TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

19.— DAS GRATIFICAÇÕES INTELECTUAIS


ANO
 8
A N Á P O L I S — GO
EDIÇÃO
 2540


Este blogue amealha mais um local de postagem: Anápolis — a cidade de Ana, numa evocação à antiga Vila Sant’Ana das Antas. Aprendi acerca da devoção à Santa Ana, na recontada história de como foi definido o local da cidade.
Para mim esta vibrante cidade, que aprendo que é conhecida como a Manchester Goiânia, no meu imaginário estava associada a sua Base Aérea, seus Mirages e sua esquadrilha da fumaça. Nesta minha estada aqui, que será entorno de 24 horas, vi/vejo/verei muito mais.

Mas, mais que os aprendizados da cidade, o quase acaso fez-me um presente maior. O trecho Goiânia/Anápolis fez pequeno para que fruísse mais do excepcional privilegio de aprender com André Lucio Fransceschini Sarria — o Tite — um químico de produtos naturais, especialista em ‘comunicação entre plantas’ algo que para mim era desconhecido. Só esse encontro valeu esta estada aqui, que teve ontem concorrida palestra para cerca de 200 pessoas e esta manhã um minicurso para 60 pessoas (limite definido pelo tamanho da sala).
Uma viagem relâmpago como esta, que comporta palestra e minicurso, muito frequentemente é questionada por seu custo benefício. No meu entorno recebo continuados desestímulos a minhas tão frequentes viagens. São especialmente pessoas muito queridas, preocupadas com possível desgaste físico, que recomendam a não aceitação de tantos convites, especialmente daqueles que envolvem longos deslocamentos. Nem respondo àqueles que julgam que faço isso por dinheiro. Não poucas vezes paga-se para trabalhar, pois nem sempre todas as despesas são ressarcidas.
Há muita recompensa: na semana que passou, depois de uma das quatro palestras semana recebi este comentário no blogue: Bom dia professor Ático,
 na quinta-feira pude experimentar o vigor e o encantamento que um mestre, do alto da sua sabedoria e simplicidade é capaz de produzir em seus seguidores. A partir desse dia podes ter certeza que encontraste mais uma em sua trajetória. Obrigada por compartilhar conosco ideias tão intensas e instigadoras do nosso pensamento e do nosso fazer na escola, muitas vezes tão desacreditada. Seus escritos certamente me inspirarão e me ajudarão muito a pensar e ressignificar minha prática e meus conceitos, principalmente, a indisciplinaridade.
Abraços com muito carinho, Maribel
Esta mensagem se adensa quando sei que professora Maribel Selli, pedagoga palestrante no mesmo evento de formação da Secretaria Estadual de Educação que eu, é doutoranda em Informática na Educação na UFRGS.
Claro que mensagens no Facebook como a que uma aluna de Pedagogia da FACOS de Osório, onde falei na noite de sexta-feira, (i)lustra o meu ego: Sexta fui acometida por uma paixão! Me apaixonei pelo professor Áttico! Que pessoa maravilhosa, espirituosa e inteligente! Obrigada profª Patricia por ter convidado a turma de História II para a palestra. Amei!
Adito a isso sumarentas tietagens traduzidas por autógrafos e pedidos de fotos. Assim, há razões para estas maratonas continuarem, mesmo que reconheça sabedoria e amor naquelas pessoas que pedem para que eu as minimize.

