TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 20 de junho de 2010

20.- Um conto de fadas pós-moderno

Porto Alegre Ano 4 # 1417

É último domingo de outono. O inverno parece que não quer aguardar o dia 22. O fim de semana se faz chuvoso e frio. Para amanhã estão anunciadas temperaturas negativas.

No entardecer do sábado chuvoso recebi a

visita de um dos meus trios muito querido: Maria Clara, Clarissa e Carlos. Nas fotos dois momentos da curtida estada deles na Morada dos Afagos. Os trajes da Maria Clara denotam que vinha de uma festa junina na escola.

Dentro da proposta de fazer das blogadas dominicais (curtas e) leves, pedi hoje a ajuda da Gelsa. Eu a acompanhei em sua fruição de parte do sábado se emocionando com um conto de fadas pós-moderno, onde o personal trainer de uma princesa abalada pela anorexia foi o “sapo” que virou príncipe, honraria não concedida a um plebeu na Suécia desde tempos medievais.

Essa metáfora, mencionada pelo noivo em sua fala durante o jantar de celebração, traz indícios dos obstáculos que o casal teve de vencer. O casamento da Princesa Vitória, futura rainha da Suécia, com o empresário de uma rede de Academias de ginástica, Daniel Westling, 36 anos, transcorreu em alguns cenários que percorremos juntos em março deste ano nesta Estocolmo que tantos nos encantou. Os pais de Victoria são o Rei Carlos XVI Gustaf e a Rainha Silvia, filha de mãe brasileira, foi aluna de matemática em São Paulo, de nosso amigo Prof. Ubiratan D’Ambrósio.

A celebração foi transmitida online pela TV sueca – svt.se – por mais de dez horas, desde a chegada dos noivos e seus convidados reais à catedral luterana de St. Nicholas (que estava fechada para reparos quando estivemos em Estocolmo), a cerimônia religiosa com corais, orquestras e sermões presidida pelo arcebispo Anders Wejryd, chefe da Igreja Luterana sueca, o longo desfile em carruagem aberta pela cidade, até o Museu Vasa, de onde os noivos iniciaram um passeio na barca real pelo canal principal, chegando, finalmente, ao palácio real, para um majestoso banquete, onde a noiva e seu pai dirigiram palavras aos suecos que, em grande quantidade, acompanhavam o evento nas ruas e parques da cidade. Ao jantar (que foi seguido por um baile) oferecido aos convidados, o rei, o pai do noivo, Vitoria e Daniel discursaram.

Dos três discursos, trazemos excertos do de Olle Westling, o pai do noivo, numa tradução do sueco pelos robôs do Google, posteriormente ‘ajeitada’.

Daniel, você é o nosso querido filho, e sua mãe, sua irmã e eu temos tido sempre muito orgulhoso de você. Você sempre escolheu seguir seu próprio caminho, e você fez isso com a honra ... Nós estamos orgulhosos de ver que você construiu um negócio de sucesso que atenda às suas grandes paixões: a saúde e o desenvolvimento pessoal.

Ficamos felizes quando você nos disse que conheceu uma menina que queria trazer à nossa para apresentar para nós. Porem não imaginávamos que seria essa garota!

Depois que eu a conheci, minha querida Victoria, e o calor que mostra todos em nossa família - não só a nossa família, eu me lembro de um dia, na floresta de mirtilos vermelhos em Ockelbo, como ela cumprimentou todos que cruzaram seu caminho. Foi então que eu entendi por que Daniel estava enamorado por Victoria. Era evidente que ele havia esperado e fizera a sua escolha com cuidado. Foi então que, mais uma vez, ele seguiu seu próprio caminho.

Daniel teve de aprender que a vida nem sempre é um mar de rosas. Quando jovem de dezesseis anos de idade descobriu a importância da saúde. Ele aprendeu que precisava de um transplante de rim – e ainda assim manteve a perspectiva positiva sobre a vida e a fé no futuro. Sua ternura, sua alegria de viver e energia são importantes qualidades que espero mantenha por toda sua vida.

Caros Victoria e Daniel, a melhor maneira de lidar com o grande e importante trabalho que tendes pela frente, é ajudar um ao outro. Falar com o outro, apoiando-se mutuamente e trabalhar em equipe, a longo prazo. Isso é algo que Ewa [sua esposa] e eu somos muito experientes, e teremos o prazer de dar qualquer conselho sempre que pudermos. Eu sei que Daniel terá em Victoria uma esposa amorosa, calorosa e acolhedora.

Vou me abster de dar qualquer outro conselho sobre como manter seu amor vivo. A forma como interais é verdadeiramente excepcional. (...) Não só a Princesa, mas o Rei, Rainha e toda a Família Real nos acolheram com grande bondade, e gostaria de lhes agradecer por isso.
Cabe a mim – e esta é uma grande honra – agradecer pela hospitalidade que temos hoje aqui compartida. Nossos anfitriões nos convidaram para esta noite de gala com generosidade pessoal que sempre vamos lembrar.

Para concluir, quero propor um brinde para as duas pessoas mais importantes neste grande dia: a noiva e o noivo!

Assim essa blogada dominical foi tecida na mirada de monarquias fazendo novelas reais. Um bom domingo a todos.

5 comentários:

  1. Olá, Mestre Chassot e prezados leitores,
    tomo a liberdade de usar esse espaço para divulgar o meu blog. Coloquei a primeira postagem hoje. Quem sabe posso abrir com chave de ouro, com um comentário de vocês?
    Abraços,
    Maria Lucia.

    ResponderExcluir
  2. Muito querida colega Maria Lúcia.
    Viva!!!! Quero fazer uma visita.
    Manda o endereço o endereço de teu blogue.
    Um afago com expectativa
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, quando soube da morte de Saramargo, imaginei que sua blogada sabatina faria homenagem a ele, e felizmente não me enganei. Dessa vez, perdemos não apenas a biblioteca, mas também o escritor e o bibliotecário.

    Quanto a Sua Alteza Real, de fato ela desencadeou um conto de fadas em uma época onde os contos e o amor estão cada vez mais desacreditados.

    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Marcos,
    Realmente a blogada sabatina não poderia ser outra. Imagina o que leio no La Nación, um reacionário jornal madrilenho: “Só podem chorar por Saramago, aqueles que não o conheceram”. Quanto às bodas, hoje revisava minha blogada: foi um circo de alto custo aos suecos. Aliás, todas essas monarquias européias são um deboche. Mas o amor é lindo.
    Uma boa semana e um bom advento do inverno
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Prezado Mestre,
    o endereço é http://divulgarciencia-malu.blogspot.com/2010/06/ola-futuros-leitores-e-leitoras-deste.html
    Obrigada por ter passado por lá e feito seu comentário na primeira postagem de meu blogue.
    Abraços,
    Maria Lucia.

    ResponderExcluir