TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 5 de setembro de 2010

05- Uma blogada dominical para ouvir a voz do Pastor.

Porto Alegre Ano 5 # 1494

É um domingo imerso no feriadão da Semana da Pátria. A estada da Gelsa em Campo Grande matiza com saudades este dia. Ontem uma surpresa: a manhã de chuvaradas, transmutou-se em tarde ensolarada. Agora o sol já espia tímido por densas nuvens. O frio voltou: se aproxima dos 10ºC.

Nos meus tempos de estudante era o domingo da parada da juventude. Os colégios disputavam que marchava ‘com mais garbo’. Para mim, como já comentei os ensaios e mesmo o desfile era algo muito chato, pois era sempre o aluno de passo errado. Talvez desta falta de ritmo decorra minha continuada inabilidade para a dança

Ontem recebi a visita do IBGE para o censo. No Brasil, o responsável pelos censos é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), desde 1936, quando o instituto foi criado, realizando em média a cada dez anos o Censo Demográfico. O primeiro censo foi realizado no ano de 1872, seguido pelos de 1890, 1900 e 1920. Os censos demográficos são planejados para serem executados nos anos de finais zero, ou seja, a cada dez anos. Desta forma o último censo realizado no Brasil foi no ano 2000, sendo que o atual é o do ano de 2010. No intervalo entre dois censos demográficos, realiza-se a contagem de população.

Por primeiro falei para a recenseadora: “Tomara que eu seja selecionado para responder a pesquisa ampla!" Minha torcida não foi atendida. O programa escolhe aleatoriamente apenas 5% para responder a pesquisa detalhada. Respondi ao questionário básico. Não demora mais que 10 minutos. Recordo que 2000 tive a mesma decepção. Agora, talvez em 2020! Este ano, ao contrário dos ano anteriores, quando os recenseadores portavam planilhas em papel, estes trazem um computador, não muito maior que um celular. Deve haver ao lado de uma muito significativa economia de papel um muito grande redução de apropriação e contagem de dados. Ao final ainda rubrica-se em uma pequena tela.

Pretendera comentar hoje o assunto da semana, que me foi sugerido por leitores muito atilados: as declarações do físico britânico Stephen Hawking acerca de seu novo livro. Depois pensei que ‘no dia do Senhor’ o tema poderia parecer um desrespeito. Talvez faça isto amanhã. Afinal é o dia da Lua.

Mas domingo é dia de ouvirmos nossos pastores. Hoje este blogue vai ensejar àqueles que não puderem/quiserem ir à igreja não ficar desassistidos. Poderão ouvir, aqui, uma pequena prédica. Ofereço uma oportunidade para um elevo espiritual. Não deixa de assistir. É menos de três minutos que poderão ser semente de uma felicidade imensa e duradoura.

http://www.youtube.com/watch?v=sKrcF19N4Fk

Se apreciaste e quiseres ver outras pérolas, fiz uma pequena seleção e ofereço outras três. Uma é mais certificadora de felicidade que a outra. Vale apenas. E se achaste pouco, no YouTube encontrarás novas oportunidades de mudar para melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=YhJDFa0e210&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=_F7P5Qhu1ac

http://www.youtube.com/watch?v=IdSJMV9G7m8&NR=1

Desejo aos conversos e aos não conversos aos Pastores que ‘igrejaram’ um domingo

ótimo para cada uma e cada um. Aos que desfrutam o feriadão, desejo curtidos momentos. Amanhã poderemos nos encontrar aqui.

Agora, há uma alternativa: Comentar como ANÔNIMO. Neste caso, se pede para assinar e colocar o endereço eletrônico.

6 comentários:

  1. Muy querido Profesor Chassot,
    Qué bueno que en Brasil tengan un más efectivo sistema para levantar los datos del Censo. Acá estamos también a las puertas del Censo Nacional de Vivienda, que se ha pospuesto unos días debido a que se descubrió un sobreprecio de tres millones de dólares en la impresión de las papeletas.
    Que tenga un lindo domingo, Matilde

    ResponderExcluir
  2. Muy estimada Matilde,
    agradezco sus deseos por un lindo domingo y los retribuyo.
    Ha que reconocer que Brasil en materia de proceso electrónico de votación y más recientemente de Censo demográfico he desenvuelto tecnologías muy avanzadas. Pienso, y valgo me de su información en ese comentario, que eso disminuye las posibilidades de corrupción, que lamentablemente no es privilegio de Ecuador.
    Nuestro sistema electrónico de votación implantado ya en el Siglo pasado es muy más eficiente, por ejemplo, que el estadunidense. Ahora en el caso del Censo, ha un gaño, pelo menos, ecológico, por dispensar las papeletas que en tu país han sido tan aumentadas de precios y probablemente consumido árboles.
    Una vez más gracias por tus siempre ten atentos comentarios.
    Saludos dominicales
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Professor Chassot,
    infelizmente não tive a oportunidade de participar deste censo. Lendo seu post, recordei-me dos tempos de colégio, onde os desfiles eram quase "sagrados". Nas ruas centenas de pessoas para assistir as escolas e suas bandas. Aquela uniformidade e a ordem, encantava a todos. E nós sem compreender muito bem o que se passava, nos esforçavamos para não errar o passo, ao mesmo tempo que procuravamos ver nossos familiares, sentindo um certo orgulho quando eles de longe acenavam e sorriam.
    Desejo de um ótimo domingo e de uma semana iluminada.

    Ass. Prof. Luís Dh.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro colega Luis,
    primeiro celebro o teu comentário. Há um tempo não aparecias.
    Trazes uma bela evocação das ‘Paradas da Mocidade’. Devo dizer-te que certamente meus familiares não tiveram motivos para se orgulharem de mim. Eu não tinha garbo, como se dizia.
    Queria convidar-te para a blogada de amanhã quando vou associar as declarações de Hawking com a visita do Papa à Inglaterra.
    Uma boa semana
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Querido Prof. Chassot, ao assistir o vídeo postado no blogue creio que a diferença entre um pregador medielal e o pastor( YouTube) poderia ser simbolizada pelo computador usado para realizar a coleta dos dados no senso. O crescimento tecnológico foi magnífico, mas o ético e moral foi rastejante. Isso me lembra um filme,Giant de 1956. A tradução do título tornou-se, na minha opinião, a maior virtude desse filme: Assim Caminha a Humanidade.O tradutor talvez tenha entendido melhor o filme que o seu diretor. "Giant" mostra norte-americanos na busca incomdicional pelo poder. Donos de terras, de gado e por último de petróleo,encontrado bem abaixo de seus pés. Tudo aconteçe em uma geração. Eles e o país tornaram-se gigantes para o mundo,mas no final da estória mostram-se como pessoas pequenas e mesquinhas. O título brasileiro foi profético, e o vídeo é o exemplo que ainda "Assim Caminha a Humanidade"

    Um grande abraço, Professor!

    Do amigo Milton Paulo de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Muito querido Milton Paulo,
    recordas com muita propriedade um filme que me fazes evocar, inclusive com oportuna trazida da apropriada modificação do nome para o publico brasileiro.. Não lembro os detalhes com tu trazes. Merece que busque e o reveja.
    Fiquei muito impressionado, mesmo que já conhecesse, com os pastores midiáticos.
    Muito obrigado por prestigiares esse blogue.
    Com amizade e admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir