TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sábado, 15 de março de 2014

15.— DEVANEIOS FILATÉLICOS


ANO
  8
Frederico Westphalen/Porto Alegre  

EDIÇÃO
 2713

Depois de uma quinta e sexta feiras extensas em Frederico Westphalen e arredores, às 23h30min retorno à Porto Alegre. Na manhã deste sábado, o Professor José Clovis e eu inauguramos a edição 2014/2 do seminário Teorias e praticas de Inclusão que nos reune em sábados alternados com alunos do Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista do IPA.
Na edição de terça-feira, 11MAR, ao explicar porque em documentos aparecem datas distintas para o nascimento de Isaac Newton (25DEZ1642 e 04JAN1643) usei selos postais de quatro países. Disse então, quanto o fortuito exercício de ‘remexer com selos’ mesmo como artefatos virtuais, memorou o filatelista que fui na adolescência e nos primeiros anos da idade adulta.
Naquela edição, minha querida colega e amiga — Rita de Cássia Marques, professora da UFMG e vice-presidente da Sociedade da Sociedade Brasileira de História da Ciência — escreveu: Agradecimentos sinceros e emocionados pela aula de historia da ciência nos selos... há tempo estudo história por meio dos selos, que infelizmente estão desaparecendo!
A Rita, professora de história da saúde, reacendeu em mim lembranças filatélicas. Mesmo que não retomasse meus álbuns de selos que repousam há quase meio século olhei selos postais nos álbuns do professor Google. Ele tem preciosidades.
Lembrei-me como se classificavam as coleções: universal / temática / brasileira ... e vi quanto, na internet o recurso temático é facilitado. Pode se escolher um tema (aves/ flores /fauna/ minerais...) e se encontra selos.
Lembrei-me que em 2009 participei de eventos, publiquei artigo e fiz palestras. Era o ano Darwiniano. Celebrávamos então: o Bicentenário do nascimento de Charles Darwin (*12FEV1809 +19ABR1882) e o Sesquicentenário da publicação do livro Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural (1859).
Há razões para tal: talvez seja o cientista que mais tenha revolucionado propostas da Ciência e também é provável que nenhum outro livro científico tenha provocado, em todos os tempos, tanta discussão como este. Isso ensejou publicações, simpósio e uma variedade de comemorações. A série de selos de 1935 é da República do Equador, comemorativa ao centenário da passagem de Darwin por Galápagos (que pertence a esse País).
Agora, procurei ver o evento, com óculos de um filatelista. Há belezas. Preparei alguns expositores que estão reproduzidos a seguir. Os dois primeiros são dos correios britânicos, relativos a 2009.
Os três seguintes são assamblages que preparei.

3 comentários:

  1. O universo dos selos nos remetem a viagens no tempo e no espaço. Para mim guardam uma doce lembrança, foi no balcão dos correios que conheci minha amada esposa, minha cúmplice e parceira nesses trinta e três anos de casado. Na época, eu era membro da RosaCruz e postava mensalmente numa pequena agência dos correios onde a mesma era funcionária. No conhecemos, namoramos e casamos na igreja em três curtíssimos meses, na época todos apostaram na breve duração dessa relação. Graças a Deus estavam todos errados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Antônio!
      linda hitória, só que o título não cabe: não foram devaneios

      Excluir
  2. Caríssimo, boníssimo dia pra ti!
    acabei de ler teu blogue. Coisa linda!
    Nunca tinha pesquisado selos no Google e deve ser bem mais simples do que vasculhar o s álbuns, digitalizar imagens...
    Muito obrigada pela citação, pela dica e pelo carinho de sempre,
    Beijim,

    Rita

    ResponderExcluir