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quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

21* Olhando a caixa postal série dois


Porto Alegre Ano 4 # 1267

Uma quinta feira, quando já há nove dias o Haiti está muito presente em nós. Todos conhecem aquela usual maneira de contar novas. ‘Tenho duas notícias uma boa e outra má’. Assim é o alegre país das misérias. Sempre reserva surpresas. Tivemos um novo demolidor terremoto, quase igual ao primeiro e uma ‘nova ressurreição’ de uma moça sepulta de 25 anos no oitavo dia. Sofremos e vibramos com o Haiti nosso de cada dia.

Como ontem, vou transcrever uma troca de mensagem com uma ex-aluna. Para não

espantar meus leitores adianto que a mensagem de resposta é mais curta que a de ontem e a solicitante foi mais educada, agradeceu; mesmo que insinuasse que eu não dei conta do recado. Também alterei nome, sobrenome e endereço.

De: Maristela Molar [mailto:marimol@yahoo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 09:58
Para: atticochassot
Assunto: material

Prof Attico, estou precisando de materiais sobre: sistema nervoso e aprendizagem, sociologia do currículo, teorias da aprendizagem, Fundamentos da experiencia pedagógica, economia da educação, teoria do currículo, educação comparada, normas para pessoas portadoras de nec especiais, psicopedagogia da sensibilidade, educação e movimentos sociais, alfabetização de jovens e adultos, os diferentes paradigmas do currículo, tipos de planos de ensino, recursos de ensino e avaliação... Enfim! É para um concurso, consegui alguns livros, mas material neste caso nunca é demais, não é? Caso tenha algo que pudesse me enviar, ficarei agradecida!! Maristela

De: Attico Chassot <achassot@gmail.com>
Assunto: RES: material
Para:
Maristela Molar [mailto:marimol@yahoo.com.br]
Data: Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2010, 12:22

Querida Marístela,

vamos reconhecer que teu pedido é muito amplo. Mas parece que encontrei uma muito boa solução. Coloquei, como ensaio, alguns dos teus tópicos [economia da educação / sociologia do currículo / sistema nervoso e aprendizagem / teoria do currículo] no Google ACADÊMICO e encontrei para cada um de teus assuntos dezenas de artigos. Há inclusive parte de livros na biblioteca do Google, com acesso grátis.

Não tive condições de fazer download dos mesmos, pois para tal era preciso ter tua seleção.

Experimenta isso que certamente encontrarás muito material.

Se persistirem as dúvidas, volta a pedir ajuda.

Com continuada disponibilidade, achassot

De: Maristela Molar [mailto:marimol@yahoo.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
12:22
Para: atticochassot
Assunto: material

Amplíssimo! Pedi justamente por isso, pela dificuldade em escolher bons materiais, mas obrigada, professor.


Junto, brevemente, outra pergunta/resposta de ontem:

Gostaria de saber se e possivel mim ajudar em textos para estudo e reflexões:Magda Soares - Caminhos e descaminho, Literatura Infa:Paulo Freire - Lucia Fédalgo e Alfabetização com Receita e Receita de Alfabetizar:Marlene Carvalho.Ficarei muito grata por tudo. Obrigada. Divina Maria

Estimada Divina Maria,

os textos ‘Caminhos e descaminho daiteratura Infantil’ de Magda Soares e ‘Alfabetização com Receita e Receita de Alfabetizar’ de Marlene Carvalho podes encontrar se pesquisares sobre os mesmos no Google Acadêmico [atenção não é no Google usual: deves instalar o Google Acadêmico ou Scholar (via Google)].

Não encontrei referência nenhuma a Lucia Fédalgo. Quanto a Paulo Freire há tão grande variedade de textos (recorre ao Google Acadêmico e) faz uma seleção do que te interessa. Espero ter te ajudado. achassot

Com votos de uma quinta muito boa, um convite para amanhã saborearmos algo acerca de leituras de férias. Até então.

O que é Google Acadêmico?

O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. O Google Acadêmico ajuda a identificar as pesquisas mais relevantes do mundo acadêmico.

Uma sugestão! Conheça: Como fazer pesquisas com o Google Acadêmico

9 comentários:

  1. Mestre Chassot, é incrível como se buscam informações no mundo de hoje, e o mais incrível é que há pessoas que reclamam quando encontram muitas respostas para suas perguntas.

    Se fosse em outros tempos, a insatisfação ficaria por conta da dificuldade em encontrar meterial. Parece que, hoje em dia, muitos reclamam de "barriga cheia". É como estar com sede e reclamar que a garrafa de água mineral que foi oferecida é muito pesada por que contém bastante água.

    Ótimo dia.

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  2. Marcos, meu caro,
    tua metáfora é bem posta. Acrescento mais. Não se dão o trabalho de buscar a água que está disponível. Porque recorrem a mim quando todo material está à disposição das pessoas com sistemas de buscas mais eficientes. Olha o que oferece o Google Acadêmico. Isso me intriga.
    ¿Tu lembras quando não havia internet? Se alguém tivesse em casa uma enciclopédia ou o ‘Tesouro da juventude’ (¿conheceste essa coleção?) era natural que se fosse fonte de pesquisa.
    Penso que tu viveste situações como essa quando eras aluno do ensino fundamental.
    Procuro não deixar ninguém sem resposta.
    Assim estou sempre ao dispor.
    Uma boa tarde,
    attico chassot

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  3. Mestre Chassot
    Quinta-feira, ensolarada, clara e linda, uma raridade nessa temporada de chuvas torrenciais. Fiquei emocionada como as pessoas buscam referências com o Sr. Embora eu concorde que os tempos são outros, estamos na era.com, e sugiro a nossa amiga ler a : "ALFABETIZAR E LETRAR ", da Marlene, Ed Vozes, 2007. Uma relação, digo, um diálogo teoria/prática da Alfabetização. Eu sou suspeita de falar sobre o tema, é minha paixão. Já pesquisei e estudo muito sobre isso.
    Mas um belo dia para o Sr. e até..

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  4. Estimada Loi,
    obrigado por chegares aqui e trazeres uma panorâmica missioneira. Ante a beleza de teu entusiasmo um convite. Traz para uma blogada algo desta tua paixão de escrever e acerca do alfabetizar. Tenho recebido ajuda de leitores. Seria muito rico para todos nós.
    É bom quando aditas comentários,
    attico chassot

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  5. Não creio que estajam reclamando "de barriga cheia". O exeço de informação afeta a todos, de qualquer idade: crianças, jovens, adultos...
    Eu preferiria recorrer a materiais indicados por alguém que admirasse e confiasse, antes de recorrer ao google. De alguém que, muito mais que informação, possui conhecimento. Gosto de trocas. Mas parece que as estamos perdendo.

    Aproveitando a metáfora do leitor Marcos: Há várias garrafas- de água potável e não. Contaminadas e não. Barriga cheia de quê? Podendo evitar a diarreia, por que não?
    Marília Müller

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  6. Para mim,as pessoas continuaram sendo uma rica fonte de pesquisa e, tomara a Deua, algum dia também possa ser.

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  7. Marília querida,
    primeiro celebro a tua aparecida aqui. Fazia tempo que não tina um comentário tu. Tua outra leitura acerca das solicitações me gratifica.
    Os consumidores ~~ para falarmos uma linguagem de mercado ~~ precisam saber que água mineral (na metáfora do Marcos) vão comprar, por isso pedem ajuda, Conforta-me tua observação, Superamos nisso o Google.
    Um bom fim de semana e apareça de vez em vez com um comentário.
    Um afago do
    attico chassot

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  8. Marília, a questão é um pouco diferente, na minha visão pelo menos. Trata-se de uma situação onde pede-se auxílio na seleção de um grande material, sem dar preferência por nenhum viés específico sobre as temáticas que se quer abordar.

    Ainda valendo-me da analogia com as garrafas de água, é como se houvesse muitas maracas diferentes de água, tendo-se já descartado às que não são potáveis. Cabe agora fazer uma seleção própria.

    Caso te perguntassem sobre uma boa marca de água, e tu não tivesses um referencial sobre qual das melhores marcas é a preferida da pessoa que te indaga, o ideal seria indicar o melhor mercado para adquiri-las. No momento em que se reclama das estantes cheias de garrafas d'água, considerando-as amplíssimas, está-se, sim, reclamando de "barriga cheia", pois não houve minúcia na hora de citar a marca, apenas referenciou-se qualidade. Agora cabe à própria pessoa escolher a marca que mais lhe apraz, ao invés de continuar indagando os demais, por mais que se confie no gosto dessa pessoa.

    Essa, claro, é a minha visão, e assim como sou livre para discordar do que tu postastes, Marília, tu tens, logicamente, total liberdade para o mesmo quanto a mim.

    Ótimo dia.

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  9. Muito queridos Marcos e Marília,
    primeiro me rejubilo com a salutar discussão.
    A Marília, Filósofa e o Marcos, Historiador sabem que na Universidade medieval um dos momentos mais significativo era o disputatio.
    Eu no momento no devo opinar apenas estimular. Tomara que sustentem um sumarento ‘disputatio’ e me encanto se este blogue possa ser o lócus para tal.
    Com alegria
    attico chassot

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