TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 10 de outubro de 2010

10.- Hoje é 10.10.10

Porto Alegre Ano 5 # 1529

Os parágrafos em CAIXA ALTA, inseridos em edições como a de ontem, não são proposta da produção e sim inserções indesejadas geradas pelo blogspot. O mesmo vale para negritos;

Neste muito exótico outubro, que se faz assim não apenas por suas raríssimas cinco sexta-feiras, cinco sábados e cinco domingos, mas pela cabalística data de hoje: 10.10.10 ou por aquela que ocorrerá dentro de 10 dias: 20.10.2010, este blogue une-se àquelas e àqueles que estão engajados na melhor qualidade de vida planeta.

Aceitando a hipótese Gaia, também denominada como hipótese biogeoquímica – mesmo que ainda controversa em ecologia profunda – a proposta é pensar a biosfera e os componentes físicos da Terra (atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera) como intimamente integrados de modo a formar um complexo sistema interagente que mantêm as condições climáticas e biogeoquímicas preferivelmente em homeostase.

Originalmente proposta pelo investigador britânico James E. Lovelock nascido em 1911 como hipótese de resposta da Terra, ela foi renomeada conforme sugestão de seu colega, William Golding, como Hipótese de Gaia, em referência a Deusa grega suprema da Terra – Gaia. A hipótese é frequentemente descrita como a Terra como um único organismo vivo. Lovelock e outros pesquisadores que apoiam a ideia atualmente consideram a como uma teoria científica, não apenas uma hipótese, uma vez que ela passou pelos testes de previsão.

"Temos que ter em mente o assustador ritmo da mudança e nos darmos conta de quão pouco tempo resta para agir, e então cada comunidade e nação deve achar o melhor uso dos recursos que possui para sustentar a civilização o máximo de tempo que puderem". Sir James Lovelock (http://www.ecolo.org/lovelock)

É dentro desta perspectiva que em todo Planeta, motivados por datas singulares como a de hoje se fazem ações especiais. Destaco aquelas em que revistas semanais, nesta semana suspendem sua edição impressa e só circulam sob a forma eletrônica. Trago o exemplo da excelente IHU on Line, editada pelo Instituto Humanitas da Unisinos. Esta semana não está sendo disponibilizada a versão impressa, economizando 16 quilos de papel reciclado e um quilo de tinta. Um total de 1,76 kg de CO2 deixará de ser emitido na atmosfera em função as revista impressa não ser transportada da gráfica até o câmpus para distribuição.

Afortunadamente a maioria do que escrevemos, nos dias atuais, não passa para suporte papel. Eis um exemplo. Este blogue circula diariamente com cerca de 1000 palavras. Isso corresponde a 2,5 páginas de um livro como o Educação conSciência, que tem 240 páginas, Assim em um ano temos aqui a produção de 4 exemplares, isso é nestes quatro anos já se escreveu algo como 16 livros, iguais ao referenciado. Se me louvar na média atual de 100 leitores, teríamos produzidos 1600 livros. Como cada Educação conSciência pesa cerca de 300 gramas, teríamos quase meia tonelada de papel, como cada árvore produz cerca de 50 quilos de papel, teríamos que esse blogue, por seu suporte eletrônico de circulação economizado 10 árvores. Abençoada internet que também ajuda poupar a natureza.

Como podemos economizar além de papel também tempo, uma blogada dominical pode ser encurtada. Fiquemos hoje por aqui. Mas antes de desejar um bom domingo, que Porto Alegre já é radioso, uma notícia e um pedido.

Este blogue, que por indicação de um leitor concorreu ao prêmio top Blog, Foi classificado na categoria cultura, para o segundo turno pela votação de seus leitores. Assim, o pedido: prestigiem e votem nele nesta segunda etapa.

8 comentários:

  1. Mestre!
    Percebi, pelos comentarios, que nem sempre conseguimos enviar os comentarios...mas repito o meu do dia que fizeste a palestre para a turmas de adultos que estudam...realmente deve ser emocionante como estes, que só na vida adulta conseguem estudar, são muito atenciosos e gratos...imagino porque tambem trabalhei um pouco com a educação de adultos....
    No mais hoje fé dia de escutar os pastores...um bom domingo...
    Com carinho
    Elzira.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Chassot! Cumprimento-o pela blogada de hoje, quando trazes à tona a Teoria de Gaia de Lovelock, e principalmente por alertares para a produçao de papel desnecessariamente. Tambem estou torcendo pelo sucesso de teu Blog no evento TOP BLOG 2010, onde o mesmo conseguiu colocaçao entre os 100 MAIS na categoria Cultura. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  3. merece sim o posto de top blog. Bom domingo! Gabriella lima pelo celular.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Mestre.

    penso que só quando compreendermos que Somos o Planeta,independente das catastrofes ambientais, atitudes de respeito como esta serão adotadas.
    Este sentimento de ser a Terra, que alegra e tem doído também.

    vou lá votar! Precisa de documento com foto?

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Jairo,
    só nesta manhã de segunda-feira, por desarranjo do computador que conheço tua postagem. Ainda na blogada postada esta madrugada estranhava que não tinha havido nenhum comentário: houve quatro que respondo agora. Realmente a hipótese Gaia para mim é teoria.
    Já votei no teu blogue também, na mesma categoria,
    Um bom dia do professor antecipado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Elzira,
    só nesta manhã de segunda-feira, por desarranjo do computador que conheço tua postagem. Ainda na blogada postada esta madrugada estranhava que não tinha havido nenhum comentário: houve quatro que respondo agora. Realmente a estada em um Centro de Educação Básica de EJA foi das ações mais significativas de minha carreira.
    Espero que a voz dos pastores tenha sido adequadamente retribuída quando passou a sacolinha.
    Um bom dia do professor antecipado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito querida Gabriella,
    só nesta manhã de segunda-feira, por desarranjo do computador que conheço tua postagem. Ainda na blogada postada esta madrugada estranhava que não tinha havido nenhum comentário: houve quatro que respondo agora.
    Obrigado por prestigiares este blogue com adesão à votação.
    Um bom pré-feriado,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Marília,
    só nesta manhã de segunda-feira, por desarranjo do computador que conheço tua postagem. Ainda na blogada postada esta madrugada estranhava que não tinha havido nenhum comentário: houve quatro que respondo agora. Realmente nosso Planetinha se inclui num vasto Universo. Precisamos cuidar dele.
    Obrigado por prestigiares este blogue com teu voto de carteirinha.
    Um bom pré-feriado,
    attico chassot

    ResponderExcluir