TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 11 de maio de 2011

12.- Mais um pingo, com respingo

Porto Alegre * Ano 5 # 1743

Como prelúdio um anúncio: Um dos mais conceituados blogues que faz Educação Química – quimilokos.blogspot.com – está fazendo seis anos. Para celebrar a data promove um concurso onde dois leitores serão premiados com exemplares de A Ciência é masculina? A pergunta é acessível, logo quem quiser concorrer visite :
http://quimilokos.blogspot.com/p/concurso-6-anos-do-quimilokos.html Parabéns ao ‘quimilokos’ e à minha querida colega e amiga Thaiza Montine.

Um registro merecido é de minha atividade ontem na primeira série de 4 horas de um curso de História e Filosofia da Ciência no Museu da Natureza no Colégio São Mateus/Ulbra em Cachoeirinha. O mais significativo para mim foi o amplo espectro dos participantes. Havia alunos distribuídos desde a sexta série do ensino fundamental até o terceiro do ensino médio, isto é distribuídos em sete anos de escolarização formal. Os alunos da sexta série eram nascidos em 2000 e 1999 (mesmo ano que nasceu minha neta Maria Antônia) e o do terceiro ano, em 1996. As atividades das 14h ás 18h pareceram voar tão agradável foram os diálogos um grupo muito perspicaz.

Mesmo que distância entre Cachoeirinha e Porto Alegre seja de 11 km na ida levamos quase 1 hora e na volta, mais de 1,5 hora, tal a (in)mobilidade do trânsito. Também este tempo pareceu mínimo pelo gostoso papo com Professor Guy Barcelos, criador e curador do Museu. Ele merece o título que confiro a poucos interlocutores: polímata [indivíduo que estuda ou que conhece muitas ciências; polígrafo, polímate], Aprendi muito nas duas viajadas. Já aguardo o bis na próxima quarta-feira tanto das aulas como dos translados. Nas fotos o grupo de alunos, sendo que na segunda um dos alunos trocou com o professor Guy a papel de fotógrafo.

Na edição de ontem anunciava três pingos. Fiquei devendo dois. Pois hoje apresento algo mais da dívida.

SEGUNDO PINGO: Um nome que esteve tristemente celebre na imprensa em função de Supremo Tribunal Federal do Brasil estabelecer que casais homossexuais têm os mesmos direitos legais de casais heterossexuais – disso fiz emocionado registro na abertura da edição do dia sete e tema da edição especial no dia 9 –, foi Hugo José Cysneiros. Este, como advogado da CNBB criticou o reconhecimento da relação homoafetiva e disse que uma decisão neste sentido poderia beneficiar pessoas que praticam a poligamia e o incesto. Eis o que disse o jurista: "Temos agora um novo modelo constitucional que não foi discutido pela sociedade numa Casa Legislativa e que é contrário à vontade dos legisladores de 1988". Se seus conhecimentos jurídicos são parvos, sua base moral é escandalosa, a se deduzir por esta afirmação: "Polígamos, incestuosos, alegrai-vos, eis ai uma excelente oportunidade para vocês". Parece importante registrar que a CNBB é merecedora no Brasil dos maiores encômios, especialmente na sua atuação à época da ditadura, mas há uma semana, foi enxovalhada por seu procurador jurídico.

Pois, quando vi pela primeira vez seu nome estabeleci ligações. Há 500 anos um provável ancestral do moralista brasileiro de hoje, era o responsável pela mais sanguinolenta inquisição: a espanhola. Francisco Jiménez de Cisneros O.F.M. (1436 - 1517), cujo nome era Gonzalo, mais conhecido como Cardeal Cisneros. Pertencente à Ordem Franciscana, foi cardeal arcebispo de Toledo. Quando da morte de Filipe I de Espanha, presidiu também o Conselho Real que assumiu funções de Regência sem consentimento da rainha Joana, até a chegada de Fernando, o Católico. Foi o terceiro Inquisidor Geral de Castela e regente da mesma até a morte de Fernando, o Católico. Era confessor de Isabel a Católica, a quem inspirava o ódio aos judeus e aos islâmicos.

Durante sua vida participou em maior ou menor medida de tudo o que se fez no reinado dos Reis Católicos e contribuiu de forma decisiva para a configuração do novo Estado espanhol. Reformou a vida religiosa que havia caído em um grande relaxamento moral. Soube ver que toda renovação começava pela educação e sem ser um erudito fundou uma das instituições que mais influiu na cultura espanhola, a Universidade Complutense de Alcalá de Henares.

Esta será a primeira universidade renascentista, moderada, humanista e universal. Cisneros foi consciente da transcendência de sua fundação e não economizou esforços para dotar o seu Colégio-Universidade do marco urbanístico adequado, de um financiamento generoso e dos melhores mestres da época, pelo que a Vila de Alcalá de Henares se viu imensamente beneficiada por este cardeal. Eu tive em 2009 o privilégio de visitar a Universidade de Alcalá.

