TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

30.- Amanhã: um dia histórico 2003-2010

Porto Alegre Ano 5 # 1610

Amanhã será um dia histórico na História do Brasil. Terminam os oito anos do governo Lula. Sirvo-me do editorial da edição natalina de Zero Hora para análise do período 2003–2008. Antes de cobrarem-me coerência em relação à fonte usada, algo muito pessoal. No segundo semestre de 2002, no auge da campanha presidencial, dei uma entrevista para a Revista semanal IHU da Unisinos. Pinço uma pergunta: Jornais que costuma ler – Assino a Folha de S. Paulo e Correio do Povo. Sou visceralmente contra a Zero Hora. Não consumo produtos RBS.

Nunca podemos dizer desta água não bebo. Eu mudei e a RBS mudou. Era guaibeiro, quase fanático. A rádio Guaíba, a televisão e o jornal foram vendidos para a IURD, não tinha como ficar na rede do Pastor mega-milionário. Não havia muitas opções. Há que reconhecer que RBS também mudou, começando pela defenestração de certo pústula que era intragável. A Zero Hora que nos quatro anos do Governo da Administração Popular (Olívio Dutra 1999/2002) bateu no governo, a cada dia, não fez/fará mais o mesmo. A situação da imprensa gaúcha há 12 anos quando Olívio assumiu e agora é incomparável. Penso que há razões para valer-me do editorial que anunciei, mas antes uma notícia da tarde de ontem: Lula encerra oito anos de governo com aprovação recorde, aponta pesquisa CNT/Sensus. Segundo o levantamento, 87% dos entrevistados aprovam o desempenho do presidente.

NUNCA ANTES

Nunca antes na história deste país, um presidente concluiu o seu mandato com tamanha aprovação popular: o ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva, depois de oito anos na presidência do Brasil, ostenta 83% de avaliação positiva (ótimo e bom), sendo desaprovado por apenas 17% de brasileiros que acham o seu governo regular, ruim ou péssimo. Para alcançar esta extraordinária popularidade medida pelo Instituto Datafolha, Lula utilizou seu carisma e sua competência para superar desconfianças. Manteve a economia nos trilhos, elevou a renda dos brasileiros, criou 14 milhões de empregos com carteira assinada e retirou da faixa de carência um contingente estimado em 30 milhões de pessoas, que passaram a ter a oportunidade de participar do mercado de consumo.

Nunca antes na história deste país, reunimos tantas oportunidades para o sonhado salto de desenvolvimento, com a implementação de reformas estruturais, a correção das mazelas educacionais e a cura de um sistema de saúde doente. Mas o governo Lula está terminando de forma constrangedora nestas áreas essenciais: estudantes pessimamente colocados nas avaliações internacionais, pacientes enfileirados nas portas das emergências dos hospitais e descaso total com o saneamento básico, a ponto de o país chegar a 2010 com quase 1 milhão de casos de dengue.

Nunca antes na história deste país, tivemos tanta necessidade de uma reforma política, capaz de fortalecer a democracia, moralizar as disputas eleitorais e reduzir a margem para as barganhas, para o fisiologismo e para as alianças partidárias espúrias. Mas Lula não se diferenciou de presidentes anteriores, nem tentou alterar as regras do jogo, e se omitiu em relação à apuração de escândalos de corrupção protagonizados por pessoas próximas ao poder.

Nunca antes na história deste país, registrou-se um avanço social tão significativo, com a garantia de renda mínima a 13 milhões de famílias que passavam dificuldades e a transferência de R$ 60 bilhões para pessoas que viviam em extrema pobreza. O programa Bolsa-Família cumpre a sua finalidade de beneficiar cerca de 50 milhões de pessoas, mas ainda falha na estratégia de oferecer uma porta de saída para os beneficiários, evitando que se tornem dependentes da ajuda oficial.

Nunca antes na história deste país, um presidente foi tão eficiente na comunicação com as multidões. Mesmo sem o rebuscamento dos oradores diplomados, Lula conquistou plateias com seus discursos improvisados, utilizando-se fartamente de metáforas futebolísticas e de expressões familiares à parcela menos culta da população. Se internamente o presidente chegou perto da unanimidade, externamente provocou reações controversas ao aplicar uma política ambígua de afagos a ditadores e desconsideração com aliados históricos, como os Estados Unidos. Ainda assim, o Brasil conquistou respeito internacional e espaço na mesa de negociação das grandes potências.

Nunca antes na história deste país, tivemos tantas liberdades democráticas e ao mesmo tempo, paradoxalmente, testemunhamos tantos rompantes autoritários de pessoas abrigadas à sombra do poder. Lula cumpriu a Constituição e resistiu à tentação do terceiro mandato, ao contrário de outros governantes populistas do continente. Porém, sob o pretexto de controle social da mídia, o governo facilitou o trânsito de ideias de inspiração stalinista, estimulou fóruns de interferência na produção de conteúdos jornalísticos e tolerou propostas atentatórias à liberdade de expressão.
Nunca antes na história deste país, houve um Lula – o governante que entrará para a história pelos discursos emotivos, pelas decisões populistas e pela ambiguidade de sua política internacional, mas também pela visão social, pela inteligência administrativa e por encaminhar o país para um novo patamar de desenvolvimento.

Primeiro que me relevem os leitores de fora do Brasil, mas análise destes oito anos merecia este registro. Permito-me considerar que nós que vivemos neste país somos afortunados por sermos testemunhas de tudo que aconteceu. Foi/é fantástico sermos partícipes deste Brasil. Vários de nossos sonhos, quando nos envolvemos na campanha de 2002 se transmutaram em realidades

Amanhã teremos a blogada de despedida de 2010. Com votos de uma excelente quinta-feira um ‘até amanhã!’

2 comentários:

  1. Estimado Chassot, com certeza o governo de Lula, foi um dos melhores que o nosso país já teve e por mim ele governaria por mais oito anos mas como não é possível só me resta torcer para que sua sucessora tenha a mesma visão política e a mesma eficiência que o já quase ex- presidente Lula, Abraços
    Elaine Sueli

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Elaine Sueli,
    Realmente temos muito a esperar da Presidente que assume amanhã. Há que convir que a situação que ela encontra é muito melhor do que aquela que teve Lula há oito anos.
    Desejo para ti e para os teus um 2011 de muita paz.
    Saudades de Rondônia,
    Um afago do

    attico chassot

    ResponderExcluir