TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 4 de setembro de 2011

04.- No primeiro domingo de setembro

Ano 6

PORTO ALEGRE

Edição 1858

Mais uma vez uma edição desde a Morada dos Afagos. O retorno a Porto Alegre teve a suas duas etapas tranquilas. Guarapuava/São Jose dos Pinhais contou com as benesses de uma manhã ensolarada; mesmo com rodovias densamente ocupadas, seu Luís, motorista da Unicentro foi competente para em um pouco menos de quatro horas deixar-me no aeroporto Afonso Pena. O voo a Porto Alegre foi no horário,

Tão logo cheguei recebi um oferta irrecusável. Nosso amigo Luis Milani, coproprietário

da Vinícola Milantino, no Vale dos Vinhedos, estando de passagem por Porto Alegre, ofereceu-se para vir podar minha parreira. Não podia haver técnico mais competente para um serviço que usualmente faço sem expertise. A Gelsa e eu ficamos muito felizes com a realização e já estamos curtindo ver ramos onde corre seiva vida explodirem em brotação.

Cheguei a tempo de fruir uma parte das celebrações pelo nonagésimo aniversário da Liba, um marco excepcional na trajetória dos humanos. Ela estava feliz cercada por mais de meia centena de amigos e parentes - e entre estes filhas, netos e bisneto a curtiam emocionados.

Hoje, como nos dois domingos anteriores faço uma olhada nos blogares da semana, evocando mais especialmente as repercussões destes nos comentários dos leitores.

Segunda-feira Abrimos a semana com talvez aquele que pode ser tido como o mais doloroso exemplo de violência doméstica contra uma mulher: o depoimento da pernambucana Severina Maria da Silva. Ela foi absolvida pela Justiça de Pernambuco na última quinta-feira, dia 25 de agosto. Ela era acusada de ter encomendado a morte do pai, Severino Pedro de Andrade, de quem engravidou 12 vezes e teve cinco filhos durante os 29 anos em que foi vítima de abusos sexuais e agressões por parte pai.ar dos Santos, foram presos, julgados e condenados. Mãe de cinco filhos, todos gerados à força com o próprio pai, pagou R$ 800 para que ele fosse assassinado e agora foi inocentada pela Justiça. Dentre os diversos comentários o do Prof. Dr. Norberto Garin mereceria a manchete: ‘Teólogo, propõe a canonização de Severina’. Seria edificante: a mulher que pagou para matar o pai, reconhecida como ‘modelo de santidade’. Não deixaria de se significativo invocar Santa Severina, como exemplo de mulher que tendo perdido ‘o pai-protetor’ o descartou enquanto ‘pai-agressor’.

Terça-feira Na terça-feira trouxe o resultado de uma pesquisa: Mulheres não se interessam por ciências exatas devido ao romance, diz estudo e a explicação para isso estaria nos papéis tradicionalmente associados aos gêneros. Eis mais uma maneira rasa de se justificar preconceitos: “Uma razão para isso pode ser o fato de que buscar objetivos em campos masculinos, como as ciências exatas, entra em conflito com objetivos românticos tradicionalmente associados aos gêneros.” De acordo com a pesquisa, mulheres que obtêm sucesso em campos "masculinos", como as engenharias, são rechaçadas. Por outro lado, homens que ocupam posições incongruentes a seus gêneros não sofrem o mesmo grau de discriminação Numa ligação com o tema apresentei a nova capa da 5ª edição do A Ciência é masculina? É, sim senhora!

Quarta-feira Neste dia a edição fez uma mirada no agosto que tendo começado em Saint Petersburgo – cujas imagens fazem saudade – não fugiu a regra: teve desgostos. Destaquei também a importância de olhar a Historia se fazendo aqui e agora. Está as vezes quase passa desapercebida, mesmo que um dia, talvez passados muitos anos, diremos como anciãos da tribo: “Meninos, eu vi!” Trouxe um exemplo dos noticiosos que é um feito muito original da história do Século 21, que nossos avós sequer poderiam imaginar: O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Hortolândia realizou sábado, dia 27 de agosto, o primeiro casamento civil homossexual direto do Estado de São Paulo e o terceiro no Brasil.

Quinta-feira Se na edição do dia 31 de agosto fiz uma retrospectiva do mês que se esvaia, nesta fiz uma prospectiva do setembro que começava. Abri a com a celebração naquela data dos 90 anos da Liba, minha muito querida sogra por quem tenho uma imensa admiração e que vejo plena de vida, no começo da década que a leva o centenário. Também no dia referi o quanto o mês se tintava de cores maravilhosas num prelúdio de primavera. Reedito uma das fotos de então. Naquele dia primeiro iniciava uma série de sete viagens, que me levarão a seis estados diferentes para mais de uma dezenas de falas entre palestras, minicursos e bancas.

Sexta-feira Neste dia a edição foi postada desde Guarapuava, que no alerta de comentários do Jair Lopes aqui é a ‘capital gaúcha do Paraná, que teve, como a sua principal universidade – Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO –, ma contextualização na abertura da edição. A matéria basilar foi, pela segunda vez na semana, a violência doméstica contra mulher é tão significativa no Brasil (e nisso não somos exceção) que há uma legislação especial. Conhecida como Lei Maria da Penha, a lei número 11.340 decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006. Então tamb[em se apresentou o outro lado: a violência doméstica contra o homem,

Sábado A blogada sabática – ainda desde Guarapuava – trouxe na abertura um breve relato de meus três turnos em atividades muito fruídas na UNICENTRO, onde recebi muitas provas de apreço. Cumprindo o plano editorial do blogue, trouxe uma dica sabatina de leitura que foi de agrado dos leitores que apensaram comentários. Abro a trazida de sugestão de leitura de Histórias íntimas – Sexualidade e erotismo na história do Brasil com uma apreciação de Moacyr Scliar, talvez em um de seus últimos prefácios: “Mary del Priore sabe como prender nossa atenção. Não conseguimos interromper a leitura, que nos leva aos bastidores da história de nosso país, começando pelo período colonial, passando pelo ‘hipócrita’ século XIX, examinando o século XX e chegando aos nossos dias.”

A semana foi passada a limpo e já começamos uma nova semana. Esta será diferente: o feriado da Independência no meio da semana. Isto também determina que nesta não tenha viagem. Desejo que o primeiro domingo setembrino seja o melhor para cada uma e cada um. Lemo-nos, queiram os duendes que zelam por nossas agendas.

6 comentários:

  1. Caro Chassot,

    não poderias ter recebido maior presente do que ter a vide podada por um especialista. Percebo que, nesse campo, tua vizinhança é de primeira linha. Quem sabe não aparece uma nova vitivinicultura aí em Porto Alegre: "Vinhos Casa Chassot"? Embora não seja dessa marca, ainda guardo na memória gustativa o sabor do vinho que provei na tua casa.

    Bom domingo!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Você não poderia deixar de registrar essa marca! Um profissional conceituado do universo da viticultura, podando sua parreira. Impagável!
    Quanto à profícua semana, aproveitei sua dica e comprei o livro "Histórias íntimas" e começo a leitura neste domingo primaveril. Abraços, JAIR

    ResponderExcluir
  3. Ola meu caro Chassot! Na poda dessas maravilhosas parreiras que gestam frutas tão saborosas, lembrei de meu avô materno, que tambem possuia essa expertise. Na casa de meus pais e de meus tios, era ele requisitado para tal tarefa e se mostrava "autoridade" no assunto por ter o respaldo do conhecimento adquirido com a família, de origem indígena da fronteira uruguaia. Também sou admirador de Mary Del Priore, certamente a historiadora com maior competencia para falar na história das mulheres. Possui vários títulos escritos sobre o tema e com uma capacidade muito grande de catalisar nossa atenção. Bom Domingo JB

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado colega Garin,
    a sugestão é excelente, mas para a próxima safra, tenho a metade das uva comprometidas com o Luís, como pagamento da tarefa de ontem. Ele está feliz com o aumento da produção da Milantino.
    Um bom saldo de domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Estimado Jair,
    realmente esta manhã já curti os primeiros brotos. Depois da milenar (em páginas) da biografia de Mao, o livro de Del Priore será uma excelente sobremesa,
    Com agradecimentos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Jairo,
    da próxima vez que vieres a Morada dos Afagos, verás um marco de uma poda magistral.
    Que bom que ratificas a dica de ontem.
    Um bom saldo de domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir