TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

08- Um ‘8 de setembro’ para entrar na História

Lajeado Ano 5 # 1497

Esta blogada ocorre quando estamos, a Gelsa e eu, quase partindo de Lajeado para atravessar o Taquari e chegar à vizinha Estrela. Lá vamos estar com a Ana Lúcia para esperar a chegada do Felipe. Há nervosismo. Como num filme, recordamos a chegada da Maria Antônia, que há mais de 11 anos nos fez avós pela primeira vez. Depois veio o Guilherme em 2005, a Maria Clara em 2006, o Antonio em 2007 e o Pedro em 2009. Agora somos quase hexa-avós.

Ontem, como programáramos, recortamos nas geografias gaúchas uma próspera região onde as marcas da colonização alemã de quase 200 anos ainda é muito presente nos homens e mulheres loiros, nos sotaque de erres carregados e nos topônimos. Ao final da tarde estivemos com a Ana Lucia, Eduardo e Guilherme. Era quase um ritual de advento no aguardo do natal que deve ocorrer dentro de mais um pouco. Vimos muitos dos preparos que a Ana Lúcia fez durante a espera embalada de promessas. O berço aguardando o nenê. E também pudemos curtir seus últimos chutes.


Depois de lambermos o mais recente membro do clã retornaremos a Porto Alegre cruzando o Cai, o Sinos e o Gravataí. Nesta quarta-feira, dos cinco formadores do lago Guaíba, só não cruzaremos o Jacuí. Minha quarta-feira pós-feriadão tem ainda na agenda no final da tarde uma viagem Porto Alegre/Osório, onde à noite tenho uma palestra para o curso de Matemática, na FACOS.

Aditado às 08h48min na Maternidade do Hospital Estrela.

O Felipe nasceu!

Às 8h12min, com 50 cm e 3.540g. Tem cabelos pretos e olhos azuis. Sem qualquer suspeição posso

afirmar que muito lindo. A Ana Lúcia está bem. Estamos aqui Gelsa, Dione, Eni (as três avós), André, Clarissa, Carlos e Lise....todos vibrando muito.

Ao lado do registro das emoções da chegada do Felipe, trago a primeira parte de entrevista de Christoph Türcke ao jornalista Marcos Flamínio Peres e publicada na Folha de S. Paulo do último sábado. Antecipo que fique muito impactado com o texto. Mais de uma vez já referi aqui acerca de como se escoam os tempos que passamos conectados a internet. Nesta entrevista há mais algumas interrogações. Para pensador alemão, autor de "Sociedade Excitada" e "Filosofia do Sonho", usuários high tech são vítimas de "distração concentrada"

"Tela lança choques sensuais assim como injeções de heroína"

A sociedade do espetáculo do pós-Guerra se transformou hoje na sociedade da sensação, mergulhada num excitamento contínuo de efeito similar ao das drogas. Essa alarmante tese high tech é defendida pelo filósofo alemão Christoph Türcke, que está em São Paulo nesta semana para lançar os livros "Sociedade Excitada" e "Filosofia do Sonho".
Se o marxista francês Guy Debord atacou o consumismo em sua obra pioneira de 1967 ("A Sociedade do Espetáculo"), Türcke defende que o aprofundamento da revolução tecnológica, no final do século 20, provoca um frenesi viciante de "choques" imagéticos e visuais. "Trata-se de injeções sensuais", afirma na entrevista abaixo à Folha.
Assim como as drogas evoluíram em potência – do ópio para a morfina e heroína, das bebidas fermentadas para as destilada –, a "metralhadora audiovisual" contemporânea provocou um aumento de dependência por parte de seus "usuários". "Isso é o que chamo de distração concentrada." Herdeiro da Escola de Frankfurt, que fundia marxismo e psicanálise, Türcke conclui que a sociedade da sensação se materializa no fetiche. Pois, diz, "fetiches são sintomas de abstinência, substitutos de algo de que se foi dolorosamente privado".

Folha - O conceito de "sociedade da sensação" não é intelectualista demais?
Christoph Türcke - Pelo contrário. Parte de um ponto de vista sensualista, para não dizer fisiológico. Avalia como a máquina audiovisual, que emite seus choques imagéticos 24 horas por dia, se impõe ao sensório humano. Tais choques, que se vive com cada nova focagem de câmara, têm o efeito de injeções sensuais.

Como assim, injeções sensuais?
Qualquer corte imagético, qualquer nova focagem, tem o caráter de um projétil, como diz Walter Benjamin [1892-1940]. Penetra no espectador abruptamente, desencadeando uma dose de adrenalina.

Como o vício define a sociedade da sensação?
Vício como fenômeno particular – como dependência física de certas substâncias (drogas) – está modificando um fenômeno geral, pois a máquina audiovisual também vicia. Quem presta atenção à tela se dedica a ela, vive uma dependência crescente dela, vincula suas expectativas, sua economia emocional e intelectual a ela. Assim como o drogado aplica injeções de heroína, uma sociedade que depende da tela se expõe a bilhões de choques imagéticos. O choque singular é mínimo, quase imperceptível e não faz mal. Bilhões, no entanto, destroem justamente a atenção que elas atraem magneticamente.

Então, em um mundo conectado como o atual, as pessoas estão virtualmente viciadas?
O vício é real. Surge em organismos físicos, não num agregado de pixel. O mundo virtual tem sua própria realidade, uma realidade prepotente, mas por outro lado fraquíssima, muito fugaz, não consistindo senão numa constelação de impulsos eletrônicos. Ao desligar a eletricidade a virtualidade inteira desaparece.

Espero que o texto tenha trazido algumas respostas aos interrogantes que vivemos nesses tempos que muitas vezes faz a nós homens e mulheres do séculos passado nos sentirmos alienígenas neste século 21 de espetáculos que realmente nos estonteiam e aceitemos, nos viciam. Amanhã a segunda parte da entrevista. Agora, abençoado pelas promessa que hoje se chama Felipe, desejo a cada uma e cada um a melhor quara-feira que para muitos traz ressaibos de segunda-feira.

Shalon! A todos os amigos da comunidade judaica, mais queridamente meus familiares, desejo que venha um ano novo 5771, pleno de realizações marcadas por muitas alegrias e especialmente muita paz! Shalon! Shana Tova!

12 comentários:

  1. Inesquecível Chassot,
    Parabéns pela chegada do Felipe. Ele é muito fofinho. Guilherme deve está maravilhado com o irmãozinho. Que Deus o abençõe!
    Lendo teu blog o associei com o mini-curso que participei no IV EQBA: Química das Sensações ministrado pelo professor Dr. Ricardo Lima da UFPE. Para preparar o material ele se baseiou no livro de Carolina Godino & Pedro Faria. A química das Sensações- Editora Átomo-2006.
    O evento foi ótimo. Adorei! Só senti muito sua falta.Cheguei ontem a noite, pois resolvi conhecer Bom Jesus da Lapa, uma cidade muito apreciada pelos católicos.
    Saudades e curta bastante seu lindo neto!

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Joélia,
    obrigado pelos votos pelo Felipe. Ele realmente é uma fofura.
    Que bom que o IV EQBA esteve ótimo.
    Vibro que tiveste a oportunidade conhecer Bom Jesus da Lapa;
    Eu amaria conhecê-la.
    Um afago agradecido por teu comentário
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Professor!!!
    Aaaaahhh!
    Quase impossível ler algo com essa imagem tao bela do pequeno Felipe!
    Como é liiiindo!
    Parabéns aos avós!!
    E parabéns à Ana Lúcia, por um filho tão belo e saudável!!!
    Sei muito bem como é esse nervosismo!
    hehehe!
    Uma ótima quarta-feira, pois abençoada ela já está!
    =]

    ResponderExcluir
  4. Oi Chassot,

    Parabéns pela chegada do netinho! Ele é muito lindo!!! Bjos na Gelsa também...
    Patrícia Nunes

    ResponderExcluir
  5. Muito querida Thaiza,
    lembrei-me muito de ti nesta estada em Estrela.
    O Felipe parece um anjinho!
    Sei o quanto tu estas curtindo uma princesinha natalina, que tive o privilégio de acarinhar em Brasília em julho.
    Um afago agradecido em nome da Ana Lúcia.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS !!!! Aos pais, avós, tios, primos .... Seja bem vindo Felipe!!!

    ResponderExcluir
  7. Querido Attico,
    Meus parabéns pelo pequeno Felipe. Tens razão quando comenta o quanto ele é lindo. Crianças são a alegria de uma família. Meus parabéns também à Ana Lúcia pelo seu anjinho.
    Uma ótima quarta-feira,
    Abraços,
    Anna.

    ResponderExcluir
  8. Olá professor!
    Que ótima notícia!Parabéns a você a família por esta criança linda!
    Ele é muito lindo mesmo! Que Deus o abençoe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    Querido professor,

    Estamos aqui eu e Sandra brindando a chegada de Felipe a este mundo!

    A final, não é todo dia que se fica vovô!!!!!

    Dois fortes abraços recheados de ternura!!!!

    Anelise e Sandra

    ResponderExcluir
  10. Muito amáveis Maria Helena, Anna, Patrícia, Anelise, Sandra, Emerson,
    obrigado pelos registros de carinho trazidos pelo nascimento do Felipe.
    Emocionado agradeço. Faço numa mensagem coletiva, recém chegado de palestras que fiz na FACOS.
    Com amizade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Parece que qualquer outro comentário não merece ser escrito diante do anuncio desta nova vida!

    na expectativa da blogada de amanhã... que dependência, heim?

    ResponderExcluir
  12. Obrigado querida Marília,
    realmente o anúncio de uma nova vida também nos emudece.
    Descubro só depois que Christoph Türcke falou ontem no Goethe.
    Mas está ai a segunda parte de sua entrevista,
    Vale colocar esse filósofo em nossas leituras.
    Um afago com admiração,
    attico chassot

    ResponderExcluir