TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 1 de maio de 2011

01.- Um feriado (um pouco) roubado

Porto Alegre * Ano 5 # 1732

Esta edição já estava pré-postada quando tomo conhecimento que morreu Ernesto Sabato, considerado um dos maiores escritores argentinos do século 20, Morreu neste sábado, dia 30, aos 99 anos, em Santos Lugares, na província de Buenos Aires. Tive o privilégio de ouvi-lo em 2002 em Madrid. Neste registro me associa ao luto na literatura.

¿Hoje é domingo ou é feriado? Aqui estamos diante de uma situação mutuamente exclusiva. Um bom exemplo – bem séptico (como antônimo de asséptico) – para ilustrar a teoria dos conjuntos.

Violo uma determinação pessoal. Não falar da mega-boda da última sexta-feira, mesmo que já houvesse gasto a edição do dia 29 nisso. Afinal domingos, mesmo quanto eles se transvestem de feriados, é dia de blogadas curtas e amenas. Assim, a transgressão fica minimizada.

É noite de sábado quando escrevo este texto, para préposta-lo para que pelo menos uma muito querida leitora o tenha acessível na aurora desta manhã de domingo, antes de se dirigir aos serviços dominicais. Parece-me muito bonito essa denominação para aquilo que católicos e anglicanos (episcopais) chamam de missa e protestantes de culto. Aliás, a liturgia anglicana, muito semelhante à católica, esteve em alta, com casamento real.

Mesmo que este sábado fosse marcado como o ‘dia nacional de vacinação contra a gripe’ nos jornais suporte papel que li, não vi mencionado esse momento quase cívico. Manchetes como Casamento atrai multidão e revigora prestígio da realeza davam o tom a muitas páginas preenchidas com matéria das agências noticiosas, enviados especiais (de Porto Alegre havia também!), charges e colunas humorísticas. Penso que o destaque tão grande a festa dos ingleses está também relacionada com nossa dependência colonial da Europa.

O momento das bodas no horário brasileiro me facilitou, pois das 7h às 8h, faço academia, assim no esteirar da primeira meia hora fui privilegiado com o mais significativo. Vi, por exemplo, que só a esposa recebeu a aliança. Será que homem não precisa, porque, em espanhol, esposa significa ‘algema’?

Mas não vou mais gastar teclares com isto. Trago apenas uma pequena mostra imagética de um detalhe que me comoveu e de outro que me pareceu cômico.

O que será que chateou tanto à daminha Grace van Cutsem, de três anos, afilhada de William, que tampa os ouvidos durante o beijo do casal real. Certamente pedia para que o circo terminasse. Se houvesse aplicação de lei de defesa à infância o novel Duque de Cambridge deveria ser multado. E o cômico, para não dizer grotesco, foram os chapéus. Selecionei dois que poderiam levar o troféu de miss cornuália.

Peço aos queridos leitores e leitoras, que recebam o vazio desta blogada, como uma maneira vã de curtir o feriado que nos foi capturado.

Votos de um muito bom domingo a cada uma e cada um e desejo que este maio que se inaugura seja frutuoso. Amanhã haverá uma blogada digna de uma segunda-feira. Até lá.

10 comentários:

  1. Mestre Chassot! Na minha espiada em momentos do casamento real ingles, tive duvidas se estava vendo a passagem dos convidados para o casório ou membros de uma Escola da Sapucaí. Esse chapéu que trazes nas imagens, e que recebe o troféu Cornuália, bem poderia ser atribuido à criatividade de Joaozinho Trinta. Muitos alunos meus se posicionaram contra os gastos reais em tempos de crise financeira européia, principalmente. Não vou fazer aqui referencias ao assunto polêmico, mas atribuo certa dose de razão a eles. JB - Bom domingo e que seja AZUL.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    tuas alunas e teus alunos estão acertados: muito do desfile na Abadia de Westminster, nesta sexta-feira pareciam egressos de bloco carnavalesco.
    Que cumpra-se teus votos de um domingo/feriado azul
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Professor!
    Que delícia abrir o QUIMILOKOS e, logo cedo encontrar tua presença por lá!
    ^^!
    É sempre uma honra!
    Quanto à postagem do senhor, desde que vi sobre o casamento não me conformei com essa situação das alianças!Sei lá!Na minha opinião ambos tem que usar!Quando estava no finalzinho da minha gestação, estava tããão inchada que tive que retirar a minha, mas me sentia quase 'nua', acabei colocando na corrente no pescoço, e mesmo assim ainda me sentia estranha...mas sei lá realmente...
    Quanto a daminha, rssss, será que não estava com dor de ouvido?! Sempre que os sinos tocavam ela colocava as mãos nos ouvidos, sempre que fazia qualquer outro barulho, as mãos iam aos ouvidos novamente.Sei não, viu!Acho que era dor de ouvido!
    hehehe!!
    Será que dá para se desejar um ótimo feriado hoje?!
    kkkkkk!
    Deixa quieto!Um ótimo domingo é o que importa!
    =D

    ResponderExcluir
  4. p.s.: quanto aos chapéus, me desculpe, mas nem consigo comentar!
    kkkkkkkkkkkk!
    Definitivamente não faz parte de nossa cultura, ao menos não da minha!E, não rir é meio complicado!
    kkkk!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    Fiquei deveras comovido com a morte do Sabato, porque não o li como deveria. Depois de ler "Sobre heróis e tumbas", negligenciei o escritor achando que, como estava ali ao lado, poderia ter seus livros sempre à mão e ler quando me aprouvesse. Como se pelo fato dele ser argentino se traduzisse em mais facilidade de acessá-lo. Fiquei "devendo" atenção a esse fabuloso vzinho. Agora, espero, terei mais cuidado com sua obra.

    ResponderExcluir
  6. Caro Chassot,

    meu comentário, quase atrasado, se justifica por um compromisso eclesial: fui convidado para fazer a homilia e presidir a Eucaristia na Catedral Metodista de Porto Alegre porque a pastora necessitou se ausentar.

    Destaco o fato de que a campanha de vacinação de sábado quase não saiu nos jornais. Pois nesse sábado participei do Café Filosófico que se realiza todos os últimos sábados de cada mês na Livraria Nova Roma. O tema foi "Mídia e Sociedade", proferido pela nossa colega, Profa. Dra. Laura Maria Glüer (muito bem exposto). A reflexão que se seguiu foi exatamente sobre o que é e o que não é fato: apenas o que é noticiado pela mídia (jornais, TV, rádio, revistas semanais...)? Foi muito interessante o envolvimento dos participantes.

    Estou te convidando para a minha blogada de segunda-feira na qual vou detalhar um pouco mais essa reflexão.

    Por ora fica o meu abraço e os votos de um 'resto' de domingo/feriado!

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito querida Thaiza,
    foi muito bom visitar mais uma vez QUIMILOKOS; e aqui uma confidência. Fi-lo enquanto acompanhava a beatificação de João Paulo 2º. Mas isso é segredinho. Realmente a daminha – 3 anos – deveria se estar perguntando: ¿quando é que essa chatice vai terminar?
    Um afago dominical,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Thaiza,
    convenhamos que os chapéus junto com as carruagens foi a parte circense do casamento.
    Um agradecimento por tua querida presença aqui,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Jair,
    tuas palavras são minhas. Li pouco Sabato.
    Na edição de amanhã, presto-lhe homenagem.
    Um bom saldo de domingo
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Garin,
    é bom saber do compromisso pastoral. É bom imaginar-me tu pregando. Penso que deve ser muito próximo as tuas consistentes blogada.
    O ‘Café Filosófico ‘ – onde já apresentei A Ciência é masculina? – e o PhiloCine são belos exemplos da resistência de alunos e alunas da Licenciatura em Filosofia do Centro Universitário Metodista do IPA. Tomara que seu SOS tenha ressonância. Aguardo a blogada de amanhã.
    Um bom saldo de domingo e que as bênçãos que esparziste esta manhã do púlpito orvalhem nosso maio.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir