ANO
8 |
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EDIÇÃO
2715
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Esta segunda-feira
abre a semana que nós, aqui no hemisfério Sul, despedimos o verão e acolhemos o
outono — que dizem ser a mais agradável das estações nesta latitude. Aqueles do
hemisfério Norte, na mesma ocasião, transmutam-se dos rigores do inverno para a
florida primavera.
Neste semestre, são
as segundas-feiras os dias em que tenho maior densidades de aulas na graduação,
e por isso, como nos outro dias letivos deste semestre, trago neste espaço
fragmentos do diário do professor, que hoje extrapola as aulas de Teorias do
Desenvolvimento Humano que tenho pela manhã e à noite em turmas do curso de
Licenciatura em Música.
Mas antes da trazida
de excertos do diário, há um registro preambular muito especial. Estão em Porto
Alegre, desde a noite de quinta-feira, Julia Varela e Fernando Uría, da
Universidad Complutense de Madrid que, por duas semanas, são professores
visitantes da Unisinos, onde ministram seminários e palestras. Quando em 2002 a
Gelsa e eu fizemos pós-doutorado na Complutense a Julia foi orientadora de pós-doutorado
da Gelsa e o Fernando foi meu orientador. Ao lado das relações profissionais,
marcadas por imensa admiração intelectual, que aprofundamos então, construímos uma
muito intensa relação de amizade. Por tal, foi muito significativo, ontem ao
entardecer, a Gelsa e eu os recebermos para uma janta na Morada dos Afagos. A foto
é um registro da Gelsa de um dos momentos da confraternização de ontem à noite.
Hoje à noite, depois
de minhas aulas, atendo a honroso convite de meu colega Prof. Dr. Marcello
Mascarenhas e participo de um diálogo de
aprendentes na disciplina de Fundamentos e Metodologia das Ciências Naturais,
com quase meia centena de alunas e alunos do curso de Pedagogia do Centro
Universitário Metodista do IPA.
Os estudantes
realizaram uma leitura prévia do capitulo “Diálogos
de aprendentes”, que está em Maldaner,
Otavio Aloisio; Santos, Wildson
Luiz Pereira dos (orgs.). “Ensino de química
em foco”. Ijuí: Editora Unijuí, 2010, p. 23-50 e para esta noite está
previsto se estabelecer diálogos entre os discentes e o autor.
A
maneira original (para mim) como “os diálogos” foram tecidos e o uso do texto
são as duas dimensões que me autorizam fazer deste capítulo, inserido na
coletânea referida acima, a minha obra-prima. O texto
é apresentado na forma de um diálogo internético entre uma jovem aluna, que
cursa a segunda metade do curso de licenciatura em Química, e um professor que
há muito se envolve com a formação de docentes para a área das Ciências da
Natureza. O ponto de partida são interrogações que Maria Clara, jovem estudante
de uma instituição no interior da Amazônia, faz a Giordano, professor já mais
experiente. Aqui termina a ficção.
O capítulo se constrói com uma produção real formada por
mensagens, consultas e comentários que recebo no meu blogue. Nas respostas
trago meu ponto de vista, analiso a postura de outros teóricos, recomendo
leituras de textos e apresento sugestões de como abordar determinados assuntos
que envolvem a alfabetização científica em um espectro muito amplo. Tudo está
centrado naquilo que é fundamental no capítulo: “Educação científica para
cidadania”. Há uma continuada troca entre a aluna e o professor. Ambos fazem
tessituras com as aprendizagens de uma e de outro. Nessa troca de experiência,
faço uma arqueologia de alguns de meus textos e postulo uma expansão de
fronteiras para educação científica e alfabetização científica.
Outra dimensão do texto é seu uso. Nada gratifica tanto um autor
quanto saber do uso de sua produção. A escrita só tem sentido se houver
leitura. Então ocorre o desiderato; a plenificação do binômio: escrita/leitura.
Depois da produção do texto, visitei (por Skype) várias salas de aula de licenciaturas,
em diferentes estados, nas quais os alunos haviam lido e discutido “Diálogos de
aprendentes” e passaram a analisar o texto comigo. É fácil inferir quanto essas
ações ampliaram aprendizagens. Hoje faço isso ao vivo.
Muito honrada deve estar a pequena neta Maria Clara com a homenagem a ela prestada. Aqui no Rio os santos parecem não respeitar as estações, assim continuamos fritando.
ResponderExcluirabraços.