TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 27 de março de 2010

27*SAB* Morin em ‘A história de Vidal, meu pai’

Porto Alegre Ano 4 # 1332

Este blogue, como no ano passado adere ao movimento mundial no qual hoje par uma hora das 20h30min às 21h30min – milhões de pessoas desligarão as luzes de suas casas. Os principais monumentos símbolos nacionais terão suas iluminações diminuídas.

Para alguns será na hora da novela, mas será então oportuno aproveitar para conversar com a família, fazer um jantar à luz de velas ou até pra ficar olhando para as estrelas no céu.

O que não dá é para cruzar os braços e achar que o aquecimento global não é problema nosso.

Convide pelo menos um amigo ou vizinho e o engaje nessa ação. É um protesto, um sinal de que precisamos mudar!

Novamente na Morada dos Afagos para a última edição-coruja. Neste sábado a Gelsa faz seu retorno Berlin/Paris/São Paulo/Porto Alegre. Deixa Berlin às 6h (2h BSB) para chegar Porto Alegre quase meia noite.

A cerca da fala que me levou a São Paulo, uma vez mais, vou parecer imodesto: a palestra saiu muito bem. Este março foi de colecionar originalidades em minhas falas. Primeiro foi aquela babélica em Ålborg, depois foram as duas palestras ‘A Ciência é Masculina? É, sim senhora!’ uma no Bar Farofa e outra na Fundação CEEE e depois, nesta terça-feira, a aula-magna ‘abençoada’ pelo pastor.

Pois nesta sexta-feira, outra originalidade: primeiro falei para uma parcela de dirigentes da elite acadêmico-econômica no Brasil (Fundação Getúlio Vargas tem as mensalidades mais caras do Brasil). A outra: minha palestra, em luxuoso hotel, esteve inserida entre um desjejum muito variado e um lauto almoço. Falei para cerca de 40 coordenadores de cursos de Educação Continuada e Especialização em Direito da FGV/Law. Estes assistiram à fala por cerca de 2 horas nas mesas onde aconteceram as duas refeições. Área de Direito da FGV [GVlaw] iniciou em 2001, já tendo formado cerca de 10 mil alunos e atualmente há cerca de uma centena de cursos. Para quem vez ou outra dá aulas para os camaradas do MST, em situação diametralmente oposta, pode-se imaginar quantas emoções dispares afloraram. Uma coordenadora, depois de minha fala, ao ouvir minha referência aos direitos autorais do Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação falou: “Foi muito bom ouvir que professores como o senhor envolvem-se com o MST. Só isso me faz rever posições acerca do que é lugar comum na imprensa!” Ainda em Congonhas, em longa espera para que a cerração que fechara o aeroporto se dissipasse , recebi esta mensagem: Caro Professor, antes de tudo parabéns pela brilhante palestra, fascinantemente indisciplinada! Peço o favor de me enviar os slides, Gustavo Amaral. Outro depoimento que me comoveu foi do jovem que assistiu a minha fala na execução de seu trabalho – era o responsável pela sonorização do evento (e também autor das fotos) – : “Sou evangélico, mas eu gostei muito da palestra!” (certamente, marcando posição acerca dos comentários que fiz sobre fundamentalismo e da ateologia). Sou particularmente grato a Monica Pinhanez, Coordenadora Acadêmica da GV Law, pelo convite e pela maneira como atenciosamente foi minha anfitriã atenta, especialmente nas trocas de experiências, ao atenciosamente levar-me ao aeroporto.

Mas sábado é dia de falar em leituras. Os três livros de Kierkegaard – que foi o destaca da última blogada sabatina – que encomendei [Ponto de Vista Explicativo da Minha Obra de Escritor, Diário de um Sedutor, e É Preciso Duvidar de Tudo] só chegaram na terça-feira. Mesmo que tenha levado um deles para viagem, não terminei e é prematuro resenhá-lo. Nesta semana referi a professor Um ponto no holograma - A história de Vidal, meu pai, no qual um dos mais reconhecidos sociólogos pós-moderno faz uma admirável tessitura de mais de quatro séculos da historia de sua família, para nos narrar a densa história de Vidal, seu pai. Ter manuseado esse livro que há um tempo a leitura me encantou, catalisou a blogada de hoje.

MORIN, Edgar. Um ponto no holograma - A história de Vidal, meu pai. São Paulo: A Girafa Editora, 2006, 448p. ISBN 85-89876-97-7

Não deve ser muito usual que um muito reconhecido sociólogo, antropólogo, historiador e filósofo se proponha a oferecer um livro acerca de sua família, mais especialmente de seu pai e também muito da sua, que não tem sempre as marcas da ortodoxia. Edgar Morin, nascido em Paris em 1921, é Diretor emérito de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisa Científica e fundador do Centro de Estudos Transdisciplinares da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, ambos situados em Paris, onde reside. Sua obra mais conhecidaO método, teve seus seis volumes traduzidos e publicados no Brasil, pela editora Sulina de Porto Alegre. Esta obra tem sido referência para seminários em várias universidades brasileiras.

Talvez pudesse iniciar perguntando aos leitores deste blogue o que conhecem acerca de Salônica ou qual a identidade de salonicense. Se houve evocação às epístolas de Paulo aos tessalonicenses, a ligação está certa. Salônica (ou Tessalônica) hoje é a segunda maior cidade da Grécia; foi importantepelo menos 20 séculos. Ela é central em A história de Vidal, meu pai a partir do século 15. Em 1492, depois da queda da Granada, o Islã é rechaçado da Europa ocidental e a Espanha, então governada pelos reis católicos, Isabel e Fernando, impõe a judeus e muçulmanos o exílio ou a conversão. As dezenas de milhares de judeus que recusam a conversão ao cristianismo se espalharam pelo mundo. Com a diáspora dos sefarditas os judeus da Espanha espalham-se em pequenas comunidades rumo à Holanda, à Provença, mais amplamente rumo à África do Norte e sobretudo ao Oriente, Império Otomano adentro. Alguns se instalam nas cidades portuárias de Istambul, de Izmir e, principalmente, de Salônica, onde 20 mil deles desembarcam.

Esses judeus formam uma pujante comunidade, que por mais de quatro séculos conserva não apenas a judaica, mas a o uso do ladinolíngua ibérica semelhante ao castelhano falada por comunidades judaicas originárias da península Ibérica, também chamada de judeu-espanhol ou dijio –. Salônica foi, há um tempo turca, macedônia, italiana, grega e seus habitantes que usava como identidadejudeu salonicence’ ouisraelita do Levante’, e trocavam de nacionalidade com freqüência.

Em 1894, Vidal Nahoum – um judeu sefardita –, pai de Morin, nasceu em Salônica, e atravessou as guerras balcânicas, a derrocada do Império Otomano, e as duas guerras mundiais. E é a partir de Vidal Nahoum e de Salônica que o historiador traça um panorama dos judeus sefarditas.

Permito-me um parêntesis [Numa simplificação: entre nós (e me refiro ao Rio Grande do Sul) os judeus se dividem em a.- asquenazis – são judeus originados da Europa Central (o chamado judeu-alemão), cuja língua é o iídiche, idioma baseado no alto-alemão do século 14, acrescido de elementos hebraicos e eslavos; e b.- sefarditas ou sefaradins – judeu descendentes dos primeiros israelitas de Portugal e da Espanha, que falam o ladino. No RS, a comunidade asquenazi é mais numerosa que a sefaradim]

Acompanhamos na trajetória do biografado a história da Europa do Século 20, onde as duas guerras, a holocausto dos judeus e as alterações de fronteiras dão o tom a uma narrativa emocionante. Acompanhar o pai em duas guerras e depois o filho como ativista na 2ª Guerra Mundial, quando a família vive na França é muito envolvente.

O livro é uma primorosa edição de A Girafa Editora. Há pequenas imprecisões do tipo ‘31 de novembroque parecem não comprometer o texto. A leitura de A história de Vidal, meu pai é facilitada por árvores genealógicas de duas famílias judias salonicenses: Nahum (ramo paterno de Edgar Morin) e Beressi (materno) e de uma cronologia detalhada de seis séculos (1391-1986). Esses dois anexos são bons facilitadores para balizamentos da narrativa, especialmente quando não se tem a desejada condição de fazê-lo por muitas horas seguidas.

É com entusiasmo que recomendo às minhas leitoras e aos meus leitores essa obra de Edgar Morin. A oportunidade de conhecermos como se deu e como se dá construções de identidades – e as lutas de dos homens e das mulheres para consegui-las, escondê-las, mantê-las – é provavelmente um dos pontos mais significativos desse livro. Também por isso vale lê-lo.

Que o sábado, gostosa parte do fim de semana seja, muito bom.

E lembre-se de esta noite, por uma hora apagar a luz.

14 comentários:

  1. e tomara que este apagão conquiste famílias e amigos a retomarem aquele velho habito da rodinha de conversas: compartilhar os prazeres e desprazeres do seu dia, vibrar com os planos alheios, rir juntos...
    ~~~~
    Como hoje é sábado, aproveito para divulgar uma dica de final de semana o Fito- Festival Internacional de Teatro de Objetos- que tá acontecendo lá no Cais. Vale muito a pena ir, mas amanhã serão as últimas apresentações.

    Abraçoss

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Marília,
    realmente as famílias e os amigos poderiam aproveitar hoje para das 20h30min âs 21h30min para ressuscitarem as ‘horas da rodinha”. Valeu a dica para o Festival.
    Um afago sabatino

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Prof
    Passei para cumprimentá-lo e desejar bom retorna para esposa.
    Verifiquei que nas suas idéias há sempre uma preocupação pertinente em bem informar e formar um leiror crítico. Temos que ter consciência do aquecimento global e tomar atitude, o Sr faz isso muito bem. Estarei na corrente, fazendo o elo para outros...
    Um abraço
    Eloí

    ResponderExcluir
  4. Mestre Chassot, sua citação da obra de Morin me fez perceber algo que havia passado latente em minha mente muitas vezes. Um de seus livros, mais precisamente o "Sete Escritos sobre Educação e Ciência" (do qual eu tenho o orgulho de possuir uma cópia autografada e com dedicadtória), tem um nome e uma proposta muito similar a uma das obras de Morin: "Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Futuro" ("Les Sept savoirs nécessaires à l'éducation du futur", no original francês).

    Isso é apenas uma coincidência, ou a obra deste grande pensador francês realmente o influenciou?

    No mais, parece-me que o livro sugerido na blogada de hoje é um relato da história da vida privada da família de Edgar Morin, e o que mais deve chamar a atenção na obra são os paralelos entre o "pessoal" e o "histórico", ainda mais em ambiente tão conturbado.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. Estimada Eloí,
    Gratificam-me tuas passagens aqui. Obrigado pelos votos ao retorno da Gelsa. Quem bom que esta noite tu, eu e cerca de um bilhão de pessoas estaremos pensando em ajudar a salvar o Planeta.
    Hoje ainda quero olhar teu texto.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Marcos,
    quando preparei essa blogada lembrei-me o quanto tu como historiador iria curtir esse livro, pois ele faz uma viajada de cinco séculos, a partir da expulsão dos judeus da Península no ocaso do 15.
    O ‘Sete escritos...’ [lembro ainda de tua alegria quando ganhaste no sorteei que fiz para a turma. / depois o emprestaste para tua irmã usar na PUC] não teve inspiração em Morin. O Educação conSciência teve no seu título inspiração em um título quase homônimo de um livro dele.
    Espero que adiras à hora de desligar as luzes hoje.
    Um bom domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Mestre Chassot Boa Noite.

    Não poderia de após ler a sua mensagem(blogada), de refletir e apoiar a Hora do Planeta em 2010.
    Hoje dia 27 de março, às 20h30, convidarei meus vizinhos para que façamos uma roda de AMIGOS e coloquemos a nossa conversa que há muito não se faz em dia, como recomenda Marília Muler.
    Tenha uma Boa Noite!

    ResponderExcluir
  8. Meu caro cole Luiz Carlos,
    ~~ com cópia para Marília ~~
    tua adesão a proposta me encanta e mais, convidas teus vizinhos para fazer o mesmo é muito bom mesmo.
    A propósito, dentro de pouco vou comer algo, para na ligar nem o microondas no período,
    Um muito bom domingo e obrigado pelo teu comentário,,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Professor!
    =]
    Quem dera pudéssemos tirar uma hora de cada dia e dedicá-la ao nosso planeta e aos nossos familiares, amigos, vizinhos...e não apenas uma hora de um dia em específico.
    São tantas correrias, dentro de uma mesma casa, que muitos perdem até mesmo um simples "bom dia".
    .
    Quanto a Morin, é até vergonhoso dizer isso, mas somente agora tenho me familiarizado com seus escritos,bem como de outros filósofos, sociólogos,antropólogos,e escritores do nível.
    Tive uma formação muito "manca", eu diria, na universidade.E, acredite se quiser, Mestre, nunca tive aulas de Filosofia, nem Sociologia, sequer no Ensino Médio..sinto uma falta imeeeeensa!!
    .
    Um calmo abençoado domingo ao senhor e sua família!
    .

    ResponderExcluir
  10. Estimada colega Thaiza,
    obrigado por nesse domingo que começa preguiçoso compartilhares comigo alegrias e apreensões. Como tu lamentei/lamento minha formação deficiente em Filosofia. História da Ciência fui conhecer quando fizeram-me professor de História da Química; Filosofia da Ciência já mais tardiamente. No mestrado não aprendi uma linha de Marx. Tirei o atrasado só no doutorado. Sabes que fui ler Nietsche só no pós-doutorado. Agora estou lendo a primeira vez Kierkegaard. Logo Thaiza, nunca é tarde para novos desafios. Encanta-me com tu, professora reconhecida ainda te dedicas a novos estudos.
    Um muito bom domingo e obrigado pela companhia
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas palavras e pelo apreço, Mestre!
    Mas sabe, estudar é algo que não me cansa mesmo!Deus me fez curiosa por natureza!!ihiihihiihihihi!
    Nem que seja por bulas e embalagens!
    =]
    Mesmo se um determinado livro ou filme forem ruins, não consigo não terminar depois que começo.
    Rssss!
    Fazer o que!
    =D
    Aliás, nada a ver com nosso assunto no momento, mas desde que o assisti, me lembrei do senhor [não sei exatamente o porquê, mas tudo bem, espero que não se zangues];enfim, o senhor já teve oportunidade de assistir ao filme "Gran Torino"?!
    Acho que é um dos que entrou para minha lista de mais marcantes!
    =]
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Querida Thaiza,
    obrigado por tão pronto retorno.
    Não conhecia o enredo. Li agora, instigado por tua mensagem. Devo dizer que (pelo enredo que está na Wikipédia) não me encontrei em nada. Talvez tenhas feitos ligações nas quais (ainda) me desconhece.
    Uma abençoada Semana Santa

    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Talvez por alguns extremos entre o personagem principal e o senhor.Os problemas que ele tem com sua família, ao contrário do senhor que convive super bem com a sua.Mas ao mesmo tempo os novos amigos que ele descobre ao seu lado,e que se tornam sua família real, ou parte dela ao menos.
    Mas uma coisa que me chamou a atenção foram as histórias de cada 'povo', ou 'tribo'[não sei dizer ao certo] que passou a morar no mesmo bairro que ele, os hmong, os mexicanos, os negros..talvez esteja aí o que me fez lembrar do senhor, 'fatos históricos'[que também não tenho certeza até que ponto são verídicos].
    Mas,enfim, vale a pena assistir.
    =]

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Thaiza querida,
    instigaste-me a buscar ver o filme
    Um afago com curiosidade (que referiste em outro comentário): não um vício, mas uma virtude
    attico chassot

    ResponderExcluir