Ariquemes Ano 4 # 1401 |
Hoje a postagem do blogue é desde Ariquemes. A cidade está localizada a 200 quilômetros de Porto Velho, acessada pela movimenta BR-364, quando se vai para o
sul em direção à Cuiabá. Sua população é cerca de 90 mil habitantes. O nome Ariquemes é uma homenagem a tribo indígena Arikemes, habitantes primevos dessa região; estes índios falavam o txapakura, dentro do grupo linguístico Tupi. A tribo foi extinta, mas legou seu nome na história de Ariquemes. Esta hoje pujante cidade só adquire sua emancipação política com a instalação do município no dia 21 de novembro 1977.
A blogada destes dias rondonienses, uma vez mais, se resume a relatos de minhas andanças por aqui. Assim hoje conto um pouco de minha quinta-feira. Praticamente não percebi ser dia santo/feriado. Houve nas imediações do hotel aqui uma grande concentração de evangélicos, que apenas perturbaram um pouco uma tentativa de descanso, na parte da tarde, quando testavam o som. Parecia que era no quarto ao lado, pois as paredes pareciam vibrar. A propósito uma informação significativa: Se diz ser Rondônia o Estado de mais evangélicos do Brasil; tanto que no dia 18 de junho é feriado estadual aqui em comemoração ao ‘Dia do Evangélico’. Essa informação foi um bom alerta para amainar alguns comentários que usualmente ocorrem na palestra A Ciência é Masculina? É, sim senhora! Hoje à noite estarei mais atento quando de minha crítica aos fundamentalistas.
Na manhã de ontem o Professor Renato André Zan, um gaúcho com mestrado em Química pela UFSM, meu anfitrião aqui em Ariquemes, foi buscar-me em Porto Velho. Antes com ele e com a Ana Carolina e o Wagner, professor de Filosofia da UNIR, visitamos o mirante sobre o rio Madeira, onde o Wagner, um rondoniense – algo raro entre os professores universitários locais, pois a maioria é alienígena – ofertou-me excelentes explicações históricas do período áureo da borracha.
Antes das 10 horas com o Renato, e com o Prof. Ricardo Rodrigues de França Bento, da UFMT convidado do curso de Física (como eu sou do curso de Química) e o
Gustavo, professor de Física da FAEMA iniciamos a viagem pela BR-364. Cerca do meio dia ficamos por mais de meia hora, sob sol equatorial a pino, retidos em um quilométrico engarrafamento. Depois vimos a causa: uma imensa carreta que transportava soja, terminou passando por cima de um veículo menor, cuja demolição na permitia identificar. Havia mortos.
Ao chegarmos a Ariquemes almoçamos e depois vim para o hotel. Às 18 horas, antecedendo a abertura da I Semana Acadêmica Integrada de Física e Química da FAEMA – foi oferecido uma gostosa tigela de açaí com banana e creme de leite.
Pai
ResponderExcluirE muito bom ler o Blog e matar um pouco da saudades.
Em uma sexta sem nosso tradicional almoço
Um Beijo
Do Trio
Maria Antônia, Carla e Bernardo,
ResponderExcluirque bom vê-los fazendo-se saudade nesse blogue.
Vocês estão muito presentes em minha estada aqui,
Já foram citados em diferentes dimensões.
Compensa uma sexta-feira sem nosso almoço e ainda me recordo que nesta segunda-feira tivemos um almoço muito especial,
Afagos emocionados
attico
olá, meu nome Dirciene sou aluna do curso de farmácia da FAEMA e prestigiei sua palestra ontem,e fiquei muito feliz de ver o seu carinho pelo nosso estado,faz com que aumente a admiração que sentimos por você,uma pessoa de tanta sabedoria dividindo o saber abraços e volte sempre.
ResponderExcluirEstimada Dirciene,
ResponderExcluirrealmente a presença de alunas da Farmácia na palestra de ontem foi significativa considerando ser uma semana dos cursos de Física e Química. Ficou emocionado tu reconheceres o meu encantamento por Rondônia.
Escrevo-te passando no Hotel vindo mini-curso desta tarde e voltando para minha 5ª é ultima fala nesse tour rondoniense.
Um afago do
attico chassot
Dr. Attico Chassot, o senhor não imagina o quanto sua presença abrilhantou o nosso evento. A FAEMA tem o orgulho de ter trazido à Ariquemes um dos maiores palestrantes que essa cidade já viu. Seu trabalho, seu carisma e sua humildade são marcantes e sobretudo, uma inspiração. Eu fiquei extramamente feliz de ter participado de suas palestras. Muito Obrigado!!!
ResponderExcluirMARCO AURÉLIO - Academico de Física da FAEMA
Estimado Marco Aurélio,
ResponderExcluir~~ lamento não ter teu endereço para que pudesses receber minha resposta ~~
obrigado por tão efusivo ( e também um pouco exagerado) comentário.
Para mim também foi muito bom ter estado em Ariquemes,
Com muita estima
attico chassot