ANO
8 |
www.professorchassot.pro.br
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EDIÇÃO
2699
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Para inaugurar
março, permito-me repartir com meus leitores algo auspicioso. Revisei e enviei
à editora Unijuí: Uma
protofonia para dar a lume uma sexta edição do Alfabetização
científica: Questões e desafios para a Educação.
Acerca deste livro acolho aqui algo
postado na tarde de ontem no Facebook por Cássia do Vale: "Mestre Chassot, seu livro 'Alfabetização Científica questões e
desafios para a educação' tem sido uma fonte de inspiração e fundamentação de
um projeto de formação continuada para os professores da rede estadual de
Sinop/MT, cujo objetivo é minimizar as barreiras existentes na alfabetização
científica dos alunos com necessidades educacionais especiais. Esperamos ter a
honra de recebê-lo um dia em nossa cidade. Um grande abraço do grupo de
professores formadores do CEFAPRO/SINOP/MT."
Apresento, agora, alguns excertos do prefácio
da nova edição:
[...] Parece dispensável discutir que
um livro deva refletir a luz do tempo de sua escrita, mas, também aquela do
tempo que é lido. Assim, mesmo que seja um texto sobre ética escrito por
Aristóteles há 2500 anos ou um texto acerca de Educação proposto por Rousseau,
no Iluminismo, há que ter presentes dois óculos: o dos tempos de escrita e o de
agora. O ‘sapere aude’ de Kant, que nos alerta continuadamente para termos
coragem de pensar (sem tutelas) há que estar sempre presente nestas leituras e
releituras. Há que trazer para os dias de hoje aqueles escritos predecessores.
E isto é necessário, também, mesmo para um livro, como este, que apenas tenha
um pouco mais de uma dúzia de anos.
Permito-me, assim, convidar cada uma e
cada um dos leitores que estejamos atentos a três dimensões muito especiais trazidas para esta sexta edição.
Elas desejam dar o tom para esta reedição. Releituras, agora, de páginas que
estão adiante, escritas no ocaso do segundo milênio, requerem que assestemos
óculos mais acurados. É verdade que na reapresentação de quatro anos passados
já houve ‘atualizações’ que são ratificadas aqui e agora. Não há que esquecer,
todavia, que a marca dos tempos atuais é rapidação
(rapidez + ação). Àquilo que está na apresentação da 5ª edição, adito, então
três dimensões para a (re)leitura deste Alfabetização científica: Questões e
desafios para a Educação [...].
Após espraiar-me em cada das três dimensões
concluo assim:
Quando se contempla (1) os cada vez mais tênues limites entre o
humano/não humano, (2) as novas possibilidades do ensino médio e (3) as sempre
maiores e mais exigentes necessidades de professores fazerem parte de uma linha
de montagem, parece importante este o convite para adentrarmos em mais uma
edição deste Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. Esta protofonia, juntadas às apresentações da 1ª e 5ª edições
sintetizam um pouco uma história do ensino de Ciências no Brasil nestes
primeiros anos do século 21.
Esta, como as cinco edições anteriores, tem seus direitos
autorais destinados ao Departamento de Educação do Movimento dos Trabalhares
Rurais Sem Terra.
attico chassot, Morada
dos Afagos, no limiar de meu 54º ano de magistério.
Agora, esperar
que no vibrante passar deste março surja o livro novinho em folha. Há leitores em lista de espera. Ainda, um bom
recesso momesco a cada uma e cada um.
Nesses tempos cibernéticos, onde o porque virou pq, final de semana fds, onde o celular derrubou até a telinha mágica da televisão. E nesse aparelho de telefone normalmente não se fala, se "tecla". Nesses tempos que saímos dos hippies, passamos pelos metaleiros, skinheads e emos e sabe-se lá o que virá por aí. Tempos em que o jargão "rouba mais faz" é tônica na política, o que faria Weber rever suas teses, onde a "lei de gerson" não é mais uma sátira e sim uma realidade. Enfim, nesses tempos, falar em educação é exercício pleno da abnegação.
ResponderExcluirAbraços
Muito estimado Mestre Chassot!
ResponderExcluirExcelente notícia!
Esperamos o "alfabetização cientifica" novinho em folha!
O estamos buscando desde dezembro.
Obrigado também à Editora UNIJUI!
Marlon Tassinari de Rondônia
Limerique
ResponderExcluirNa medida em que o tempo passe
Assim como que a ciência voasse
Os mestres reciclam
Na inércia não ficam
Então o livro, relançado renasce.
Ressignificar o sentido dos conceitos será sempre ALFABETIZAR. E dar sentido é educar. Está aí o que mais o mestre sabe fazer.
ResponderExcluirUm forte abraço!