TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 19 de outubro de 2010

19.- “Se nos calarmos, até as pedras gritarão”

Porto Alegre Ano 5 # 1538

Antes daquilo pretende ser central desta blogada dois comentários do diário de um bloguista (e meus leitores sabem por que não uso: blogueiro). Para mim esta contextualização invadindo este cada vez mais tênue limite público/privado dá sabor ao blogar, mesmo que esta exposição ao voyeurismo dê azo ao narcisismo.

Primeiro comentário: foi uma segunda-feira de ganhar presentes. Três de minhas alunas da Universidade do Adulto Maior acarinharam-me com mimos pelo dia do Professor. De Curitiba, a Malu, que já me presenteara com aquela memorável ida ao CEEBJA Paulo Freire, que contei aqui dia 8, no mesmo pretexto de homenagear-me pelo dia do Professor, enviou em cuidadosa embalagem um livro que já me envolve: “O jardim de Darwin – Down House e a Origem das espécies” acerca da casa que Charles Darwin viveu cerca de quatro décadas, depois de voltar da viagem de cinco anos no HMS Beagle. Já está aqui anunciada uma futura dica de leitura sabática.

Segundo comentário: Também está na linha de presentes. Nada agrada tanto a um bloguista que ver aumentar o número de leitores a cada dia. Este controle é algo que me exige policiamento. Mas nesta segunda uma surpresa: cedo já estava superada a média diária de cem leitores diferentes (não me refiro ao número de visitas). A meia noite esse número chegava a 150. Havia uma explicação. Uma leitora muito especial que conheço apenas de ouvir mensagem comovente que foi lida na cerimônia de sábado justificando a ausência: Anna Maria de Castro, filha do insigne patrono do Instituto de Educação Josué de Castro, leu o blogue e escreveu uma mensagem ao Edgar e outros: “Meu caro Edgar: Não pude, desta vez, sentir a emoção descrita pelo Blog do mestre Chassot! Parabéns para todos vocês! com meu fraterno abraço, Anna Maria. Devo sentir-me presenteado, não apenas pelo números de leitores, mas por um deste ser filha de um dos brasileiros mais importantes, que entre as dezenas de obras, em diferentes línguas, tem um marco indelével “Geografia da Fome: A Fome no Brasil”, que foi/é referência primeira

acerca da fome. O médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político Josué de Castro (Recife, 5 de setembro de 1908 - Paris, 24 de setembro de 1973), dedicou sua vida ao combate à fome. Exerceu a Presidência do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e foi também Embaixador brasileiro junto à ONU. Logo após o Golpe de Estado de 1964, teve seus direitos políticos suspensos pela ditadura militar e como contou o João Pedro Stédile na sua fala de sábado, morreu de saudade do Brasil em Paris.

Postos estes dois ‘vaidosos’ comentários, eis o ‘assunto do dia’. Mesmo que diversas vezes já diversas vezes, tenha me posicionado politicamente aqui, não desejo fazer deste blogue palanque político. Mas se seu mote é fazer alfabetização científica, em uma dimensão muito ampla, a alfabetização política se inclui aqui.

Já escrevi que esses dias que antecedem o segundo turno estão sendo azucrinantes. Não bastasse a boataria mentirosa e covarde que recebo de desconhecidos e de um conhecido (que não atende meu pedido de trégua), ontem à noite algo inédito. Recebo uma chamada telefônica e uma gravação começa a desfilar mentiras. Nem adiantou eu mandar a voz para aquele lugar, pois era certamente o robô maledicente.

Está justificado porque vou trazer hoje algo que me enviou meu querido amigo Edni Oscar Schroeder, um discípulo aguerrido de Josué de Castro no combate a fome por este Brasil. Nestes tempos marcados por um retrocesso ao medievo, onde posturas religiosas se sobrepõem a qualquer outro assunto, vale ler o texto a seguir:

Manifesto de Cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da Vida em Abundância!

Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:

1. Nestes dias, circulam pela internet, pela imprensa e dentro de algumas de nossas igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”.

A própria candidata negou a veracidade destas afirmações e, ao contrário, se reuniu com lideranças das Igrejas em um diálogo positivo e aberto. Apesar disso, estes boatos e mentiras continuam sendo espalhados. Diante destas posturas autoritárias e mentirosas, disfarçadas sob o uso da boa moral e da fé, nos sentimos obrigados a atualizar a palavra de Jesus, afirmando, agora, diante de todo o Brasil: “se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc 19, 40).

2. Não aceitamos que se use da fé para condenar alguma candidatura. Por isso, fazemos esta declaração como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais. Em nome do nosso compromisso com o povo brasileiro, declaramos publicamente o nosso voto em Dilma Rousseff e as razões que nos levam a tomar esta atitude:

3. Consideramos que, para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira.

4. Consideramos que o direito à Vida seja a mais profunda e bela das manifestações das pessoas que acreditam em Deus, pois somos à sua Imagem e Semelhança. Portanto, defender a vida é oferecer condições de saúde, educação, moradia, terra, trabalho, lazer, cultura e dignidade para todas as pessoas, particularmente as que mais precisam. Por isso, um governo justo oferece sua opção preferencial às pessoas empobrecidas, injustiçadas, perseguidas e caluniadas, conforme a proclamação de Jesus na montanha (Cf. Mt 5, 1- 12).

