TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

20.- Vou votar no Serra, do PSDB, com saudades do FHC

Porto Alegre Ano 5 # 1539

Chegamos a uma quarta-feira. Ontem foi – como no dia anterior – mais um dia em que os acessos que fazem superar em muito a média. Espero que a assustadora manchete de hoje não baixe a preferência de meus leitores.

Sempre aprendemos que nas eleições temos que distribuir os espaços de maneiras isonômicas. Tenho dado várias edições largos espaços para a (quase) Presidenta eleita. Não é justo que não contemple a oposição, numa busca de equidade. Assim hoje essa blogada fictícia é construída a partir de uma releitura de uma das muitas mensagens recebidas dos mais diversos matizes:

Mestre Chassot,

o texto de ontem dos bispos e religiosos foi muito bom. Todavia ele não convenceu alguns PSDBistas mais fundamentalistas. Seguem dispostos a votar no Serra, como eu. Não têm muitos argumentos, mas seguem fazendo builliyng eleitoral como seu blogue descreveu com preciosidade no dia 13 deste mês. Sabemos que corremos o risco de perder para Dilma. Então o terrorismo eleitoral vale. Assim, na busca trazer argumentos, aos eleitores do Serra alinhavei algumas justificativas para acompanhá-los. Não precisamos atacar a Dilma, basta ver como nossa vida era melhor nos tempos do FHC. Comparem a situação de então com a de hoje:

Cansei de ir ao supermercado e encontrá-lo cheio. O alimento está barato demais. O salário dos pobres aumentou, e qualquer um agora se mete a comprar, carne, queijo, presunto, hambúrguer e iogurte.

Cansei dos bares e restaurantes lotados nos fins de semana. Se sobra algum, a gentalha toda vai para a noite. Cansei dessa demagogia.

Cansei de ir a Shopping e ver a pobreza comprando e desfilando com seus celulares.

O governo reduziu os impostos para os computadores. A Internet virou coisa de qualquer um. Pode? Até o filho da manicure, pedreiro, catador de papel, agora navega...

Cansei dos estacionamentos sem vaga. Com essa coisa de dinheiro a juro baixo, todo mundo tem carro, até a minha empregada. "É uma vergonha!", como dizia o Boris Casoy. Com o Serra os congestionamentos vão acabar, porque como em São Paulo, vai instalar postos de pedágio nas estradas brasileiras a cada 35 km e cobrar caro.

Cansei da moda banalizada. Agora, qualquer um pode botar uma confecção. Tem até crédito oferecido pelo governo. O que era exclusivo da Oscar Freire, agora, se vende até no camelô da 25 de Março e no Braz. Vergonha, vergonha, vergonha...

Cansei de ir em banco e ver aquela fila de idosos no Caixa Preferencial, todos trabalhando de office-boys.

Cansei dessa coisa de biodiesel, de agricultura familiar. O caseiro do meu sítio agora virou "empreendedor" no Nordeste. Pode? Cansei dessa coisa assistencialista de Bolsa Família. Esse dinheiro poderia ser utilizado para abater a dívida dos empresários de comunicação (Globo, SBT, Band, RedeTV, CNT, Folha de S. Paulo Estadão, etc.). A coitada da "Veja" passando dificuldade e esse governo alimentando gabiru em Pernambuco. É o fim do mundo.

Em outros tempos, salvavam-se bancos que geram emprego e também lucros, é claro. Afinal até Marx explicava isto de remunerar o capital daquele que investe no trabalho dos outros.

Cansei dessa história de PROUNI, que botou esses tipinhos, sem berço, na universidade. Até índio, agora, vira médico e advogado. É um desrespeito... Meus filhos, que foram bem criados, precisam conviver e competir com essa raça. Acredite eu vi uma índia terena que fez mestrado e ainda defendeu a dissertação na tribo. Na mesma Universidade, pasme um Sem terra, assentado como o pai, defendeu o título de mestre num assentamento.

Ganhando o Serra vem o Paulo Renato como ministro de Educação e então vão ver o que isso hoje estar sobrando dinheiro nas universidades públicas. Educação é mercadoria e por isto temos que expandir as universidades que buscam remunerar o capital investido pelos proprietários de escolas.

Não se pode esquecer o quanto o Serra é muito mais católico que a Dilma. A guerrilheira que agora que dar uma de beata. Por isso chego a crer que o documento publicado ontem pelo senhor aqui, dos bispos comunistas possa ser até apócrifos. Eu me comovo com a piedade do Serra e com a sua demonstração de fé, traduzida por exemplo nos santinhos onde prova sua fé no Senhor Jesus.