O segundo pingo da tríade iniciada ontem se relaciona com o primeiro que apresentei ontem mostrado quando são fundamentalistas grupos que tiveram que apagar a figura de mulheres na foto em o belicoso alto comando estadunidense assisti o assassinado de um inimigo jurado de morte. O obscurantismo de um advogado em ver o mal em tudo. Para ele serem reconhecidas as relações homoafetiva é ver jubilo para incestuosos e polígamos. Minha querida leitora e ex-aluna do curso de Filosofia Rejane Almeida enviou-me uma frase que é emblemática: "Na última semana beatificamos um papa, casamos um príncipe, fizemos uma cruzada e matamos um mouro. Bem-vindos à Idade Média!" Com esta pérola meus votos de uma muito boa quinta-feira a cada uma e cada um.

12 comentários:

  1. Oi Chassot.

    Estou feliz porque avançamos e continuamos a avançar em vários aspectos morais e tecnológicos que influenciam diretamente vários grupos de pessoas.
    Mas ainda fico aborrecido com algumas ações que não parecem, digamos, humanas, no sentido da palavra.
    Ótimo post.
    Forte abraço de terras goianas!
    Márlon

    ResponderExcluir
  2. Caro Chassot,
    Parece que o obscurantista Cysneiros de cá herdou do Cisneros de lá a mente voltada para o fundamentalismo. Fazer uma conexão de união legal entre pessoas do mesmo sexo com alguma coisa que poderia beneficiar pessoas que praticam a poligamia e o incesto, já é "forçar a barra" demais. É quase inacreditável que em pleno século vinte e um tenha proeminência um jursta desse quilate, sua declaração caberia bem numa sentença propalada pela inquisição. Abraços e parabéns pela blogada, JAIR.

    ResponderExcluir
  3. Aaaaaaah Professor!
    Obrigada pela divulgação do Concurso de aniversário do Quimilokos!
    É sempre uma honra estar por aqui em seu blogue!
    =]
    Qto às palavras de Hugo José "Polígamos, incestuosos, alegrai-vos, eis ai uma excelente oportunidade para vocês."...um pouco extremista demais, não?!
    .
    Uma ótima e abençoada 5ª feira ao senhor e aos seus!
    .

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jair,
    realmente cinco séculos não tiraram o nosso Cisneros do obscurantismo que em algumas situações fez seu ancestral Inquisidor.
    Com estima
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo Márlon,
    não contar aqui quanto procurei teu endereço, mas meu gerenciador de correio não colabora comigo.
    Fiquei agradavelmente surpreso com tua chegada aqui.
    Realmente o obscurantismo desumaniza algumas conquista.
    Saudades das terras goianas, um abraço gaúcho

    attico chassot

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Thaiza,
    com orgulho divulgo as comemorações do “Quimilokos’.
    O reacionarismo de nosso Cisneros é algo doloroso.
    Com amizade e muita admiração

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Olá Professor Chassot! Queria lhe dizer que a aula que tive com o senhor foi maravilhosa! Não só aprendi como um curso preparatório, como aprendi para o resto de minha vida. Continue sempre assim, essa pessoa maravilhosa que és.
    Abraços.
    Aluna: Carolina Kalil Abud - Nina 1º Ano.

    ResponderExcluir
  8. Caro Attico,

    como já te falei pessoalmente, repito agora no meu comentário: as autoridades quando falam, não falam por si, mas por tudo o que representam. É lamentável que algumas autoridades (nossas e do exterior) perdem a oportunidade de ficarem caladas quando não conseguem acrescentar algo construtivo para a sociedade tão carente de orientação.

    Teus "pingos" estão sendo muito importantes para a nossa reflexão: resta-nos aguardar pelo de amanhã.

    Um abraço,

    Garin

    http://norberto-garin.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Pingos nos "is" das "Santas" Inquisições

    Querido Tio Áttico

    Bastante pertinente a tua lembrança dos Cisneros. Acho que o Inquisitor atual esqueceu de mencionar que além do perigo da poligamia e incesto há ainda o perigo de que casais "anormais" tornem-se pedófilos.

    Neste caso, para tranquiliza-lo poderíamos apenas aprovar uma lei para NUNCA acabar com o celibato da Igreja. Assim protejemos as criancinhas de serem adotadas por padres que além de homossexuais (o que não é nada grave) sejam também pedófilos.

    Abraços

    Daniel Cardoso Ctba _ PR

    ResponderExcluir
  10. Nina,
    muito querida aluna do curso de História e Filosofia da Ciência no São Mateus,
    obrigado por teu tão cativante comentário. Para mim também foi uma experiência gratificante.
    Com expectativa de nosso encontro na próxima quarta-feira.
    Um afago do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  11. Muito estimado colega Garin,
    dizes bem, nosso coetâneo Cisnero, falou no STF e depois na imprensa como o advogado da CNBB logo são os bispos (e como são da igreja romana não há Bispas) que veem que a decisão de quinta-feira tenha sido a abertura para que: "Polígamos, incestuosos, alegrai-vos, eis ai uma excelente oportunidade para vocês".
    Com expectativa para nossa aula de amanhã

    attico chassot

    ResponderExcluir
  12. Meu querido Daniel,
    primeiro o meu júbilo por trazeres aqui teu comentário. Fabuloso. Realmente, com disse em comentário meu colega Garin, o Cisnero de agora poderia ter ficado quieto.
    Bem postos teus pingos nos ‘is’.
    AO CNBB não recorda um dito primevo: “Quem tem telhado de vidro....”
    Celebro com alegria tua presença aqui.
    Um afago do
    Tio attico

    ResponderExcluir