TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 18 de julho de 2013

18.- ACERCA DAS SAUDOSAS FÉRIAS DE JULHO


ANO
7
Livraria virtual em
WWW.PROFESSORCHASSOT.PRO.BR
EDIÇÃO
2501
Mesmo que desde a última quinta-feira — dia das postagens hebdômadas — tenha havido três blogadas extras: 12.- Um dia depois...(des)ilusões / 14.- Uma bandeira esquecida / 16.- A ressureição da máquina de escrever — as postagens das quintas-feiras parecem requerer melhor seleção.
Há quase um senso comum (fora da academia) que professores têm três meses de férias. Um deles seria o mês de julho também conhecido — em desde os tempos de alunos do então ensino primário — como férias inverno. Para esclarecimentos: enquanto professores do ensino superior temos 30 dias de férias no verão.
As atividades julinas — onde há recesso de aulas na graduação e também na pós graduação — são tantas e tão variadas, que fazem saudosas as recordadas férias de julho.
Olho esta semana (e a anterior e posterior não foi/será muito diferentes): na segunda, terça e quarta feiras no Unilasalle participei de Formação Continuada com palestras e oficinas muito enriquecedoras.
Na manhã desta quinta-feira participo da banca de defesa de dissertação no Mestrado Profissional de Reabilitação do Centro Universitário Metodista do IPA e Inclusão de Jorge Luiz Ayres Gonzaga que apresenta um excelente e denso estudo acerca da “Dimensão da Educação na prática profissional dos agentes da saúde no município de Porto Alegre”.
Na noite de hoje e no dia de amanhã ocorre em Porto Alegre e em várias cidades gaúchas polos o Seminário Internacional de Educação promovido pela Secretaria de Estado da Educação  em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Neste evento será lançado amanhã o livro Reestruturação do Ensino Médio: pressupostos teóricos e desafios da prática. Fui distinguido pelos organizadores — José Clovis de Azevedo e Jonas Tarcísio Reis — para tecer um prefácio.
Compus um proêmio onde faço uma mirada desta importante etapa da Educação básica que encerro assim:
Ao encerrar este prelúdio para outro Ensino Médio, ouso embalar duas de minhas utopias para a Educação brasileira. Elas foram construídas em uma história que já vive o seu 53º ano como professor sempre em sala de aula. Talvez por isso possam ter algum crédito. Afinal, apoio-me no clássico gauchesco Martin Fierro, onde se diz que o Diabo tem mais de diabo por ser velho do que por ser Diabo:
#1. Que cada nível se complete em si – a educação infantil não é preparação para o fundamental; este não é preparação para o médio; que também não é preparação para a universidade; a graduação não é preparação para a pós-graduação.
#2. Uma utopia anarquista, agora levemente valorizada no adito que se faz à LDB, quanto à exigência de titulação[1]: sonhamos doutores ensinando no ensino fundamental; mestres no ensino médio; graduados, nas graduações; sem titulação formal nos mestrados e doutorados.
Sonhar é preciso!
Após este espraiar-se em utopias voltemos às saborosas realidades que estão amealhadas neste livro. Vale sorvê-las. Com elas, muito provavelmente, se tecerá a reestruturação do Ensino Médio. Aqui há pressupostos teóricos que merecem ser compartilhados para uma árdua, mas muito necessária situação: desafios da prática para outro Ensino Médio.
___________
[1] A referência é ao ato da Presidenta da República que, em 04 de abril de 2013, acrescentou um novo artigo (o de número 62) à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.










5 comentários:

  1. Caro Chassot,

    quando estudava no Ginásio, que já não se escrevia mais Gymnasio, o mês de julho era uma festa: trabalhar, brincar, dormir bastante. Acabaram-se as férias de julho, pelo menos para a gente que atua na Graduação e na Pós-graduação. A próxima semana, dita de recesso branco, é período de defesas de dissertações, montagem de Planos de Ensino e de planejamento de aulas.

    Até mais, na Banca do Jorge. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    Quando ao professor educar lhe apraz
    E o poder público não fica atrás
    Cria-se uma verdade
    Pra Nação de qualidade
    Com livros e educação um povo se faz.

    ResponderExcluir
  3. O recente e-mail que recebi copiado "in verbis" aqui traduz como anda o nosso português.
    "BOA TARDE!

    ESTAMOS PARA TER UM ALMENTO DE 15% NAS PISCINAS E POR ISSO VENHO POR MEIO DESTA CONVIDAR SR (A) PARA APROVEITAR AINDA OS PREÇOS SEM ESTE ALMENTO QUE VAI PASSAR A VALER APARTIR DO DIA 01/08/2013

    GOSTARIA DE LEMBRAR QUE O VALOR DAS PISCINAS JÁ ESTÁ INCLUIDO:

    FILTRO

    BOMBA

    CAIXA DE COMANDO

    KIT ASPIRAÇÃO

    MÃO DE OBRA DA ESTALAÇÃO DA PISCINA"

    abraços

    Antonio Jorge

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Mestre!
    Sempre houve o hábito de se associar as férias escolares às férias dos professores...
    Afinal, se os alunos estão de férias, o que pode estar fazendo o professor?
    Mas, depois, descobri que os professores precisam de muito tempo para se preparar para cada período letivo, pois a atualização faz parte de suas tarefas.
    A aula é apenas o produto acabado de muitas horas de pesquisa e preparação...
    Abraços!

    ResponderExcluir