TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

01*Já estamos em 2010, um ano que é DEZ

Atlântida Ano 4 # 1247

Recém vivemos rituais de passagem. Agora 2009 já é um ano do passado. Vivemos uma data marcada por rituais de passagens. Dia de balanços e de inaugurações. Neste momento não há espaço para balanços. Durante os 365 dias de 2009 esse blogue escreveu História. Não cabem destaques.

Trago do dia que passou um momento à beira da praia, com a Gelsa, antes de um gostoso banho de mar, quebrando jejum de muitos anos. A outra foto registra o momento em que na casa da Liba, reuniam-se quatro gerações com famílias de dois continentes e celebrávamos a chegada de 2010. Os votos então eram para que muitos dos sonhos projetados para 2010 se transmutem em realidades.

Para mim algo faz parte de cada abertura de um novo ano é inaugurar a ‘agenda’ que será suporte para os relatos cotidianos. Hoje fiz a abertura com o registro 9419 – o primeiro no 27º volume. Desde o dia 1º de janeiro de 1984 não deixei de escrever um só dia. Em muitos dias isso é o único registro manuscrito (em uma adequada etimologia para o termo) que faço. Há registros em UTI, hospitais, hotéis, motéis, aeroporto, ônibus, aviões, aeroportos, rodoviárias, Universidades...

Como no dia de Natal, hoje circunscrevo o blogar a mensagem pela data. Com a indulgencia de meus leitores, uso a mesma do dia do Natal, pois me encantou. Assim, trago uma vez mais o Semeador de estrelas, uma estátua que está em Kaunas, na Lituânia, herança da antiga URSS. Durante o dia o Semeador de estrelas quase passa desaparecido e pode ser até incompreendido, como mostra a foto.

Quando chega a noite, o bronze inerte ganha vida e justifica seu título. Veja o Semeador de estrelas, em uma foto à noite.

Neste 2010 – um ano que é DEZ – não paremos de semear estrelas ainda que, a primeira vista, as mesmas pareçam invisíveis. Com votos de reencontros amanhã aqui, para uma dica de leitura. Um bom 2010. Desejo que esta sexta-feira inaugural seja muito boa.

2 comentários:

  1. Mestre Chassot, esta é a primeira blogada do ano, e tenho a honra de fazer o primeiro comentário, mesmo não havendo muito o que comentar. as festas e os rituais de passagem de ano são algo encantador e irritante ao mesmo, pois mesmo com a felicidade e a alegria de estarmos junto de nossos amigos e familiares, somos obrigados e ouvir estouros de rojões e fogos-de-artifício por horas. Não nego que a visão dos fogos no céu seja bélissima, mas acho que os rojões que apenas fazem alarde são desnecessários.
    Ainda assim, o que prevalece é a felicidade de iniciar um novo ano cheio de projetos e esperanças, e compartilhar essa virada de ano com aqueles que gostamos.
    Que esse ano de 2010 seja, realmente, um ano DEZ para todos nós. Feliz ano novo a todos.
    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos,
    obrigado por abrires os comentários de 2010 nesse blogue, Realmente os rituais de passagens são marcados por (des)ilusões.
    Os fogos destes momentos têm muitas a beleza das cores nos céus mas têm na maioria das vezes os desagradáveis estampidos que irritam as crianças e os animais e desagradam a maioria dos adultos. Penso que já seria tempo de se regulamentar o uso de fogos que podem causar lesões.
    Agradeço em meu nome e de cada uma e cada um dos leitores desse blogue teus votos para 2010.
    Convido para amanhã curtires aqui uma especial dica de leitura que me envolve nesses momentos aqui na praia, que hoje em nada se assemelhou as águas límpidas e cálidas de ontem.
    Com agradecimentos, votos de um continuado feriadão,
    attico chassot

    ResponderExcluir