TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 26 de dezembro de 2010

26.- "Bispo recusa comenda"

Porto Alegre Ano 5 # 1606

Um domingo para expandir o tríduo de comemorações natalinas, nesta conjugação de um domingo pós-natal. Um bom dia para curtir as festas.

Ontem tivemos mais uma festa familiar na tradução que o natal não é uma festa apenas dos cristãos, mas da cristandade. Tenho usado esta palavra, em algumas falas, numa acepção diferente dos dicionários, não como o ‘conjunto de cristãos’ mas como ‘país ou região onde o cristianismo é hegemônico’. Assim a festa de ontem com distribuição de presentes natalino foi no seio de minha família de tradição judaica.

No almoço natalino, que ocorreu na casa do Aldo e da Neusa, reencontrei ontem o Iridan Berger, que fora meu aluno há 45 anos no Colégio Israelita Brasileiro. Ele estava ali como futuro sogro de meu sobrinho Ruben. Tivemos muitos assuntos a evocar.

Ainda dentro da inserção deste domingo no espírito natalino uma gostosa sugerência – a propósito de redes sociais que foi muito assunto aqui, a querida leitora Thaiza Montine, que quase comemora um mês da chegada da graciosa Ellen: "Como seria o nascimento de Jesus na era digital?" vale ver o endereço:http://www.youtube.com/watch?v=vBjwBI5pSGo&feature=player_embedded

Um bom assunto para este domingo esteve nos jornais na quarta-feira: Bispo chegou a receber comenda, mas depois a recusou. Eis detalhes da notícia, que foi pautada aqui, pela leitora Eunice Gomes, que de vez em vez, traz abalizados comentários com marcados pela competentes profissional na área da saúde que é:.

Na semana passada, na terça-feira, no dia 21, mesmo dia em que os deputados gaúchos na Assembleia Legislativa aumentaram seus próprios salários em 73%, o bispo de Limoeiro (CE), Manuel Edimilson da Cruz, subiu à tribuna do Senado para recusar uma homenagem, em Brasília. O motivo do protesto: o reajuste que os congressistas aprovaram para si próprios na semana passada, elevando seus vencimentos para R$ 26,7 mil ao mês.

O bispo foi ao Senado para receber a comenda Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Chegou a tomar a distinção em suas mãos mas, ao discursar, afirmou que o reajuste autoconcedido pelo Congresso o levou a rejeitar a homenagem. O aumento – que equipara os vencimentos de presidente da República, vice, deputados federais, senadores e ministros aos do Supremo Tribunal Federal –, provocou efeito cascata no poder público em todo o país, o que incluí os deputados da Assembleia gaúcha.

– Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, à cidadã contribuinte para o bem de todos, com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho – discursou o bispo.

A atitude do bispo surpreendeu o plenário. Num ataque mais explícito ao Congresso, o bispo disse que o aumento dos parlamentares deveria ter seguido o reajuste do salário mínimo. Na opinião dele, a atitude do parlamento se configurou num “atentado” aos direitos humanos dos brasileiros.

Como muitos senadores já anteciparam o recesso parlamentar que tem início na quinta-feira, o plenário estava praticamente vazio no momento do discurso do bispo. O senador José Nery (PSOL-PA), que presidia a sessão, disse que o Congresso deveria refletir sobre o reajuste:

– Entendemos o gesto, o grito, a exigência de dom Edmilson da Cruz. Exige que o Congresso reavalie a decisão que tomou em relação ao salário de seus parlamentares.

Ainda no discurso, o bispo disse: – O povo brasileiro (...) ainda os considera parlamentares? Graças ao bom Deus, há exceções em tudo isso. Mas excetuadas estas, a justiça, a verdade, o pundonor, a dignidade e a altivez do povo brasileiro já têm formado o seu conceito. Quem assim procedeu não é parlamentar. É para lamentar.

Eu, lamentavelmente, devo reconhecer que não teria o brio de dom Manoel da Cruz, que tornou sua Limoeiro menos ignota. Talvez, agora, tenha aprendido a lição.

Que o domingo seja frutuoso, na gostosa recordação de mais um natal que se esvai. Até amanhã.

10 comentários:

  1. Profª Thaiza deixou um novo comentário sobre a sua postagem "26.- "Bispo recusa comenda"":

    Eu tambem nao sei se teria tamanha coragem quanto o Bispo!
    o.0
    So espero que tenha reconhecimento concreto...
    .
    Obrigada por divulgar o video que te enviei!
    =]
    .
    Um mol de abraços, Professor!
    Thaiza

    ResponderExcluir
  2. Thaiza muito querida,
    obrigado pelos teus votos e por tua sugestão acerca de como seria o nascimento de Jesus pós-moderno;
    Levei a tua sugestão para nossos leitores.
    Um bom domingo na curtição da Ellen e todos os teus
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mestre!

    Faço fé que seus votos entre parênteses (do email)ecoem em 2011.

    ah, professor, amanhã estou indo a Santana do Livramento, passar uns tempos no acampamento. Quer dizer, sem internet, então... volto a ler o blogue ano que vem.

    ResponderExcluir
  4. Extremamente louvavel a atitude do Bispo homenageado. Tivessemos mais pessoas dessa estirpe recusando elogios e comendas, e quem sabe o Legislativo Brasileiro se imbuisse de um compromisso mais fervoroso com o cidadao e menos com o proprio bolso. Abraço do JB desde Concordia-SC.

    ResponderExcluir
  5. Oi querido,
    Antes de mais nada, muito grata por seus elogios.
    E refletindo sobre eles, é com muito bom grado que os recebo, pois, entendo o senhor ser um homem honrado, o conheço sei que seus elogios são sinceros... E porque digo isso...
    Fazendo um linck sobre o Bispo, entendo da seguinte forma...
    Não sei porque estavam dando a esse senhor a comenda, mas tenho a intuição que seja por ele ter feito algo em caridade, trabalhado em prol de alguma boa causa... E por isso a comenda. Creio sinceramente que o Bispo seja um senhor de muitas luzes, e que saiba que uma comenda, ou um elogio oriundo de lacaios seja não um elogio, e sim uma forma de promoção diante de da imagem de um homem de bem. Já que quem não é precisa ter a aparencia de ser.
    Por vezes, eu, e tenho certeza que todos nós, vemos que no inicio de um trabalho arduo, honesto e visando o bem comum, são poucos os amigos de empreitada. Em contra partida, quando ao fim de um trabalho arduo e bem sucedido, não faltam a ninguém "amigos". Esses amigos de fim de percurso, geralmente, tendem a fazer o mínimo e colher o máximo de benefícios... Via de regra, esses "grandes apreciadores", se não eram totalmente omissos, talvez até tenham dificultado o trabalho inicial...
    Pois bem, creio que o Bispo tenha visto, talvez ha muito tempo, que a homenagem não era de todo desinteressada. Porém, após a ação de aumento dos salários, o Bispo tenha envergonado-se de ser elogiado por pulhas...
    Afinal, quem sabe,acredito que parte do trabalho do Bispo seja contra a miséria, a pobreza, e os afins das desigualdades sociais... E, desta feita, receber um elogio de quem trabalha para o aumento dela, não seja um elogio, e sim uma vergonha...
    De minha parte, receber elogios de pessoas honradas, como o senhor, sempre vão envaidecer e encher de alegria... Ao passo que, se recebo elogios de pessoas minúsculas desconfio, a maioria das vezes não vem do coração, vem de expectativas de galgar algo, nem que seja autopromoção através da imagem dos outros.
    Não sou amiga do Bispo, nem sei de todos os detalhes da história, contudo, para mim, os fatos levam a esse raciocínio.

    Muitos beijos ao senhor e a todos os seus,
    De todo coração
    Eunice

    ResponderExcluir
  6. Agora, quanto ao Natal, esse foi passado com muito carinho entre a minha família... Não é verdade que, depois que nos tornamos adultos, a família é um dos bens mais preciosos enchergamos? Sabe, é incrivel qnd me lembro da minha juventude, sempre amei muito os meus, mas os momentos festivos eu queria festa não apenas familiar. Hoje me surpreendo com a paz que toma conta de mim após um fim de semana festivo com meus familiares.
    É claro que ter a nossa "pitoca" (minha sobrinha de um ano) torna ainda mais alegre esses momentos... Não existe coisa mais terna q o sorriso e o beijo de uma criança, né?
    Já penso na festa do ano que vem, quando a pitoca estiver com dois anos! Serei o Papai Noel!
    Bjus
    Eunice

    ResponderExcluir
  7. Marilia querida,
    Muito sucesso na tu estada em acampamento.
    Que 2011 seja pleno de Paz para ti e para os teus,
    Um afago carinhoso,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Jairo,
    o bispo de Limoeiro recebeu a nossa admiração e um exemplo.
    Orgulho-me de aprender com ele.
    Uma boa estada em Concordia, também produtora de embutidos como o os ‘presuntados’ na blogada de hoje.
    A admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Eunice muito querida,
    meus elogios são ratificados pela densidade acerca da lição que nos deu o bispo de Limoeiro.
    Aprendo muito com ele e também com teus comentários.
    Obrigado por primeiro pautares assunto tão significativo aqui.
    A continuada admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muito atenta Eunice,
    realmente o natal – para crentes (de diferentes credos) e não-crente – tem algo quase mágico: reunir famílias e nestas ter nas crianças os catalisadores da alegria.
    Encanta-me ver tua expectativa já com o próximo Natal.
    Curtir a espera é algo que dá doçura a festa
    Um afago agradecido do
    attico chassot

    ResponderExcluir