11 comentários:

  1. Adito a meu comentário a uma pequena historieta que com o passar dos anos minha memória permite-me moldar ao pensamento presente.
    "Foram ter aos céus dois indivíduos recentemente falecidos, sendo assim encaminhados ao cálculo de suas penitências antes de adentrar no paraíso. São Pedro dirigiu-se ao primeiro, bandido e assaltante, e sentenciou-lhe : Ficarás dez anos no purgatório antes de subir aos céus! Depois virou-se para o escritor e declarou-lhe a sentença: E tu ficarás quinhentos anos no purgatório antes do teu perdão! Indignado com tamanha discrepância nas penas questionou o escritor: Isso não é justo o ladrão roubou durante a sua vida, e eu só escrevi alguns contos eróticos e até pornográficos, como pode? São Pedro então respondeu-lhe: O mal que o ladrão fazia cessou com sua morte, já teus contos perdurarão fazendo o mal independente da tua presença."
    Assim também são os benefícios causados pela boa cultura disseminada pelo Mestre Chassot, certamente suas ideias e teses ficarão formando novos intelectuais para todo o sempre.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Limerique

    O grande mestre nas sua andança
    Vai distribuindo saber com pujança
    Sabe-se diletante
    E segue adiante
    É semeador perene de mestrança.

    ResponderExcluir
  3. Limerique

    E o mestre Chassot segue adiante
    Com vigor e sapiência sobrante
    Não lhe atrai o dinheiro
    Assim, dá-se por inteiro
    Pois acima de tudo é diletante.

    ResponderExcluir
  4. Como uma boa amiga, concordo com os teus: deves reduzir o ritmo. Os sinais de precaução são para teu bem.
    Como tiete do teu fazer alfabetização científica de maneira itinerante, fico apreensiva por pensar que sempre pode ser a última vez na calorosa Manaus.
    Saiba que seus escritos muito orientam o meu fazer docente. Sinto-me honrada por fazer parte do grupo das tietes que admiram o teu trabalho!
    A ti a minha eterna admiração, nobre mestre!

    Um forte abraço manauara!

    Ana Cláudia Maquiné

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Ana Cláudia,
      obrigada pela maneira bonita como trazes aqui uma adesão àquelas e àqueles que se preocupam com minhas maratonas (às vezes extenuantes).
      Minha fraterna amiga, permito-me assegurar-te que às gostosas viagens a tua Manaus, não são as que mais fadigam.
      Espero estar aí na semana que vem, para estar contigo na UFAM, onde professoras e na UEA, onde te fazes Mestre.
      Saudades

      attico chassot

      Excluir
  5. Attico Chassot: Parabéns Mestre! pela busca incansável do conhecimento e uma didática brilhante, com isso quem ganha somos nós estudando a distância. Um forte abraço Ley

    ResponderExcluir
  6. Professor Attico, sempre tão intenso e encantador. Tenho percorrido suas memórias com uma sede imensa. Sua escrita é poesia, puro deleite, tem me alegrado muito percorrer cada linha que faço devagar, retomo, para não perder nada - como se isso fosse possível - pois sei que os sentidos não tem fim e a relação entre quem escreve e quem lê da mesma forma permite inúmeras possibilidades de pensar, compreender, imaginar... Obrigada pela referência a minha pessoa no seu blog, fiquei lisonjeada com tamanha gentileza. Abraço forte com grande carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito querida Maribel,
      tuas palavras acerca do “Memórias de um professor: hologramas de um trem misto” me comovem. Só consigo dizer obrigado.
      Realmente a atividade de formação da SEDUC presenteou-nos com uma parceria intelectual promissora.
      Com reconhecida admiração
      attico chassot

      Excluir
  7. Obrigado professor, me sinto honrado por ter estado em um evento juntamente com figura tão ilustre. Obrigado por ter citado meu nome em seu blogue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Tite!
      no blogue de amanhã ~~ circula a partir da meia noite ~~ vou referir comentário de seu Roberto a respeito de nosso diálogo na viagem Goiânia / Anápolis de quarta-feira.
      A amizade e a admiração do

      attico chassot

      Excluir
  8. Meu caro amigo peregrino:
    Muito boa sua refleão sobre as recompensas de suas vexaustivas peregrinações. Claro que a exaustão fica por conta das viagens e não dos eventos, não é isso?
    Ando tomado de uma ira santa contra os nossos "podres poderes", como diz a música. A admiração desde Belém,
    Abs

    José Carneiro

    ResponderExcluir