TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 26 de março de 2014

26— FILATELIANDO COM MARIE CURIE

ANO
 8
www.professorchassot.pro.br

EDIÇÃO
 2724

Neste mês de março fiz duas edições marcadas pela paixão filatélica, que embalou muitos sonhos em minha juventude e nos primeiros anos da maturidade. No dia 11, com selos esclareci acerca de dois anos distintos para o nascimento de Newton: 1642 ou 1643. No dia 15, fiz devaneios filatélicos com Darwin.
Hoje, apraz-me brindar meus leitores com selos daquela que — merecidamente — deve ser a cientista mais homenageada com selos: Marie Sklodowska Curie (1867-1934).
Neste primeiro expositor há três selos da Polônia — sua terra natal — e um de Portugal.

No expositor seguinte há selos da Coreia, Suécia (este referido ao prêmio Nobel de Física, ganho pelo casal Curie, junto com Becquerel, referido adiante) e República do Mali.

Na reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que ocorreu em 2009, em Glasgow, na Escócia-Reino Unido, 2011 foi proclamado como o Ano Internacional da Química, sob o tema “Química - a nossa vida, o nosso futuro”. As comemorações foram organizadas em todo o Planeta pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
 Esta definição de 2011 como ano Internacional da Química, também considerou a celebração do centenário da outorga do Prêmio Nobel de Química Maria Sklodowska Curie. Ela que já havia sido premiada, junto com o marido — Pierre Curie (1859-1907) — e com Antoine Henri Becquerel (1852-1908), em 1903, com o prêmio de Física. Esta bi-premiação, com um Nobel de Ciências a uma pessoa, se manteve como feito exclusivo de Marie Curie por 61 anos.
No terceiro expositor com selos comemorativos ao Ano Internacional da Química, da Bósnia-Herzegovina, da republica do Gabão (com as bicicletas que o casal Curie passeava), do Paraguai, do Sri-Lanka e da Eslováquia.

No quarto expositor a selos da França e da República do Togo.

No último expositor — e sim como preparei cinco poderia preparar cinco vezes cinco, tanto material que há — Rússia, Espanha (comemorativo ao Ano Internacional da Química) e Jersey (Reino Unido) e ainda um conjunto de selos da Polônia, Moldávia, Mônaco e Turquia, todos em homenagem a Marie Curie.

2 comentários:

  1. Bela e justa homenagem a esta imortal cientista.

    ResponderExcluir
  2. O estudo da filatelia nos remete a uma viagem no tempo e no espaço, para um curioso observador os selos são muito mais que uma bela estampa.

    ResponderExcluir