TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 29 de maio de 2011

29 Um deleite dominical

Ano 5

Porto Alegre

Edição 1760

Uma fluida blogada dominical. Vez ou outra, pergunto-me por que gasto tanto tempo fazendo sodoku. {Sodoku = jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado 3x3 com números de 1 a 9. Não há nenhum tipo de matemática envolvida: http://sudoku.net.br/].

Conforto-me, dizendo que estou exercitando a mente. Mesmo que este seja muito mais desafiador que fazer ‘palavras cruzadas’ que o sodoku passou para um segundo plano, este não desenvolve o vocabulário como o subproduto oferecido pelo passatempo conhecido como crucigrama, pelos de fala espanhola. Ao final de 10 minutos (para os fáceis) ou 1 hora ou mais (para os diabólicos) toda nossa produção resume-se a nove quadros com algarismos de um a nove em cada.

Talvez tenha encontrado uma explicação de porque sodoku seja viciante. O excelente Priberam tem a dicionarizado: sodocu (japonês sodoku) s. m. Doença infecciosa devida a um [é um, mesmo] espiroqueta, transmitida pela mordedura de rato, que grassa no Extremo Oriente e se manifesta por acessos febris e erupção cutânea.

Mas e o deleite dominical anunciado? Ei-lo

Acesse http://www.chezmaya.com/jeux/game33.htm e, então, elimine os números de 1 a 33 em ordem crescente. Basta tocar cada número com o mouse (não é preciso clicar). Tente reduzir gradualmente o tempo gasto em cada série.

Se esta sugestão for acolhida, provavelmente neste domingo se iniciará uma excelente ginástica francesa para o cérebro. Vale a pena. Curtam.

8 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Sou cruzadista desde criança, significando que tenho mais de meio século de cruzadismo. Atualmente faço parte do Círculo Enigmístico Paulistano irmandade que congrega os maiores enigmistas do Brasil e Portugal, não que eu seja um dos melhores, apenas fui admitido por que eles precisavam ampliar o quadro de sócios e, numa licença poética, deixaram alguns pretensiosos entrarem. Também sou adepto do Sudoku, os quais sempre estou resolvendo, gosto dos muito difíceis e diabólicos, modéstia a parte acho que sou bom nesse passatempo. Entrei do saite proposto e fiz alguns exercícios que, a meu ver, foram sofríveis. Como não se trata de desafio de raciocínio, apenas de olhar, achei meio chato. Mas, valeu a dica. Abraços e bom domingo, JAIR. (de San Diego ainda)

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,

    uma boa dica, meu primeiro escore foi 195 segundos e mais do que o cérebro, também exercita a destreza.

    É a primeira vez que encontro uma blogada com este perfil por aqui: gostei bastante. Entendo que variar o perfil de blogada ajuda o leitor a não ficar apenas num mesmo modelo (leitura) e cá entre nós, todos precisamos de uma diversão um pouco diferente, de vez enquando.

    Um abraço,

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Mestre
    Gostei da brincadeira. Parece que a fuga dos numeros instiga o cerebro. Mas cansa um pouco a visao. Mesmo assim, valeu a dica. Bom domingo. JB

    ResponderExcluir
  4. Ave Chassot,

    minha terapia dominical é corrigir provas ouvindo ópera...
    Também instiga bastante o cérebro.

    Saudoso abraço e ansioso por tua presença num chá aqui em casa,
    Guy

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Jair,
    só no ocaso do domingo venho agradecer o comentário que postaste na madrugada.
    Te sabia envolvido em decifração de enigmas e assemelhados.
    Que os dias ai em San Diego continuem curtidos como assistir os Padres X Cardinales.
    Com agradecimentos

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Garin,
    que bom que despertei o lúdico. Para uma primeira rodada teu escore é excelente.
    Uma boa semana e nós vivemos a expectativa de nosso encontro de História e Filosofia da Ciência na sexta-feira.
    Com amizade

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Jairo,
    só agora agradeço teu comentário. Se tu buscaste caçar números e exercitei-me em afastar-me do computador neste domingo. Isso não significa não frui a edição de teu blogue. Este inspirou a abertura da edição que circulará nesta segunda-feira.
    Obrigado pelas lições que se aprende no teu blogue

    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Güy,
    não te invejo, Exercitar o cérebro corrigindo provas parece ser vedado, pois há mandamento que proíbe trabalho servil em dias de guarda.
    Neste ocaso de maio celebro nossas duas quartas-feiras 11&18 que foram especialíssimas.
    Com admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir