TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30.- Ecos soteropolitanos

Ano 6

SALVADOR

Edição 1884

Hoje esta edição estreia com mais uma cidade de postagem deste blogue. É a primeira vez que posto desde Salvador, Quando estive nesta cidade a última vez (2004) ainda não era bloguista. Vale referir que já houve edições baianas desde Jequié.

Dois preliminares importantes: quando encero aqui minha sétima viagem setembrina, primeiro vibro com uma gostosa oportunidade. A Gelsa chegou ontem à noite. Ela tem esta manhã uma banca no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e Historia das Ciências, da Universidade Federal da Bahia, onde a tarde também profere um seminário. Assim um de nós é convidado da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e outra da UFBA. Registre-se que esta gostosa (desejada, mas rara) coincidência ocorre sem qualquer conhecimento prévio de nossos anfitriões.

Segundo, um detalhe acerca do gentílico que está na chamada da edição: os habitantes de Salvador são ‘soteropolitanos’. Soterópoli[s], topônimo [nome helenizado da cidade de Salvador] + -ense) Assim, o adjetivo ‘soteropolitano significa> 1)‘Relativo a Salvador, capital do estado da Baía, no Brasil’ & . 2) ‘Natural ou habitante de Salvador’.

Dado a lume a esta soteropolitana abertura, esta edição que se constrói, como ontem, em de viagem, há respingos ainda da noite de quarta-feira em Curitiba. O primeiro uma correção: Rosane Rudnick escreveu: Querido prof. Atico Gostaria, novamente, agradecer sua “fala”... foi muito proveitoso, apesar do tempo que passou depressa demais. Espero que possamos ter outra oportunidade para ouvi-lo novamente. Para depois fazer uma significativa correção: Lendo o seu blog, percebi que se refere a mim, Rosane Rudnick dos Santos (coordenadora de Geografia), porém na foto quem aparece é a professora Rosana Capello, coordenadora de História. Errei, mesmo que tenha sido alertado da existência de dois quase homônimos. Rosane, só posso fazer uma promessa: no meu desejado retorno ao Bom Jesus, tiraremos uma foto juntos para uma edição do blogue. Rosane & Rosana, desculpas a uma e outra;

Não posso deixar de registrar pelo menos duas outras mensagens acerca da noite de quarta-feira feira – mesmo que isto possa significar pecar ela vaidade.

O coordenador do Ensino Religioso escreveu: Boa tarde, Sr. Attico, também memorável agradeço-lhe, em nome de todos os professores a sua generosidade em estar conosco e nos ilustrando com a discussão de vários aspectos relacionados as suas pesquisas e estudos. Ficamos muito contentes e hoje pela manhã os elogios e comentários eram de todos os professores que eu encontrei. Parabéns por sua história de vida dedicada aos estudos e às pesquisas, especialmente sobre a ciência. Caso lhe seja possível, gostaria de estar recebendo por e-mail o arquivo com os slides que esteve ontem partilhando conosco. Imensamente grato, Frei Claudino Gilz.

Do Coordenador de Filosofia 5º Ano - 8ª Série manifestou-se: Olá Professor Chassot! Sua palestra foi Maravilhosa. Não paramos de comentar sobre suas brilhantes indagações. Parabéns! Abraços, Isaias Silva.

Meus agradecimentos muito comovido a cada uma e cada um dos colegas do Bom Jesus. Tomara possamos continuar esta tão frutuosa parceria,

Retorno aos ecos soteropolitano. Cheguei. Às 10h30min à mí(s)tica Salvador com quase meia hora de antecedência. Isto teve quase uma consequência desagradável. O motorista da UNEB que devia me aguardar, não me esperava. Já tinha pago um taxi, quando encontro Carlos Duarte, em um canto, com um papel dobrado, onde diviso meu nome. Pude estornar o valor pago e levamos uma hora para chegar ao hotel. Este tempo foi curto para ouvir as histórias tórridas (mas também preocupadas) de Carlos, o recém-noivo.

No hotel, do qual agora na madrugada quando redijo está edição, diviso o Farol da Barra, era esperado pelo Prof. Rodnei de Souza da UNEB. O Rodnei, sempre me evoca um telefonema de minha filha Ana Lúcia, de quase há 10 anos: “Pai, tu estás no Orkut [que recém começava]?” “Claro que não, filha. Imagina!” “Estou vendo aqui!” Pois realmente havia/há no Orkut uma comunidade de Historia da Ciência Attico Chassot criada pelo Rodnei.

Minutos após a chegada, fomos a um restaurante típico perto da UNEB. Almoçamos e logo fomos a UNEB para uma muito frutuosa tarde onde fiz duas palestras promovidas pelo curso de Licenciatura em Química. Das 15h às 17h: Das disciplinas à indisciplina” das 17h30min às 19h: A Ciência é masculina? É, sim senhora! Mais uma vez recebi manifestações de carinho, alguns expressando satisfação pelo reencontro ao vivo com a bibliografia há muito estudada. Houve sessões de fotos e vários autógrafos.

Depois um retorno de cerca de uma hora ao hotel, amavelmente trazido pelo Rodnei. E, então, mais uma hora de espera pela sonhada chegada da Gelsa.

Esta manhã tenho a fala plenária do Salão de Iniciação Científica da UNEB. Vou falar de experiências com licenciaturas no Centro Universitário Metodista< do IPA com a pesquisa de saberes primevos e deles fazer saberes escolares.

Que este dia 30 de setembro – dia da bíblia para algumas denominações cristãs, por ser tia de São Jeronimo, que em A ciência através dos tempos apresento como proto-Gutenberg, por ter produzido a vulgata no século quarto – seja de uma feliz clausura deste setembro tão movimentado.

6 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Boa estada, boas falas e boas acolhidas soteropolitanas. Na verdade, eu queria mesmo era escrever soteropolitanas, palavra que acho nobre, soberba e metida a besta. Abraços, JAIR.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    percebo que estás gastando, a todo o vapor, os conhecimentos de grego. Soteriologia é a ciência que se dedica ao estudo da salvação. Percebo uma proximidade com a minha postagem de hoje, pois também menciono a figura de Jerónimo de Strídon, fundamental para a divulgação da Bíblia.

    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Attico,

    aproveite a estada em Salvador. Há muito a explorar pelas terras soteropolitanas para quem gosta tanto de cultura como você.

    Abraços.

    PAULO MARCELO

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado colega Paulo Marcelo,
    Obrigado pelo acompanhamento de minha estada na mí(s)tica Salvador.
    Um abraço desde o aeroporto de Guarulhos de Salvador para Porto Alegre.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Jair,
    aproveito o tempo de conexão para agradecer a tua postagem na blogada de sexta-feira.
    Em terras baianas, faltou-me tempo para fazê-lo.
    Um abraço dominical desde Guarulhos,

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Meu esimado Garinr,
    aproveito o tempo de conexão para agradecer a tua postagem na blogada de sexta-feira.
    Em terras baianas, faltou-me tempo para fazê-lo.
    Um abraço dominical desde Guarulhos,

    attico chassot

    ResponderExcluir