TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 22 de março de 2010

22*SEG* Uma nova semana, novos planos

Porto Alegre Ano 4 # 1327

E vivemos plenamente a primeira semana outonal de 2010. Agendas se adensam. Surgem compromisso ao lado das atividades cotidianas. Essa semana, amanhã ministro uma aula magna para cursos de Música e Pedagogia do Centro Universitário Metodista - IPA. Quinta-feira ao entardecer vou a São Paulo, para na manhã de sexta falar para coordenadores de cursos pós-graduação da área jurídica da Fundação Getúlio Vargas.

Hoje queria falar acerca da não autoria de textos que circulam na internet. Ou mais quando nos são atribuídas citações que não fizemos. Faço isso com uma troca de mensagens desses dias. Quando ainda estava em Ålborg, recebi esta atenciosa mensagem:

Mestre Chassot, boa tarde, sou professor do Ensino Médio na Cidade de Rio Verde, Estado de Goiás e estou terminando uma especialização em Educação de Jovens e Adultos - EJA. E o tema do TCC é sobre a Quí­mica na Educação de Jovens e Adultos e ao ler vários trabalhos me deparei com uma citação sua feita em um trabalho, porém menciona o nome do livro o ano, mas infelizmente não cita a página. Professor gostaria de colocar a vossa citação (com sua aquiescência, lógico) em meu TCC, segue abaixo a referida citação:
Chassot (1990, p.00) nos diz que:
"O educador que tem interesse em trabalhar na formação de jovens e adultos precisa não só conhecer os conteúdos que perpassam a realidade, mas também compreender as estratégias utilizadas em sua construção e transmissão. Só assim estará aberto para entender como esses processos constituídos fora da escola, interferem na forma de aprender".
Professor, estou lhe pedindo este favor (informar a página), pois já entrei em várias livrarias [então lista dez] e até em página de obras e a mesma não consta para adquirirmos.
E não consigo encontrar o livro. Na reali
dade precisaria comprar o mesmo para futuras consultas. A Educação no Ensino de Quí­mica, Ijuí: Ed UNIJUI,1990
Agradeço desde já a vossa atenção
Ah, estou encantado com o seu blog ele está fantástico!

Respondi assim: Estimado colega Luiz Carlos,
obrigado por tua mensagem em especial pelo comentário sobre o blogue. É bom
ser acompanhado em Rio Verde, GO. Amanhã já estarei em Porto Alegre e
pretendo atender teu pedido. Caso não fizer nos primeiros dias peço que voltes a solicitar.
Com estima, ac

Dias depois, como estava previsto, uma nova mensagem do interessado:

Mestre Chassot, bom dia. Devo confessar a minha enorme surpresa e satisfação com a vossa atenção. Já realizei outros trabalhos (TCC), mas neste em especial (até o momento) me sinto privilegiado e honrado, pois estou tendo a possibilidade de me contatar com o autor de uma citação do meu TCC.
Ficarei no aguardo de vossa ajuda.
Ah! serei um seguidor de seu blog e falarei para os cursistas (70 alunos) aqui no IFGoiâno - campus Rio Verde - Go. (é onde estou terminando a pós) que falei com o Mestre Chassot. Mestre Parabéns pelo seu ingresso no 50º ano de magistério! Tenha um Grande Final de Semana! Luiz Carlos

Há uma semana, depois de investigar sobre o texto escrevi:

Meu caro Luiz Carlos, nesta noite de sábado, catalisado por tua interrogação, escrevi um texto de duas páginas, que está anexo, para chegar a uma decepcionante conclusão para ti e para mim: esse texto que me é atribuído muito provavelmente não é de minha autoria. Talvez possas manter a citação no TCC e colocar uma nota dizendo que o presumível autor, em mensagem pessoal que te foi enviada, não reconhece a citação como sua, mesmo que a ratifique. Agradeço o desafio que propuseste e lamento o resultado. Um bom domingo, ac

Eis a abertura do texto que anexara:

Meu caro colega Luiz Carlos, nessa noite de sábado esquadrinhei o “A Educação no Ensino de Química” procurando atender teu pedido. Foi um momento de matar saudades, mirando aquele livro que hoje me parece esmirrado, precocemente envelhecido aos 30 anos. Enfim, um coitadinho.

Mas, lembro-me muito do dia que manuseei o rebento pela primeira vez. Mesmo tendo publicado outros títulos anteriores, considero-o como o meu primogênito. Talvez por que foi, muito provavelmente, o primeiro livro de Educação Química escrito no Brasil isso me faz ser orgulhoso dele, mesmo parecendo hoje tão franzino.

Ele foi seminal em uma área que se tornou fértil em produções fazendo, por exemplo, que a Editora Unijuí, menos de dez anos depois, criasse um selo para esta área que hoje é sucesso com vários títulos consagrados. Ele esgotou já em 1991, mesmo tendo algumas edições piratas fotocopiadas, que já fui solicitado a autografar.

No dia seguinte suplementei minha resposta com esta mensagem:

Estimado Luiz Carlos, na busca de algo meu para teu TCC estou mandando o sumário do ‘Alfabetização Científica’ chamando-te a atenção para os capítulos 9 e 10 que contemplam o que pedes. Não sei se tens acesso a esse livro. a terceira semana de junho estarei em Goiás, mais precisamente em Itumbiara. Não conheço a geografia goiana assim não sei se estarei perto de tua cidade. Um bom domingo achas

Depois destas correspondências localizei o mesmo texto atribuído a dois outros renomados autores: Osmar Fávero e Miguel Arroyo. Como um e outro são meus amigos não temo que me acusem de um plágio que não cometi.

Desejo uma segunda-feira a cada uma e cada um. A minha começa embalado com aula que tenho na UAM - Universidade do Adulto Maior. Meu relato de estreia feito na última terça-feira foi acompanhado com emoção de vários leitores. Amanhã quero falar mais um pouco sobre essa experiência.

10 comentários:

  1. Boa tarde, Professor!
    Esta é uma postagem que eu, pessoalmente, estava ansiosa por ler!
    Pois o senhor se lembra da situação semelhante pela qual tenho passado, não é mesmo?!
    Tive que registrar o domínio do meu QUIMILOKOS, pelo fato de encontrar aqui, na internet, outras pessoas utilizando o mesmo nome.
    É uma situação que me chateou e me deixa triste ainda hoje,porque tenho plena certeza de que quem usa 'meu' nome, sequer sabe de sua origeme, muito menos chegou até mim para pedir autorização, ou seja lá o que for..
    Enfim, foi um nome criado por um grupo de alunos meus, de Ensino Médio, há cerca de uns 7 anos atrás, para uma Feira de Ciência que ocorreria na escola[CPMG-Ayrton Senna].
    Acabei sentindo a necessidade de registrar meu domínio e, de fazer mais que o blog, trabalhar dentro de uma plataforma de site mesmo, para que as pessoas que acessarem ao QUIMILOKOS[seja o blog ou o site]saibam com quem estão falando, se é sério ou não.
    .
    Ansiosa pelo próximo relato de experiência sobre a UAM.
    .
    Uma semana de paz ao senhor!
    .
    Abraços!
    .

    ResponderExcluir
  2. Muito querida colega Thaiza,
    escrevi essa blogada tendo presente o que me relataras. Realmente a internet oferece um apossamento.
    Li uma matéria sobre a indústria livreira na Bolívia, onde as edição piratas superam (e se antecipam) as edições ‘legais.
    Obrigado pelos votos pela nova semana, digo: que sejam para nós!