5. Acreditamos que o projeto divino para este mundo foi anunciado através das palavras e ações de Jesus Cristo. Este projeto não se esgota em nenhum regime de governo e não se reduz apenas a uma melhor organização social e política da sociedade. Entretanto, quando oramos “venha o teu reino”, cremos que ele virá, não apenas de forma espiritualista e restrito aos corações, mas, principalmente na transformação das estruturas sociais e políticas deste mundo.

6. Sabemos que as grandes transformações da sociedade se darão principalmente através das conquistas sociais, políticas e ecológicas, feitas pelo povo organizado e não apenas pelo beneplácito de um governante mais aberto/a ou mais sensível ao povo. Temos críticas a alguns aspectos e algumas políticas do governo atual que Dilma promete continuar. Motivo do voto alternativo de muitos companheiros e companheiras Entretanto, por experiência, constatamos: não é a mesma coisa ter no governo uma pessoa que respeite os movimentos populares e dialogue com os segmentos mais pobres da sociedade, ou ter alguém que, diante de uma manifestação popular, mande a polícia reprimir. Neste sentido, tanto no governo federal, como nos estados, as gestões tucanas têm se caracterizado sempre pela arrogância do seu apego às políticas neoliberais e pela insensibilidade para com as grandes questões sociais do povo mais empobrecido.

7. Sabemos de pessoas que se dizem religiosas, e que cometem atrocidades contra crianças, por isso, ter um candidato religioso não é necessariamente parâmetro para se ter um governante justo, por isso, não nos interessa se tal candidato/a é religioso ou não. Como Jesus, cremos que o importante não é tanto dizer “Senhor, Senhor”, mas realizar a vontade de Deus, ou seja, o projeto divino. Esperamos que Dilma continue a feliz política externa do presidente Lula, principalmente no projeto da nossa fundamental integração com os países irmãos da América Latina e na solidariedade aos países africanos, com os quais o Brasil tem uma grande dívida moral e uma longa história em comum. A integração com os movimentos populares emergentes em vários países do continente nos levará a caminharmos para novos e decisivos passos de justiça, igualdade social e cuidado com a natureza, em todas as suas dimensões. Entendemos que um país com sustentabilidade e desenvolvimento humano – como Marina Silva defende – só pode ser construído resgatando já a enorme dívida social com o seu povo mais empobrecido. No momento atual, Dilma Rousseff representa este projeto que, mesmo com obstáculos, foi iniciado nos oito anos de mandato do presidente Lula. É isto que está em jogo neste segundo turno das eleições de 2010.

Com esta esperança e a descisão de lutarmos por isso, nos subscrevemos:

Dom Thomas Balduino, bispo emérito de Goiás velho, e presidente honorário da CPT nacional

Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Feliz do Araguaia-MT

Dom Demetrio Valentini, bispo de Jales-SP e presidente da Cáritas nacional. Seguem mais 166 assinaturas, que omito, pela extensão limitada desta blogada. Há nomes ilustre das mais diferentes denominações de igrejas cristãs e lideres budistas, entre as quais me alegrou ver a de meu colega e amigo: Padre Inácio Neutzling – jesuíta, diretor do Instituto Humanitas Unisinos.

Depois desta beleza de texto, só cabe aditar: uma muito boa terça-feira.

6 comentários:

  1. Mestre!
    Os acontecimentos politicos nos envolvem, somos formadores de opinioes e nao podemos nos omitir...gostei do texto, vou fazer uma copia e fazer a minha parte....aqui em Maravilha, está uma Maravilha! Não pelo acontecido politico, mas quando a gente vê uma luz no fundo do tunel, que se faça justiça! foi denunciado as fraudes na Camara de Vereadores e uma Força de investigação chamada de Parlamento, investigou e prendeu 4 dos 9 vereadores!! Estamos no aguardo das investigações....


    Elzira.

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Elzira,
    é muito bom ter as duas dimensões de teu comentário. A primeira, de uma leitora crítica aceitar que o blogue não esteja sendo apenas palanque, mas também alfabetização científica, numa expansão à alfabetização política. A segunda, intervenção depuradora na Câmara de Vereadores de Maravilha. Nesta terça-feira estarei em Chapecó acolhido pelo nosso Antônio (que recebe cópia desta mensagem) para três falas na UFFS.
    Um afago com saudades e maravilhado
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre,
    tenho que discordar de uma afirmação sua: os presenteados fomos nós que tivemos a honra de sua presença aqui no CEEBJA...
    E, estou emocionada pela menção ao livro que enviei como agradecimento, até com futura dica sabática de leitura,que maravilha, sinal que gostou!!
    Um abraço emocionado,
    Malu.

    ResponderExcluir
  4. Muito querida e colega especial Maria Lúcia,
    quem presenteia é presenteado. Logo não vamos discutir acerca disto. O livro promete. Ele se intercala a meio a outros e a muitos fazeres neste final de outubro.
    Foi bom na blogada de ontem mencionar acarinhamentos.
    Obrigado por estares nesta blogada. Recordo muito algumas cenas daquela noite memorável no CEEBJA Paulo Freire.
    Um afago para ti
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Professor, onde posso encontrar a manifestação na íntegra, com todas as assinaturas? Como a Elzira, também farei "minha parte".
    Ontem a noite, no encontro com a gurizada do grupo de jovens da Igreja, abordei estas questões e falamos sobre vida digna... Foi muito bom, e hoje lendo seu blogue... bah!

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Marília,
    vibro com teus fazeres aí no Passo do Sobrado. Acertei o nome?
    Tentei posta a integra das assinaturas, mas não consegui.
    Elas vão anexo abaixo, sem serem postada. Mando-te também um arquivo com o texto e as assinaturas completas.
    Um afago com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir