TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

15.- Os Muppets' responsáveis por onda de protestos no mundo”


 Ano 6 ***  F L O R I A N Ó P O L I S
 *** Edição 1960


Esta edição é postada em tempo real [meia noite de quinta-feira] quando deixo Florianópolis (os três voos atrasaram) rumo a Porto Alegre, depois de uma produtiva jornada em Manaus que começou na tarde de domingo e se encerou no inicio da tarde de ontem.

A manhã da quarta feira foi no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da jovem e pujante Universidade do Estado do Amazonas, que tem campus disseminado em todo vasto território do Estado. Referência como esta me obriga, a uma vez mais comparar algumas universidades estaduais nas quais estive mais recentemente (do Paraná, da Bahia e agora no Amazonas) com a tímida Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – na qual me envolvi na criação enquanto membro do Conselho Estadual de Educação – que tem a mesma idade da UEA.


Estive em duas bancas de qualificação: a primeira do Pedagogo Ricardo Moreira de Queiroz que apresentou uma excelente proposta de alfabetização ecológica em espaços não formais utilizando o caramujo africano, um invasor presente em tempos muito recentes em praticamente todos estados brasileiros. O Ricardo é orientando do Professor Fachín-Terán, como estas as orientandas das duas qualificações de ontem e participou também da banca a professora Irecê Barbosa. O assunto do caramujo africano é por demais relevante que já convidei o Ricardo para trazer informações aos leitores deste blogue.

A segunda qualificação da manhã de ontem foi da professora de Química Ataiany dos Santos Veloso orientanda da Professora Josefina Barrera Kahlil que apresentou como proposta “investigar como é abordado o conceito científico de energia em Termoquímica no processo de ensino aprendizagem no cotidiano de alunos do 2º ano do Ensino Médio no turno vespertino de uma escola estadual”. Esteve também na banca a Professor Patrícia Sanches Lizardi.

Após estas atividades confraternizamos em almoço que reuniu dez pessoas: seis mestrandos Hileia, Patrick, Maria das Graças, Ataiany, Jorge e Ricardo (destes os quatro últimos qualificaram ontem e hoje) e quatro professores Josefina, Patrícia, Augusto e eu (estes cubana, mexicana, peruano e brasileiro).
Depois fui levado (com uma caixa de peixes) carinhosamente ao aeroporto pela Hileia e Maria das Graças. Estas duas foram anjos na solução de um problema de assentos com meu embarque que levou mais de uma hora. Elas só me deixaram quando estava tudo resolvido. A fiscalização do Ibama foi tranquila, salvo com um pequeno problema vocabular. Ao ser dito que levava pescado (usado como genérico), o fiscal não encontrou na nota o peixe com este nome. Mas tudo foi resolvido com sábia intervenção da Hileia. Depois três voos: Manaus /Guarulhos / Florianópolis / Porto Alegre.

Meus votos de uma boa quinta-feira se fazem com textoCanal culpa 'Os Muppets' por onda de protestos no mundo” de Fernanda Ezabella desde Los Angeles. Seria cômico não fosse um desvario da direita estadunidense. Vale ler. A opção chorar ou rir é do leitor. Escolha a sua.

Conservadores americanos finalmente acharam o culpado pelas ondas de protestos em centros financeiros do país e do mundo: Hollywood.Mais especificamente "Os Muppets", de acordo com o canal de notícias Fox News, que dedicou sete minutos de seu programa econômico para explicar como o novo longa dos bonecos está fazendo "uma lavagem cerebral em nossas crianças com mensagens anticorporativas".
No filme da Disney, a turma de Kermit (ex-Caco) e Miss Piggy luta contra um rico executivo do petróleo que quer derrubar o antigo teatro dos Muppets, atualmente abandonado em Hollywood, para procurar óleo.
"É incrível como a esquerda vai longe para manipular as crianças [...] Hollywood, a mídia, a esquerda, todos odeiam a indústria do petróleo", disse Dan Gainor, do conservador grupo Media Research Center.
Não é à toa que temos um bando de garotos ocupando Wall Street, sendo doutrinados por anos por este tipo de coisa [...] que corporações são ruins, que a indústria do petróleo é ruim", continuou Gainor, citando os filmes "Syriana" e "Sangue Negro".
"Ninguém quer lembrar o que o petróleo significa para a maioria das pessoas, que aquece suas casas, ilumina os hospitais", completou.
Tamanha acusação turbinou o Twitter de piadas infames, uma delas brincando com a ideia de Kermit, Piggy e Gonzo serem comunistas investigados por republicanos.
“Sr. Sapo, o senhor já foi comunista", tuitou o blogueiro Oliver Willis. "Sr. Sapo, é verdade ou não que o senhor e seus camaradas tentaram uma vez 'conquistar' Manhattan?", perguntou, fazendo trocadilho com o filme "Os Muppets Conquistam Nova York"(1984).

4 comentários:

  1. Caro Chassot,

    minha opção foi rir. Eles sempre acham um culpado para qualquer coisa que os desagrade. A 'esquerda' é sempre a encarnação do diabo.

    Bom retorno à República Riograndense!

    Garin

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Essa "indignação" da ultra direita dos EUA se deve à política do "Tea Party" que abomina Obama e não se conforma que um negro ocupe a Casa Branca. Enquanto esses energúmenos da "Bible Belt" não colocarem outro Bush ou equivalente no trono máximo da país, vão apelar para qualquer argumento, até para Muppets, como se vê. Abraços democráticos, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Estimado Jair,
    gostei do Bible Belt. Valeu.
    Viste que está blogada foi postada tua Floripa.
    Sucesso sempre

    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Mestre!
    A Fox News é sabidamente um porta-voz republicano nos EUA.
    Eu nunca simpatizei com "esquerdas" (sou destro) e nem por isto deixaria de ver a ganância corporativa que existe no sistema americano, incluindo a indústria do petróleo.
    Sem querer me opor ao Jair, o problema com Obama nem é tanto apenas por ele ser negro (aliás, os republicanos estavam tentando emplacar um candidato negro, que caiu prematuramente por estar envolvido em mais um escândalo sexual), mas por ser democrata e estar tentando derrubar coisas consideradas "imexíveis" pelos conservadores republicanos!
    Uma delas é a retirada das tropas do Iraque.
    Mudando de assunto, eu tentei, mas não consegui descobrir o que vocês estavam comendo naquela foto! Também, já haviam comido tudo!
    Abraços!

    ResponderExcluir