TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 15 de maio de 2012

15.- LUTZENBERGER: À frente do seu tempo



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2113
A edição desta terça-feira presta uma reconhecida e muito merecida homenagem ao ambientalista José Lutzenberger — falecido há exatos 10 anos. Lutz, como era carinhosamente tratado, já na década de 70, do século passado, previu ações e conceitos hoje disseminados — no sentido pleno da palavra: espalhando como sementes — em defesa do ambiente natural.
O caderno semanal Nosso Mundo Sustentável encartado às edições das segundas-feiras de Zero Hora, publicou ontem matérias reverenciando a memória de um homem considerado a frente de seu tempo. Selecionei um texto assinado por Guilherme Mazui que evoca um dos brasileiros mais importantes do Século 20.
Há 10 anos a voz do maior ambientalista brasileiro silenciava. Caminho contrário ao dos seus pensamentos. Intenso, curioso, muitas vezes agressivo e tachado de fanático, José Antonio Lutzenberger antecipou a partir dos anos 70 conceitos disseminados pela sustentabilidade. O legado do gaúcho que girou mundo em defesa da natureza se perpetua na atualidade do seu discurso.
Por que eu sempre nado contra a corrente? Porque só assim se chega às nascentes. A frase de Lutz escancara seu modo de ser, sensível com a vida e avesso ao senso comum. Progresso contínuo, a qualquer custo? Ele criticou. Lavouras com agrotóxicos? Abominou. Desmatamento na Amazônia? Combateu. Excesso de carros nas ruas? Contrariou. Usinas nucleares? Sempre se opôs.
— É difícil encontrar um tema em que suas ideias não continuem atuais. Ele foi um visionário, tinha uma visão de que a Terra é um sistema integrado, de que o homem deveria aprender com a natureza, e não combatê-la – destaca Lilian Dreyer, autora de Sinfonia Inacabada, biografia do ambientalista.
Porto-alegrense de origem germânica, Lutz nasceu em 1926. Vítima de problemas pulmonares e cardíacos, morreu na manhã de 14 de maio de 2002. Dos seus 75 anos, dedicou mais de 30 ao ativismo ecológico, em uma guinada corajosa.
A figura longilínea com cabelos lisos e (FOTO) desgrenhados tornou-se ícone do ambientalismo no Brasil e no mundo. Mas até 1970, remetia a um executivo da indústria química. Pela Basf, viveu na Alemanha, na Venezuela e no Marrocos. Quando a empresa passou a produzir agrotóxicos, renunciou à segurança do cargo. Aos 44 anos, casado com Annemarie, e com as filhas Lilly e Lara pequenas, Lutz voltou a Porto Alegre como ecólogo. Em seguida, aflorou sua veia de ecologista.
Agrônomo, pós-graduado em química, militou por respeito à Gaia, nome dado pelos gregos à deusa da Terra. Assim, em abril de 1971 inspirou a criação da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), entidade que puxou lutas contra podas de árvores, agrotóxicos, desmatamento. Em 1973, forçou o fechamento da Borregaard, indústria de celulose que poluía o Guaíba.
Fluente em cinco idiomas (português, inglês, alemão, francês e espanhol), leitor voraz, virou um exímio palestrante. A linha de raciocínio, a intensidade e os argumentos conquistaram plateias, até em reuniões de cúpula das Nações Unidas.
— Meu pai se expressava de forma espontânea, sem preocupar-se com o julgamento alheio ou fixar-se a convenções sociais. Nisso se tornava muitas vezes caricato e assumia uma figura quixotesca na defesa de suas ideias – recorda a filha Lara.
A entrega à natureza rendeu a Lutz, em 1988, o prêmio sueco The Right Livelihood Award, o Nobel Alternativo. De 1990 a 1992, foi secretário do Meio Ambiente do governo Collor e tentou mudar o conceito de administração do país, mas fracassou. [Na foto em 2002(ano de sua morte)]
Ainda concebeu o Parque da Guarita, em Torres, fez projetos ecológicos, criou uma empresa de consultoria ambiental e a Fundação Gaia. Na divisa de Pantano Grande e Rio Pardo, transformou uma antiga pedreira em seu santuário, o Rincão Gaia. É onde seu corpo repousa na terra, entre árvores, há uma década.

5 comentários:

  1. Caro Chassot,
    admiro com orgulho de ser gaúcho,um homem que exponha e lute por seus ideais,que priorizem a sustentabilidade, preservação ambiental e ir de encontro aos interesses privados,é louvável sua luta Lutz.
    Sigamos seu exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    foi através do Lutz que minha consciência foi despertada para os problemas ambientais, ainda na década de 1970. Morando em Passo Fundo, fui participar de um Seminário, no Clube Comercial da cidade em 1974, do qual participaram o Luzt, o o Flávio Lewgoy. Era uma cruzada heroica, pois à época, ninguém estava atento para essas preocupações.
    Um abraço,

    Garin

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!! Numa manhã fria e cinzenta, o calor deste texto e a lembrança de Lutz, quebram a dormência das sementes que verdadeiramente acreditamos... "só assim se chega às nascentes!"
    " Pra frente é que se anda!!!!" Muito obrigada pelas contribuições e diferença que faz em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Chassot. Sinto-me bem a vontade para comentar a falta que nos faz Lutzenberger nos dias de hoje. Certamente estaria por aí costumeiramente nos alertando para estas realidades que sao muito presentes, o código florestal em aprovaçao no Congresso, onde o agronegócio busca manter sua predominancia alheio aos cuidados com os recursos naturais, e o incentivo à produçao de automóveis como unica fonte geradora de empregos. A tudo isso Lutz tinha opiniao firme e com bastante estrutura. Pena termos perdido precocemente este ícone do movimento ambientalista. Nos resta tao somente prestar-lhe homenagem nestes dolorosos dez anos de sua perda. JB

    ResponderExcluir
  5. Caro Chassot,
    Lembro de Lutz e sua luta, realmente, ele era uma espécie de Don Quixote (até na figura) lutando contra moinhos de vento. Homens assim aparecem a cada século apenas, contudo, não devemos deixar a bola cair a luta continua contra os desmandos que querem transformar este planetinha azul numa terra arrasada. Viva Lutz e viva a luta! Abraços ambientalistas, JAIR.

    ResponderExcluir