    Com cainho e admiração um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, Imagine só a minha alegria em ser citado em seu BLOG.
    Qual não foi a minha surpresa ao visitar o vosso Blog e me deparar com a sua Blogada costumeira e pasme! Sobre o que havia lhe solicitado.
    Mestre, Itumbiara fica a 190 km de Rio Verde, gostaria e tentarei estar em itumbiara para poder conhecê-lo pessoalmente, principalmente pela atenção dispensada a um mero pedido feito por um professor do interior deste enorme País.
    Mestre, mais uma vez tenho que lhe agradecer, pois está me dando a oportunidade de provar (em seu Blog) que trocamos e-mails.
    Estou providenciando (Alfabetização Científica) em especial os capítulos 9 e 10 para poder ter realmente uma citação sua em meu TCC.
    Tenha uma Grandiosa Noite!
    Ah! Muito Obrigado do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Mui caro colega Luiz Carlos,
    a blogada desse 22 de março foi dedicada a tua seriedade intelectual. Outro poderia tomar aquela citação apócrifa [Que não é do autor a que se atribui // Que não foi reconhecido como devidamente inspirado] e colocado um número de página qualquer. Aceita assim por primeiro essa homenagem reconhecia.
    Por outro lado, penso que os demais leitores, mesmo que já saibam, se conscientizarão o ainda mais das fraudes e ações piratas que existem. Aqui faço uma homenagem a uma professora goiana: Professora Thaiza – editora do QUIMILOKOS vale visitar: quimilokos.blogspot.com – que teve roubado o nome de seu sítio.
    Por fim um alerta a alunos que copiam texto na Internet: é fácil localizar a autoria e desmascarar a fraude.
    Penso que a edição de hoje tem pelo menos essas três dimensões.
    Quanto viajares 190 km para me conheceres, não sei se vale a pena. Em julho estarei no ENEQ em Brasília, talvez te seja mais conveniente.
    Com renovada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, a situação que o senhor apresentou na blogada de hoje nos coloca, mais uma vez, no eterno dilema: até onde a internet é um meio que favorece a informação e a educação?

    Existem muitos sites e blogs que permitem a fraude, e eu mesmo já fiz esta experiência, criando um artigo sobre um filósofo ficcional na renomada e contestada Wikipedia, e digo-lhe que burlar a segurança dos revisores e editores desta enciclopédia virtual é muito simples, pois as mensagens de alerta que eles colocam no cabeçalho do artigo podem ser removidas com uma simples reedição.

    Meu artigo ficou mais de 1 mês "no ar", e qualquer um poderia ter lido e acreditado nele, devido ao prestígio da Wikipédia. Ainda guardo o printscreen dele.

    Fica a pergunta: até onde devemos confiar nas informações disponíveis na grande rede, se até mesmo as mais sérias e confiantes fontes virtuais podem ser fraudadas?

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Marcos,
    realmente trazes uma questão que merece uma blogada especial. Estou te repassando em separado o que aditei ao comentário do Luiz Carlos, pois não sei se leste. Não há dúvida da existência de textos apócrifos na internet.
    Por outro lado surpreende ( e sem pieguice: me entristece) o que contas com da Wikipédia. Minha experiência é oposta da tua. Já tive verbetes acusado de plágio e realmente estavam corretos, pois usara textos meus que estavam na rede para construir determinado verbete,
    Não quero me sentir um ‘professor passando tema’ mas gostaria que escrevesse algo sobre essa experiência coma Wikipédia. O máximo que posso te oferecer é quase uma centena de leitores.
    Com continuada admiração mesmo agora te conhecendo, também como um autor dado a apocrifia (que isso fique em segredo!)

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Mestre!!
    =]
    Feliz com a repurcussão de tua blogada [como dizes, rss] de ontem!
    E, mais feliz ainda em saber que o senhor virá para o ENEQ!!
    Uhhuull!!
    Rssss!
    Faz muuuuuuitos anos que o encontrei pessoalmente [foi da outra vez em que o ENEQ tinha sido aqui em Goiânia, o que deve ter pelo menos uns 4 ou 5 anos, se brincar!rssss], mas também nem sei se o senhor se lembra disso!
    O que importa é que poderei encontrá-lo mais uma vez["ao vivo e a cores", pois encontrarmos acabamos fazendo isso praticamente todos os dias por aqui, neste mundo virtual, não é mesmo?!].
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  8. O comentário do editor a esta postagem foi postado inadvertidamente na edição de 23MAR2010

    ResponderExcluir
  9. Professor Chassot, é claro que estas citações fajutas são proporcionadas pela falta de rigor de quem as cita... Isso se tornou comum!
    Quanto ao seu livro Catalisando Transformações na Educação. Ijuí: UNIJUÍ,1990. É um livro que não se acha para comprar assim como o Ciência, Ética e Cultura . São Leopoldo; UNISINOS, 1998.
    Quem sabe não abre um link neste blog direcionando a uma página onde venda suas públicações?
    Vai facilitar o acesso de quem tem interesse!
    abraço.

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Rodrigo.
    ~~ lamentavelmente não tenho teu endereço ~~
    mas na minha página há uma livraria virtual para que pedes
    com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir