TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 13 de maio de 2012

13.- PARA MINHA MÃE



Ano 6*** www.professorchassot.pro.br ***Edição 2111
Hoje é, mais uma vez, o ‘Dia das mães’. Entre nós o segundo domingo de maio é prenhe de evocações. Não vou filosofar acerca do mesmo. Não vou tecer merecidas loas à maternidade. Não vou desqualificar a data, dizendo que depois do Natal é aquela que mais engorda os ganhos dos comerciantes.
Também não vou listar mães que com muita precisão merecem minha admiração, como a Dione, mãe de meus filhos; à Gelsa, que muito os assume como filhos junto com suas filhas; à Ana Lúcia e à Clarissa minhas filhas e à Carla e à Tatiana, minha noras — estas quatro ensejaram a perpetuação de meu DNA ao gerarem meus netos; à Laura, que nos presenteou com o Antônio, que me tem como ‘vô Attico’; às minhas irmãs Tile e Clarinha e minhas cunhadas Lizane(+), Jane(+), Jussara, Claudete e Tize que me deram sobrinhos; à Dona Norma e à Liba, que sãos mães daquelas que estão na terceira geração dos que quero como netas e netos; e, a uma sucessão muito grandes de outras mães ~~ mutas queridas leitoras deste blogue ~~-que admiro.
Peço que todas elas que relevem minha preterição. Hoje minha homenagem maior é para Maria Clara Volkweiss Chassot (12AGO1909—10SET2001). Para ela apenas um recado:
 “Mãe, de vez em vez, tenho muita saudade... do que conversávamos e também sinto por muitos assuntos acercas dos quais não conversei com a senhora! Como os ‘dias das mães’ eram diferente quando a senhora ainda estava aqui!”.  Há que convir com Coelho Neto: 'A saudade é a memória do coração.'

5 comentários:

  1. Mestre, saudações à todas as mães do mundo e uma especial homenagem à memória de sua secular genitora!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro Attico,
    bonita a homenagem que fazes, sem querer homenagear, às mães que possibilitam o prolongamento do teu DNA. Também me junto ao Leonel para expressar a minha homenagem às mães que leem o teu blog.
    Um abraço,
    Garin

    ResponderExcluir
  3. Muito estimado Leonel,
    esta madrugada me alertaste de um equivoco que cometi.
    Minha mãe faleceu em 2001, com 92 anos ~~ e não em 2011, como datara antes de corrigir a edição de hoje ~~ daí fiz que inferisses que ela era centenária. Ela foi sepultada quando caiam as Torres do WTC no 11S. O logo que refere 100 anos (que me induziu a um desejado erro) foi da comemoração de seu centenário de nascimento em 2009.

    Agradeço a teu carinhoso e saudoso comentário,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Caro Chassot,
    Comovente. Que todas as mães se sintam homenageadas pelo texto que dedicaste a tua. Abraços maternos JAIR.

    ResponderExcluir