TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1.- Um ano da edição deste blogue no blogspot


Boa Vista Ano 5 # 1581

Inauguro dezembro na Amazônia. Esta é a terceira das cinco postagens desde Boa Vista. Não posso dizer que já tenha me aclimatado ao calor equatorial. Acredito que abomine mais o ar condicionado que esse clima mormacento.

Um registro que me encheu de alegria e certamente trará regozijos àquelas e àqueles que leram no blogue de quinta-feira passada um pouco da história de Ana em 25.- Mais um presente no mistério dos encontros Eis o que a Ana escreveu ontem: Olá, professor, eesse é para lhe dizer que já estamos em Cuiabá e que hoje saiu o resultado do Mestrado e que eu fui aprovada em 4º lugar. Valeu a torcida! Abçs. Ana

Depois da postagem do blogue de ontem, quando comentava a entrevista na TV Roraima, dediquei-me a revisar a versão final da dissertação da Thaíssa. Viajar com notebook e como trazer junto nossa escrivaninha de trabalho, há sempre muita ocupação. Aqui o problema é a internet. Não há, segundo me disse a gerência do hotel, banda larga no Estado. O 3G funciona de maneira muito precária, também. Isto dificulta, e muito nossos lavres.

Se ontem celebrava o ineditismo de duas entrevistas para televisão na mesma manhã, o fato relevante se adensou quando a segunda entrevista se transformou para dois programas com gravações na TV Educativa da UFRR: uma para o Jornal de Roraima, que foi ao ar ontem ao entardecer e outra para o Sala de visita. Este será veiculado hoje à noite. A entrevistadora foi a jornalista Gersika, que com competência desafiou-me a falar de Ciência e religião e também de meu livro A Ciência é masculina?

Deixamos a televisão com o prof. Luiz, que na quase madrugada já me levara a TV Roraima também me levou a TV Educativa. Com ele e com Professora Irene fomos ao Ver o Rio – um miradouro moderno que a sobre o Rio Branco.

Ali nos encontramos com a Professora Ednalva. Comemos um gostoso peixe filhote na telha. Aqui um registro do quarteto.

Depois do almoço, alguns poucos minutos permitiram uma passagem pelo hotel aposentar a gravata da televisão e aderir a uma bermuda para as aulas da tarde.

Ontem, o curso de História e Filosofia da Ciência teve a suas aulas aumentadas de duas para três horas. Hoje a tarde deve ocorrer o mesmo, assim libero duas horas aulas que teria na quinta-feira, quando e vou à Venezuela, com oportunidade de viajar pelo interior de Roraima.

Nas aulas tarde recebi um artístico cartão da Turma Professor Attico Inácio Chassot de Licenciados em Química de 2001 da UFRR. O cartão, que contém frases que me são atribuídas: “Para gostar é preciso conhecer” e “A Educação em Química ou através da Química, significa um esforço em colocar a Ciência a serviço do mundo da vida, na interdisciplinaridade, no intercambio das Ciências entre si”. A formatura foi em 29 de maio de 2002, quando estava em Madrid no pós doutorado, talvez por isso não localizado. O mimo me foi entregue pela Iloneide Pereira da Silva, que fora a oradora da turma e pela professora Ednalva Dantas Rodrigues, então chefe do Departamento de Química e hoje Pró-Reitora de Graduação da UFRR. Ela é uma das que tem disseminado meus textos em Roraima. Na foto mais um momento emocionante desta semana.

Se na semana passada em Cuiabá estive em duas peixarias e aqui em Boa Vista já fui a quatro – a quarta foi à noite, onde ficamos até começar dezembro aqui –, sempre saboreando excelentes peixes. Por tal, entusiasmado pela Professora Dra. Ivanise Rizzatti, uma catarinense que leciona na UERR, vou tentar em Porto Alegre prolongar estas delicias. Comprei 25 kg de peixes. Como a sacola que veio grávida livros esvaziou, num saboroso escambo, levo um Tambaqui de 10,5 kg, três Filhotes e dois Matrinchã. A Ivanise se dispôs a congelá-los até sexta-feira, quando viajo.

Minha quarta feira tem uma agenda densa. Pela manhã inicialmente vou ao zoo para ver um trabalho que se faz para envolver crianças portadoras de necessidades especiais em zooterapia. Às 11 horas faço uma palestra na Semana Municipal de Educação para a Igualdade. Atividade que ocorre de 29 de novembro a 11 de dezembro no Aipana Plaza Hotel, reunido cerca de 300 professores da Educação Básica. À tarde tenho três horas de aulas no minicurso e à noite tenho uma palestra e uma mesa-redonda no 1º WEQR.

Uma boa quarta-feira. Um dezembro muito bom. Lemo-nos quando já for quinta-feira.

6 comentários:

  1. OI Mestre ...que gostoso ...ouvir ...todoo essse teu ( passeio )...
    Só passei ...para vêr as novidades do teu cantinho ...
    Vou estar de férias do trabalho .
    Consequêntemente ,fugir um pouco da " WEB VIDA " ...
    então não vou ( OUVI-LO ) rs ...mas com tanta frequeência .
    Fique bem ...,fique com Deus
    e até a próxima visita !

    ResponderExcluir
  2. Muito querida BrunA,
    é bom tê-la como parceira nestas viajadas. Desejo que tuas férias sejam boas e curtidas.
    Lamento apenas que estejamos, então, desconectados.
    Afagos prenhes de votos de sucesso
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre, vamos aproveitar o espaço para cumprimentar a ANA e desejar muito sucesso em sua nova etapa de vida.

    Abraços ANA. Muita luz pra você!

    Jorge e Alana

    ResponderExcluir
  4. Muitos queridos Jorge e Alana,
    Remeto o comentário à Ana para que conheça a vibração de você.
    Com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, CHASSOT sou universitária de química(caloura)da UFS,Campus Itabaiana.Foi com um enorme prazer que assiti pela 1ª vez uma palestra sua na UFS (Evento IIEnesquim)e fiquei muito comovida e admirada com o tanto de conhecimentos sobre a Ciência...Pois finalizo com minhas poucas palavras te parabenizando pelo profissional que tu és...FICA COM DEUS!!!
    Ass:ALINE

    ResponderExcluir
  6. Aline querida,
    lamento não ter teu endereço para agradecer teu comentário
    ~~ouso fazer com cópia para a querida professora Edinéia que talvez possa te repassar, a quem agradeço ~~
    Recordo com muita saudade minha estada em Itabaiana.
    Vibro por seres leitora deste blogue.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir