Porto Alegre Ano 5 # 1520 |
Viva: é outubro. O dia é mesmo de primavera, mesmo que houvesse regiões do Rio Grande do Sul com temperaturas em torno de 5ºC.
Há uma semana abria a edição assim: “Vou aderir ao senso comum: assim como 95% das pessoas, adoro viajar, mas gosto também, e muito, voltar.” Hoje o sentimento é o mesmo. Valesse uma teorização com apenas dois eventos, poderia dizer que senso comum (= desejo de voltar) já se transforma em Ciência. Talvez, poderia dizer que o pensamento mágico funciona. Mesmo que meus dois voos de ontem atrasasse e só chegasse quando sexta-feira já tinha mais de uma hora, a torcida pela não repetição do desvio de rota que contei aqui na terça-feira funcionou. Enfim, estou de volta para uma agenda extensa aqui hoje.
Um comentário primeiro acerca do meu quarto dia sergipano. O destaque é para um fato (e feito) excepcional em minha fala na manhã de ontem: “A historia e a filosofia da Ciência catalisando ações transdisciplinares” para professores e alunos do mestrado ligado ao Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA). Mesmo que durante os últimos anos, a cada ano profira dezenas de palestras, nunca tive, por mais de duas horas, participando com brilho um professor emérito de uma das mais reconhecidas universidades – Paris VIII – é que é verbete, por exemplo, da Wikipédia francesa.
Bernard Charlot * Il a été Professeur de sciences de l'éducation à l'université de Paris 8 il est maintenant "pesquisador visitante" (chercheur invité) au CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico), rattaché à l'UFS (Université Fédérale du Sergipe), à Aracaju au Brésil. Il est en outre, agrégé de Philosophie (1968), Docteur d'État en Lettres et sciences humaines, et Professeur émérite de l'Université Paris VIII (France). Ancien élève de l'École normale supérieure de Saint-Cloud.
Muitos de meus leitores certamente conhecem entre muitos outro um livro que é referência nos estudos de muitos na área de Educação, mais particularmente no ensino de Ciência. CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber; elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Não posso deixar de confessar que me perturbei quando, me dividia entre autografar alguns livros e ajudar na conexão de meu notebook ao data-show e sou apresentado ao Professor Charlot. Pergunta-me pelo meu sobrenome. Falamos das semelhanças, tanto que sua orientanda de doutorado vez ou outra confunde vocativos. Comento de meus ancestrais suíços de fala francesa do cantão de Friburgo. Mas pensava que chegava ao auditório apenas para cumprimentos.
Foi muito grato ao final ouvir ratificar muitas de minhas assertivas e também responder a alguns pontos que temos opiniões diferentes. Para mim a presença de Bernard Charlot, não apenas foi altamente estimulante do ponto de vista intelectual, mas também permitiu debatermos, ante um auditório muito participante acerca da construção do conhecimento.
Ainda retomo um dos pontos que discutimos, mas antes ofereço possibilidade de ser conhecido algo mais de que trouxe dimensões muito significativas a minha fala, ontem:
Entrevista com o professor de Ciências da Educação da Universidade de Paris que se dedica ao estudo das relações dos alunos das classes populares com o saber escolar. http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006
Já passava do meio-dia quando deixamos são Cristovão e fomos a um restaurante rural em Calumbi no município de Nossa Senhora do Socorro. Ali com a Débora, a Lia Maria, a o Marilene e Ulisses nos deliciamos com peixes e camarões (estes produzidos em criadouros junto ao restaurante. Nosso almoço teve como aperitivo caldo de sururu.
Antes de encerrar, em solidariedade a leitoras e leitores do Equador deste blogue: Deseo hace llegar un apretado abrazo al hermano pueblo ecuatoriano, manifestando su más profundo reconocimiento y apoyo a su presidente, Rafael Correa, y a las instituciones democráticas que lo representan.
Por fim votos de uma muito boa sexta-feira. Que esta vigília eleitoral seja marcada pelo desejo que os filhos de nossos filhos possam fruir um Brasil mais justo e mais solidário.
¡Muchas gracias querido Profesor Chassot! Ayer fue un día realmente difícil, lleno de caos en toda esta pequeña República. La ciudad que más se vio afectada por saqueos y robos fue Guayaquil y la gente además tuvo que caminar muchísimo porque el transporte urbano cesó.
ResponderExcluirDa la impresión que las cosas están en calma, pero el motivo del conflicto aún no se ha superado.
Que las elecciones en Brasil sean para lo mejor. Un abrazo y que tenga un buen fin de semana, Matilde
Muito estimada Matilde,
ResponderExcluirontem imaginei todos os transtornos e apreensões vividos pelos equatorianos. Não imaginava que a tua cidade fosse o local mais dramático.
Receba tu e cada uma e cada um dos equatorianos minha solidariedade.
Obrigado pelos desejos de melhor para os brasileiros nas eleições.
Um afago carinhoso do
attico chassot