TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 22 de setembro de 2013

22.—FELIZ PRIMAVERA/OUTONO

ANO
 8
LIVRARIA VIRTUAL em
www.professorchassot.pro.br
EDIÇÃO
 2542


Hoje, em dimensões planetárias, ocorre algo igual no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte, que só acontece duas vezes a cada ano. No Planeta Terra o dia e a noite, hoje, têm a mesma duração: 12 horas. Nós aqui vivemos o equinócio (= noite e dia de igual tamanho) de Primavera, enquanto no Hemisfério Norte ocorre o equinócio de Outono.
Aqui, a partir de amanhã, cada dia vai escurecer mais tarde e clarear mais cedo. No Hemisfério Norte ocorrerá o contrário, a cada dia, as horas de sol serão menores e as noites maiores. Isto acontecerá até 23 de dezembro, quando teremos: nós o dia maior, e no Norte a noite maior, para a partir de então haver uma inversão, até 23 de março, quando teremos novo equinócio (de outono no Sul; de primavera no Norte).
Calendários astronômicos marcam para este domingo, às 17h40min o inicio da primavera/outono em cada um dos dois hemisférios.
Este sábado de chuvas continuadas na região sul não prognostica um dia primaveril para manhã. Isto é os calendários meteorológico e astronômicos são dissonantes. Não foi sem razão que na noite deste sábado, tivemos uma curtição de lareira para despedir a última noite de inverno de 2013. Este foi, por aqui dos mais inclementes que se tem registro.
Esta edição dominical apresenta um ensaio fotográfico tomado nos jardins da Morada dos Afagos, com destaque para três situações que a primavera já teve floridos anúncios.
A primeira são duas vistas da azaleia, que mesmo florescendo no 8º piso, encanta já na Mariante, antes da Castro Alves. Há uma amostra da brotação atemporã das videiras, na segunda situação. 
A terceira, registrada ainda em agosto mostra a amoreira, que agora está carregada de frutos, que este ano precocemente escondeu sua nudez, cobrindo-se de linda folhagem verde.
A estas imagens adito votos de feliz outono aos leitores do Hemisfério Norte e feliz primavera aos do Hemisfério Sul.

3 comentários:

  1. Muito instigante Mestre Chassot,
    é muito bom viver equinócios com suas ilustrações.
    Admirei a dissonância entre calendários meteorológico e planetário; apenas adjetivaria a dissonância ‘continuada’.
    Uma linda primavera em sua linda Morada dos Afagos.
    Laurus Loureiro Lima

    ResponderExcluir
  2. Quanto a esses seres evoluídos, as plantas, cabe ressaltar que apesar de estarem por aqui em nosso mundinho a muito mais tempo que nós, nos servem sem nada pedir em troca. Nos fornecem do alimento ao remédio, do combustível a moradia, nos acolhem na vida, nos recolhem na morte. Enfeitam a vida, amenizam nossa partida. Que venha a primavera!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo,

    parabéns pela linda florada.
    Desejo-te feliz primavera com Maria Callas: http://www.youtube.com/watch?v=qvBOaaFGtwU
    Abraços,
    Guy

    ResponderExcluir