TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

31.- Réveillon

Porto Alegre Ano 5 # 1611

Hoje é réveillon. No meu imaginário réveillon era o baile de são Silvestre ou da virada. Estava equivocado. Busquei em dicionários acepções para réveillon. Nem sei se já havia escrito antes esta palavra. Aprendo algo diferente. O Aulete é sintético: Reunião e ceia festiva na passagem do ano. O Priberan frustra: Palavra reconhecida pelos Países de Língua Portuguesa, mas sem definição no dicionário. Já o Houaiss traz três acepções seguidas da etimologia:

Réveillon
substantivo masculino
1 ceia da noite de Ano-Novo 2 conjunto de festejos que costuma acompanhar a ceia e a passagem do ano 3
Derivação: por extensão de sentido: véspera do Ano-Novo
Etimologia
fr. réveillon (1531) 'pequena refeição, feita à noite, com companhia', (1750) 'espécie de divertimento que se faz na França após a missa de meia-noite', der. de réveiller 'acordar'

A Wikipédia sempre oportuna ensina: O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".

A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Janus, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Janus, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.

Esta referência me faz lembrar que , quando tinha filhos pequenos, fui um voraz contador de história. Na noite do último domingo de outubro, um personagem de então, veio do imaginário fantástico e se fez real. Janus, nas minhas historinhas, era um menino que ria e chorava ao mesmo tempo, ou melhor, um lado do rosto chorava e outro ria.

.A inspiração buscara na mitologia romana. Janus era o deus a quem os romanos creditavam o bom término de algo que estava começando. O templo principal de Janus, no Fórum, tinha portas voltadas para o leste e para o oeste. Entre as duas portas, estava a estátua de Janus com suas duas faces, que contemplavam em direções opostas: o começo e o fim do dia, para que esses fossem abençoados. Em toda casa, a oração matutina era dirigida a esse deus e para toda lide doméstica era solicitada a sua ajuda. Como o deus do começar, ele era invocado publicamente no primeiro dia de janeiro, assim denominado, pois Janus - sem similar na mitologia grega – começava o ano novo. Ele também era invocado no começo das guerras, durante as quais as portas do templo permaneciam sempre abertas; quando Roma estava em paz, as portas estavam fechadas.

Não guardo – diferentemente da noite de 24 para 25 dezembro – muitas evocações da noite do réveillon. Em minha infância não lembro ser momento de celebrações destas noites. O desta noite poderia entra significativamente para a história: eu como milhões de brasileiro estou concorrendo aos mais de 200 milhões da mega-sena da virada. Que todos tenhamos um maravilhoso réveillon e que 2011 seja pleno de Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário