra, visitar a sua sala de aula, mais remota quanto conseguir.
Enquanto isso estou em uma sessão temática com Claudio Víctor Dominighini (Facultad Regional Buenos Aires - Universidad Tecnológica Nacional - Argentina) - La formación de los conceptos científicos en los adolescentes. Análisis desde la perspectiva socio-cultural de L.S.Vygotski e Jorge Rasner (Universidad de la República - Uruguai) - Hacia una reflexión en torno a la alfabetización científico-tecnológica. Levarei, então, para um grupo especializado excerto de umas de minhas falas mais recorrentes: Das disciplinas à indisciplina: Um caminho ao avesso. Sobre os desdobramentos faço comentários amanhã.
Esta é a minha quinta participação, na sétima edição do evento. Uma mirada nas edições anteriores mostra o quanto desde o I Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul realizado em 1998, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, organizado pelo Grupo Interdisciplinar de História e Filosofia da Ciência, do qual faço parte desde a fundação, liderado pela Dra. Anna Carolina Regner houve, no mínimo, a persistência de a cada dois anos se realizar o evento alternando-se os locais entre Brasil, Argentina e Uruguai. Também participei do II Encontro em 2000 na Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina; quando na cerimônia de encerramento foi fundada a AFHIC: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul.
Não participei do III Encontro de realizado em março de 2002, em Águas de Lindóia, Brasil e nem do IV Encontro realizado em março de 2004, na Universidade Nacional de Três de Fevereiro, em Buenos Aires (Argentina).
Voltei a participar do V Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul Florianópolis, SC, Brasil, em 22 a 25 de maio de 2006 e também do VI Encuentro de Filosofía e Historia de la Ciencia del Cono Sur em Montevidéu, Uruguai de 27 a 30 de maio de 2008.
A programação e inscrições para a VII edição, uma vez mais liderado pela Anna Carolina, também Presidente da AFHIC, pode ser vista em www.afhic.org. Adito meus votos de uma segunda-feira muito produtiva. Trago ainda promessa de amanhã contar um pouco sobre o primeiro dia do encontro. Até lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário