TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

08.- Um noite inesquecível e quase inenarrável

Curitiba Ano 5 # 1527

Escrevo de Curitiba da casa de minha irmã Tile e meu cunhado Otelo. Vejo a cidade, que ontem me recebeu com chuva e frio, desde um 21º andar, com um céu azul e plenamente ensolarada.

Vivi, ontem à noite, uma das mais emocionantes experiências enquanto professor. Mas permitam-me um relato cronológico até para que emoções mais fortes não toldem o dia pleno de fazeres.

Antes de deixar Porto Alegre reencontrei, por brevíssimos minutos, com a Júlia, que no dia anterior chegara imprevista e fugazmente de Paris. Amanhã, ao retornar poderei estar ainda com ela já na sua despedida.

Ontem, mesmo chovendo na partida e na chegada, o voo foi pontualíssimo. Em São José dos Pinhais era queridamente aguardado pela Prof. Dra. Orliney Guimarães, do Departamento de Química da UFPR. Fomos diretos ao campus da área tecnológica da UFPR, onde pude dar uma revisadas nas falas programadas para a tarde e noite. No almoço, próximo ao campus reencontrei alguns colegas.

A tarde foi extensamente preenchida por mais de quatro horas comum mini-curso acerca de História e Filosofia da Ciência para participantes do Programa de Iniciação à Docência – PIBID do Departamento de Química da UFPR, alunos e professores do mestrado em Educação em Ciências, professores da rede estadual. Foi muito discutir as revoluções copernicanas, lavoiserana, darwiniana e freudiana e como estas conduziram a disciplinarização.

À noite, com a professora Maria Lucia e com o professor João, que também assistiram o curso, fui o Centro Especial de Educação Básica de Jovens e Adultos Paulo Freire. Fui recebido pela professora Terezinha que apresentou história e as propostas de uma muito significativa escola da capital paranaense. Depois de conhecer um pouco das instalações participai com professoras e professores de um lanche mediado por muitas interrogações acerca de meus livros, particularmente do A Ciência é masculina?

Na atividade seguinte, em um auditório lotado, com participantes em pé, fiz a palestra ‘A Escola não mudou! Ela foi mudada?’ Por mais de duas horas vivi emoções muito fortes e acompanhei a transmutação do auditório, especialmente dos estudantes. Estes muito provavelmente cansados de uma jornada em seus trabalhos, alguns iniciados ainda madrugada, pareciam sonolentos, mas logo se tornaram participantes e vibrantemente interessados. Poucas vezes, mesmo já tendo feito centenas de palestras, me senti tão encantado com uma fala, vendo dezenas de trabalhadoras e trabalhadores tão sequiosos por conhecer a Ciência e manifestarem tanta satisfação – expressas em alguns momentos por sonoros risadas – ao ouvirem meus relatos sobre histórias que para muitos se faziam próximas.

Talvez o depoimento que recebi da Professora Maria Lucia Lopes, que enquanto leitora deste blogue, que enquanto bióloga fez aproximação aqui numa discussão sobre uma variedade planta (azulita) e agora catalisou a visita traduza muito do que vivi ontem a noite e tenha dificuldade de passar aos meus leitores; Eis o que ela escreveu: Olá, mestre, qual foi sua impressão de nossa escola? Espero que tenha gostado, mesmo que tenha sido em um horário não muito adequado, após os trabalhos da tarde. Quanto a sua palestra, foi maravilhosa, nunca vi uma plateia tão atenta, os rostos demonstravam satisfação, entendimento e admiração (eu também). Recebi cumprimentos dos colegas por tê-lo trazido aqui no CEEBJA. O senhor já faz parte não só da minha vida, mas de todos nós, professores e alunos. Teremos sempre a lembranças deste memorável 08-10-2010. Pena que as fotos da minha máquina ficaram fora de foco. Aprendi muito também com a palestra na UFPR, sei que tenho muito o que ler sobre história da ciência. Abraços, Malu.

Para mim a noite deste oito de outubro é memorável, mesmo inenarrável. Foi muito importante tê-la vivido no CEEBJA. Meus agradecimentos são muito especiais para os trabalhadores que me acolheram em seus estudos.

Tanto à tarde na UFPR como à noite tive oportunidade de autografar vários de meus livros e receber a tietagem daquelas e daqueles que queriam registrar em fotos este nosso estar juntos. Essas provas de estima me encantam.

Já era quase 23 h quanto o Prof. João – um geógrafo que me conduziu competente pelo labiríntico transito curitibano – me deixou no Ahu. O Otelo me esperava. Lamentamos que a Tile estivesse em Montenegro. Conversamos bastante. Mais uma vez evocamos nos anos juntos no São Joao Batista, que culminou com nossa formatura no ginásio em 1957.

Esta manhã, me dedico a fala que tenho à tarde no Departamento de Química da UFPR. Ela será antecedida por almoço com a Profa. Joanez que coordena o PIBD. Depois de minha fala devo estar no aeroporto para às 21h partir para Porto Alegre, então começar o shabath que vai se espraiar num feriadão, porque o dia do professor do dia 15 será antecipado para segunda-feira dia 11, aditado ao feriado da padroeira, dia 12. Assim uma muito boa segunda sexta-feira, deste outubro excepcional que tem cinco sexta-feiras, cinco sábados e cinco domingo.

11 comentários:

  1. Olá, mestre,
    a emoção e o adiantado da hora (já passava de meia noite) quando mandei o e-mail sobre minhas impressões da nossa memorável noite no CEEBJA me fez cometer um erro quanto à data, ontem foi 07-10-2010, uma noite inesquecível a todos nós que assistimos sua fala e que tivemos a imensa satisfação de tê-lo por algumas horas como nosso "professor visitante".
    Agradeço novamente a sua disposição em conhecer nossa escola, num período que poderia ter escolhido ficar com seus familiares.
    Abraços,
    Malu.

    ResponderExcluir
  2. Muito querida Malu,
    a data é aquela que gravamos forte. A noite de ontem.
    Obrigado pela oportunidade.
    Foi significativo ter estado no CEEBJA e teu depoimento corrobora estas impressões.
    Até uma nova oportunidade.
    Um afago agradecido,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Estimado Prof. CHASSOT, tenho certeza que todos os presentes ontem no auditório do Paulo Freire, ficaram maravilhados com sua palestra e como eu,se não o conhecia, aprenderam a admira-lo. MESTRE, um excelente retorno a POA.
    Cordial abraço - João Carlos

    Ps. MESTRE, prometo que da proxima vez não vou me perder tanto (vou providenciar um GPS)

    ResponderExcluir
  4. Muy querido Profesor Chassot,
    Felicitaciones!! de verdad se ve a todo el auditorio muy atento.
    Le comento que Mario Vargas Llosa fue galardonado con el Nobel de Literatura. Esto lo convierte en el sexto Nobel latinoamericano (entre ellos una mujer: Gabriela Mistral).
    Que siga cosechando éxitos, un abrazo,

    ResponderExcluir
  5. Queremos a visita do senhor aqui em Valadares também. Ótimo final de semana mestre. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Matilde,
    é bom ter Nobeis de literatura que possamos ler no original. A literatura latino-americana, pelos seus laureados, mostra sua pujante vitalidade.
    Sou grato por tuas felicitações e pelo prestígio que conferes a este blogue.
    Com continuada admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Meu caro João,
    obrigado por tuas palavras e também pela imensa disponibilidade de conduzir-me no enredado trânsito curitibano;
    Foi um privilégio ter um geógrafo competente comigo.
    Agradecendo uma vez mais por aquela noite maravilhosa.
    Com amizade
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Bom dia !!!

    Primeiramente gostaria de agradecer suas palavras ontem no CEEBJA.. estudo lá e fiquei muito feliz em conhecer este nome e poder indicá-lo aos que tem vontade de aprender..

    Gostaria de fazer um comentário .. ´´Precisamos de menos pastores pregando o apocalipse e mais professores como Attico CHASSOT palestrando``

    Parabéns .....Diego Assunção

    ResponderExcluir
  9. Meu caro Diego,
    tomei a liberdade de republicar nesta edição teu comentário, deixado em outra página.
    Ele me emocionou tanto que o transcrevi na edição deste sábado.
    A noite no CEEBJA Paulo Freire foi das melhores atividades acadêmicas que vivi.
    Com gratidão
    attico chassot

    ResponderExcluir
  10. Muito querida Gabriella,
    bem podes imaginar o que foi esta estada em Curitiba. Volto prenhe de emoções.
    Muito desejaria ir uma vez a Governador Valadares. Talvez se pudesse junto com minha querida Nádia pensar em uma fala minha no curso de vocês.
    Com disponibilidade e muita expectativa,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Quão agradável é ler suas palavras...
    esse relato então....me encheu de saudades da minha Curitiba...e dos dias que estivemos juntos no XIV ENEQ...
    Lembro-me muito bem da professora Orliney...a coordenação dela foi brilhante!

    Fico muito feliz pelos alunos e professores do CEEBJA Paulo Freire (minha ex-prof. e agora amiga faz parte dele), os quais foram agraciados com sua visita! Posso imaginar como eles se sentiram!
    Gostaria muito de ter podido estar em Curitiba nessa data...mas infelizmente estou em Londrina..

    A cada postagem que leio o admiro mais e tenho a firme certeza que não poderia ter como referencial profissional ninguém além de ti!

    Deixo aqui um forte abraço...desta que sempre o admirará com grande carinho
    Chiara Francesca Corsatto

    ResponderExcluir