Porto Alegre Ano 4 # 1328 |
Pois ontem me passei... Não vou buscar explicações. Talvez até pudesse dizer que desde que voltei da Escandinávia, enquanto a Gelsa ainda está na Europa, tenho procurado postar as edições mais cedo, para que minha privilegiada leitora tenha no seu despertar, quatro horas antes do horário de Brasília, a edição diária deste blogue. Para mim este postar antecipado traz a sensação de ‘comer a merenda antes da hora do recreio’. A propósito, essa expressão era usada em minha infância para comentar nascimentos antes que houvessem decorridos nove meses da data do casamento. Hoje, comentário dessa natureza, é completamente démodé, até porque dentro da aceleração da vida, os jornais na semana passada ‘saudavam’ o lançamento de preservativos para meninos de 12 anos. Ou como dizia a notícia ‘camisinhas para os pintinhos’.
A propósito de ditos de antanho, no meu diário desta segunda-feira registrei outra expressão de minha infância dizendo que ‘queimei o assado’ (= acordar atrasado). Houve na madrugada temporal que trouxe chuva, pela janela, à minha cama. Houve também um terceiro apagão na noite. Fui à Academia atrasado e com o café por tomar na volta. Todavia não sei se esse dito tem o mesmo mofo que o primeiro.
O leitor, que estranha esse preâmbulo e que lê o título desta blogada. Há de perguntar-se que esquecimento quero justificar. Pois, minutos depois de postar a edição de ontem sou alertado que nessa segunda-feira se celebra o DIA MUNDIAL DA ÁGUA. Então ‘o leite estava derramado’! Um blogue que pretende fazer alfabetização científica não poderia omitir-se. Minhas culpas afloraram mais forte quando acessei a página do meu UOL e ela na segunda-feira se tintou de azul, homenageando a data. Aliás, a Folha de S. Paulo, em suporte papel, também tinha todo seu primeiro caderno em azul. Uma manchete de um jornal de circulação nacional de ontem é significativa: ONU: água poluída mata mais que violência no mundo
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas em 22 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas na Agenda 21.
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Desde o lançamento do vários do DMA países foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
A cada ano, agências Nações Unidas produzem propostas com objetivos de
discutir situações e focar a atenção nas necessidades como: Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado; participação e cooperação na organização nas celebrações do DMA.
Quase em cada uma de minhas falas tenho dito que parece
Foi com essas palavras que abri, nesta segunda-feira, meu segundo encontro na Universidade do Adulto Maior. E aqui está, mesmo que tardia, a minha adesão as comemorações do Dia Mundial da Água. Vale registrar que na tarde de ontem desci o “Morro Milenar’ vindo do Centro Universitário Metodista - IPA e ‘estado de graça’ pela sintonia maravilhosa que tive com os 27 participantes da disciplina ‘Processo histórico e antropológico do envelhecimento’, na UAM. Esta sendo para mim das experiências mais gratificante. Hoje uma aluna na alegria de seus 83 anos veio dizer-me ao final o quanto as aulas estão valendo a pena.
Destaco três pontos que tornam gostosamente prenhe agenda desta terça-feira:
1) Esta manhã, ministro uma das três aulas magnas das licenciaturas no Centro Universitário Metodista - IPA. Meus colegas: Prof. Dr. Edgar Zanini Timm, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Ação Comunitária e Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo - Coordenador de Pesquisa são meus parceiros nessa atividade que me traz gostosos envolvimentos. Não é possível na lembrar o quanto essas aulas eram momentos solenes na Universidade medieval, começando com solene invocação do Espírito Santo. Ao final apensei o convite das três aulas.
2) Ao meio dia almoço com meus quatro filhos. Na próxima sexta-feira não estou em Porto Alegre, assim o trio ABC antecipa o almoço, onde estará a Ana Lúcia, pois nessa semana está por aqui no seu curso de Pós-graduação. Será um momento de gostosa curtição.
3) À noite tenho o terceiro encontro com alunas e alunos da Filosofia, em atividade de preparação às aulas que devem dar em seus estágios. Esse semestre grupo me gratifica muito.
Prof Chassot
ResponderExcluirSou privilegiada, estou lhe parabenizando prioritariamente, o seu blog vale pelo conteúdo, humor, informação.... Eu me sinto lisongeada em poder fazer-lhe companhia.
Deixei um texto no meu blog para o Sr. avaliar, posso continuar? Estou receosa, quero ouvir seu comentário...
Um abraço
Eloí Batista
Mestre Chassot, já que ambos estamos acordados nesta madrugada, nada mais produtivo do que ler a sua "blogada coruja" e fazer o meu comentário.
ResponderExcluirQuanto ao dia internacional da água, é algo que devemos não apenas comemorar, mas também devemos aproveitar para parar e refletir se estamos fazendo o mínino que está ao nosso alcance para poupar o mais valioso dos recursos naturais, e do qual dispomos cada vez menos.
Quanto a sua aula para a UAM, fico feliz que esteja feliz. É uma oportunidade maravilhosas poder falar sobre ciência e vida com pessoas que, mesmo em idade avançada, ainda mantém o interesse na atividade intelectual. Tomara que tu continue correndo bem, tal qual desejo para sua aula de hoje para o Curso de Filosofia.
Em relação ao texto que lhe mandei, fique à vontade para publicá-lo e editá-lo como preferir.
Ótimo dia.
Prezada Eloí,
ResponderExcluirobrigada pela visita ao blogue tão logo ele foi postado. Talvez as três qualidades que destacas: conteúdo, humor, informação devam ser marcas s serem buscadas permanente por um blogue. Valeu o Norte (numa leitura enviesada e colonizada), Vou buscar o teu texto.
Obrigado pela parceria
attico chassot
Meu caro Marcos,
ResponderExcluirobrigado pelo comentário coruja.
Realmente ainda na aprendemos a cuidar de nosso bem natural mais precioso. Também por isso essa minha reflexão tardia sobre o dia Mundial da Água. Obrigado pelos votos pela UAM e pelo grupo da Filosofia.
Usarei teu texto na blogada desta quarta-feira.
Um muito bom dia
attico chassot
Muito querida colega Thaiza,
ResponderExcluirpara mim a presença nesses encontros tem a ver especialmente na oferta da possibilidade de ver e tocar em pessoas que como dizes transitam em nossos vidas só virtualmente. Lembro do ENEQ de Goiana coordenado pela Agustina e que havia um circo ou algo parecido. Dei um mini-curso e fomos a um restaurante de uma dupla sertaneja onde fomos explorados.
O blogue de amanhã será ainda acerca de textos apócrifos como aquele de ontem.
Um afago carinhoso do
attico chassot
Querido Chassot,
ResponderExcluirVocê não abordou ontem sobre o tema água, mas hoje foi fantástico!
Saudades!
A resposta acima à Professora Thaiza refere-se a comentário postado por ela nahoje na edição de ontem 22MAR2010
ResponderExcluirJoelia querida,
ResponderExcluirobrigado por tua aparecida. Tens razão, antes tarde do eu nunca.
Um afago do
attico chassot