TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 20 de março de 2014

20.— FALANDO DO RECÔNCAVO

ANO
 8
A M A R G O S A – BA

EDIÇÃO
 2718

Tive uma quarta-feira muito prenhe de atividades aqui no Recôncavo baiano. Pela manhã falei para docentes e discentes do curso de Pedagogia no/do Campo da UFRB. Foi algi gratificante, a começar pela presença da mística que evocou muito aulas que ministrei no ITerra em Veranópolis. 
Foram muito produtivas as mais de três  horas que discutimos a busca de uma Ciência que responda as necessidades de mulheres e homens que vêm do campo para estudar, mas se querem se manter no campo. Fazem isso por meio da alternância, de uma maneira sistemática, quando ficam um mês na universidade e um mês na sua comunidade.
À noite desenvolvi uma fala de mais de duas para um público maior quando também estavam os que me ouviram pela manhã, quando dentro da proposta “Alfabetização científica: Questões e desafios para a Educação” discuti especialmente dois mentefatos: Ciência e Religião em uma comunidade onde as inúmeras marcas de religiosidades podem se traduzir no nome de uma barbearia, que se vê na foto.
Na manhã desta quinta-feira volto encontra-me com alunos e alunas da Pedagogia do Campo. Em torno do meio dia volto a Salvador, para no fim da tarde retornar à Porto Alegre, via Belo Horizonte.
Nos últimos dias voltei a evocar um substantivo de minhas aulas de geografia. Para recôncavo parece que só cabe um adjetivo: baiano. Não conheço outro adjetivar para recôncavo.
Fui ao Priberam saber o que é recôncavo: 1.Cavidade funda. 2. Enseada. 3. Gruta natural; espaço oco entre rochedos; antro. Ratifica-se em mim um despreparo geográfico. A Wikipédia me socorre:
O termo Recôncavo é constantemente utilizado para referir-se às cidades próximas à Baía de Todos os Santos, limitando-se ao interior, ou seja, excetuando-se a capital do estado, Salvador.
A região é considerada muito rica em petróleo. Na agricultura a cana-de-açúcar, mandioca e algumas culturas de frutas tropicais são propícias ao plantio. O termo, dicionarizado como brasileirismo, tem como sinônimo apenas recôncavo, na acepção de "extensa e fértil região da Bahia" e deriva da situação geográfica, em torno da Baía de Todos os Santos, que guarda grande riqueza cultural e histórica. Muitos estudiosos, porém, atribuem o termo ao princípio físico da Óptica, em referência à concavidade, à região côncava da Baía de Todos os Santos, explicando o termo re-côncavo.

5 comentários:

  1. Surpreendi-me, e tenho certeza que muitos, com a natureza da palavra recôncavo. Assim que o meu time acordar, certamente nosso café será bem discutido, afinal a Thais estÁ terminando engenharia ambiental na UFF, deve conhecer essa peculiaridade.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando a oportunidade, tenho sentido falta do nosso poeta Jair, seus limeriques são imperdíveis.

    ResponderExcluir
  3. É o cara!
    Era uma vez um mercador do saber
    No escambo não ganhava dinheiro
    Lhe aprazia ser aquele mensageiro
    Que distribuía sapiência por prazer.

    Ao Recôncavo mostrou mentefatos
    Conquistou coração da comunidade
    Quer ciência que nutra necessidade
    Sem toda parafernália de aparatos.

    Prega aos novos, nova pedagogia
    Adequada ao nosso universo real
    E para tanto não lhe falta energia.

    Navega também pela rede virtual
    Mas com pés no chão no dia-a-dia
    É um mestre de conduta visceral.

    ResponderExcluir
  4. Que saúde desse alfabetizador científico, hein?

    ResponderExcluir
  5. Saúdo o retorno triunfal do poeta Jair!

    ResponderExcluir