Acreditem, minha filha contratou uma cozinheira e ela estava fazendo direito em uma faculdade particular pelo PROUNI, em pouco tempo estava estagiando como defensora pública, saindo do emprego assim que se formou. Que absurdo! Ainda mais era negra. Essa gentinha não se enxerga mesmo.

Os aviões agora vivem lotados com este pessoalzinho que não sabe se comportar pois estão voando pela primeira vez. Agora os aeroportos ficaram pequenos para tanto avião e tanta gente.

Cansei dessa história de Luz para Todos. Os capiaus, agora, vão assistir TV até tarde. E, lógico, vão acordar ao meio-dia. Quem vai cuidar da lavoura do Brasil? Diga aí, seu Lula...

Cansei dessa história de facilitar a construção e a compra da casa própria (73% da população, hoje, tem casa própria, segundo pesquisas recentes do IBGE). E os coitados que vivem de cobrar aluguéis? O que será deles? Cansei dessa palhaçada da desvalorização do dólar.

Agora, qualquer um tem MP3, celular e câmera digital. Qualquer umazinha, aqui do prédio, vai passar férias no Exterior. É o fim...

Vou votar no Serra. Cansei, vou votar no Serra, porque quero de volta as emoções fortes do governo de FHC, quero investir no dólar em disparada e aproveitar a inflação. Investir em ações de Estatais quase de graça e vender com altos lucros. Chega dessa baboseira politicamente correta, dessa hipocrisia de cooperação. O motor da vida é a disputa, o risco... Quem pode, pode, quem não pode, se sacode.

Tenho culpa eu, se meu pai era mais esperto que os outros para ganhar dinheiro comprando ações de Estatais quase de graça? Eles que vão trabalhar, vagabundos, porque no capitalismo vence quem tem mais competência. É o único jeito de organizar a sociedade, de mostrar quem é superior e quem é inferior.

Eu ia anular, mas cansei. Basta! Vou votar no Serra. Quero ver essa gentalha no lugar que lhe é devido. "Quero minha felicidade de volta."

"Desculpe mestre Chassot, vou votar no Serra. Cansei... Basta"! Vou votar no Serra, do PSDB do FHC, um abraço de um seu leitor anônimo, xpto.

Espero que tenham curtido a falácia [=no aristotelismo, qualquer enunciado ou raciocínio falso que, entretanto simula a veracidade]. Agradeço o autor anônimo de tino e minha filha Clarissa que me enviou. Acrescentei apenas o preâmbulo e a situação dos dois mestrandos da indígena terena e do assentado. Tive o privilégio de ouvir uma e outro na UCDB, em Campo Grande, recentemente. Também evoquei a possível volta do economista que por oito anos comandou o MEC no governo FHC, quando diferentemente de hoje, as universidades públicas eram sucateadas. E relembrei o período que se socorria bancos, para que os banqueiros não tivessem prejuízo. É acréscimo meu as provas da religiosidade do tucano.

Desejo que cada uma e cada um tenha uma muito boa quarta-feira. Quando ela for vencida só teremos 10 dias antes deste tenso e rasteiro período pré-eleitoral.

17 comentários:

  1. Bom dia Tio Àttico e seguidores do blogue

    Olha, esta notícia peguei no site da Gazeta do Povo...

    Se álguém duvida da competencia de Dilma, e da idoneidade do Lula, o que vai dizer da consciencia politica e inteligência deste homem?


    "Chico Buarque, cabo eleitoral "classudo" de Dilma"



    Divulgação


    Chico Buarque: militante pró-Dilma.

    Está certo, Dilma tem alguns incômodos aliados como José Sarney (PMDB) e Fernando Collor (PTB). Mas também alguns nomes de peso. No meio artístico, o maior deles é Chico Buarque. Veja o que ele falou sobre a candidata, em evento realizado anteontem:

    "Vim reiterar meu apoio a essa mulher de fibra, que já passou por tudo, e não tem medo de nada. Vai herdar um governo que não corteja os poderosos de sempre. O Brasil é um país que é ouvido em toda parte porque fala de igual para igual com todos. Não fala fino com Washington, nem fala grosso com a Bolívia e o Paraguai."

    ResponderExcluir
  2. Meus queridos sobrinhos de Curitiba
    ~~ o autor do excelente comentário não se identificou, mas pelo nome do jorna infiro ser de Curitiba ~~
    realmente o FHC pode char o Lula de analfabeto ou o Serra dizer que o Lula é incompetente, no caso prefiro a opinião do Chico;
    Até a vitória dia 31
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. De: Edni Oscar Schroeder [mailto:edni@plugin.com.br]
    Enviada em: quarta-feira, 20 de outubro de 2010 01:10
    Para: Attico Chassot
    Assunto: ReTORNANDO para CHASSOT: Uma blogada que revoluciona um paradigma

    Muito bom, CHASSOT.
    Estamos na luta!
    Até.

    E d n i
    ===================

    De: Alexandre Maia do Bomfim [mailto:alexmab@uol.com.br]
    Enviada em: quarta-feira, 20 de outubro de 2010 08:16
    Para: Attico Chassot
    Assunto: Re: Uma blogada que revoluciona um paradigma

    Prezado Mestre Chassot,
    Por um momento, reconheço que levei um susto...
    abs.
    Alexandre Maia do Bomfim (prof. IFRJ)

    ResponderExcluir
  4. Estimado colega Alexandre,
    não foi sem razão teu susto. Docentes, e também discentes dos IFs são capazes de imaginar o desastre que seria para suas instituições e para o Brasil se Paulo Renato viesse a ser Ministro de Educação.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Ás vezes, por segurança, precisamos 'fingir' que nada sabemos, que nada vemos... e acabamos temendo tudo ca-la-di-nhos! Bom dia Chassot!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Gabriella,
    tu que também és poeta entendes que há duas flores que curto e devemos imitar em situações diferentes. Ora, esconder-nos como as violeta e outras vezes, mostrar-nos como o Girassol.
    Uma boa quarta-feira e obrigado pelos prestigio de visitares este blogue
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Levei um susto quando abrir o blog... Mas, postagem lida e entendida apenas fico temerosa dessa campanha do Serra dá algum resultado!!! Seria um grande retrocesso para todos nós, espero que o brasileiro não queira andar para trás e continue dando passos adiante, mesmo que Dilma não seja a "mãe dos pobres" ou uma super mulher, ainda assim está claro que dessa vez ela é a melhor opção!!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito querida e mítica Pandora,
    não és a primeira a te assustar. Vibro contigo pela opção. Realmente Dilma é dispara a melhor opção.
    Obrigado por seres uma leitora tão atenta.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. Olá meu querido e estimado Chassot!!
    Saudades de postar aqui!!

    Que alegria ler o seu blog hoje...
    Achei muito interessante a blogada...

    Ah...espero que tenhas gostado dos dias na minha ex-curitiba...
    sei que dedicou um dia em seu blog para falar um pouco de sua visita...

    Mando abraços carinhosos...
    Com saudades...
    Chiara

    ResponderExcluir
  10. Querido chassot,
    Respeito a tua decisão. Meu voto é para Serra, assim como foi no primeiro turno.
    O Vila da Ciência está sendo bastante visitado e os trabalhos apresentados com base em tuas escritas, muito apreciados.
    Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  11. enviei o manifésto e recebi respostas o qualificando como "lamentável". Bom, me prestei a tornar a respondê-los, lamentávél é o uso de argumentos religiosos em um país laico. Argumentos morais em ambras as campanhas me envergonham, Mestre. Admirável é o posicionamento lúcido destes líderes religiosos. E é dever para aqueles que prezam pela democrácia, posicionar-se, pré- e pos eleição.


    ps: acertou o nome da cidade, Mestre! : )

    ResponderExcluir
  12. Muito querida colega Joelia,
    também respeito tua decisão de votar no Serra. Claro que não posso deixar de surpreender-me. Imagino-me visitando a Vila Ciência na minha querida Jequié.
    Um afago
    attico chassot

    ResponderExcluir
  13. Querida Marília,
    concordo contigo acerca do posicionar-nos. Claro que isto da margem a incompreensões, mas...
    Um afago com saudades
    attico chassot

    ResponderExcluir
  14. Muito querida Chiara,
    adorei tua Curitiba.. Escrevi no dia 8 de outubro ~~ peço que busques esta edição ~~ sobre minha estada no CEEBJA Paulo Freire, local onde foste lembrada com carinho.
    Obrigado por tua postagem e um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  15. Muito querida Chiara,
    obrigado por te amável retorno acerca de minha estada em uma escola que me emocionou,
    Um afago com carinho do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  16. Querido Chassot me convenceste em votar na Dilma,embora ache que ainda teremos que penar muito para encontrar entre candidato um verdadeiro estadista.Por sinal gostaria de te convidar para visitar meu iniciante e meio desengonçado blog.


    http://trabalhoprofessor.blogspot.com/

    Abraços a toda a familia e vamos votar bem


    Rosa Maria Martini

    ResponderExcluir
  17. Muito querida Rosa Maria,
    primeiro minha enorme surpresa com tua decisão.
    Fiquei muito (muito mesmo) feliz, especialmente pela nossa história e pela admiração que tenho por ti;
    Lamento que não tenha teu endereço eletrônico no computador que te escrevo. Já visitei o teu blogue que achei muito simpático e atrativo.
    Vou deixar lá este comentário.
    Um afago com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir