TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

10.- ¿Es la Ciencia masculina? ¡Así es, señora!...

Buenos Aires Ano 5 # 1560

Escrevo desde Buenos Aires. Mais um local de postagem internacional que adito. Estive na capital portenha, em quatro vezes anteriores (entre 1987-2006) antes de ser editor de um blogue.

Recordo, numa aproximada cronologia 20 locais de onde este blogue teve postagens internacionais em seus primeiros quatro anos (sem referir quando houve bis): Ano I França (Paris), Bulgária (Zagreb), Holanda (Amsterdam), México (Queretaro, Guanajuto e Cidade do México) Ano II: Croácia (Zagreb, Split, Dubrovnic), Eslovênia (Ljubljana), Uruguai (Montevideo) Ano III: Reino Unido (Londres) Espanha (Madrid e Valência) Ano IV Colômbia (Pasto, Bogotá e Medellín) Dinamarca (Aalborg, e Copenhagen) Suécia (Estocolmo). Assim são 7 na América Latina e 13 na Europa. Nas estadas na Ásia, África e América do Norte não era blogueiro. Tenho uma alegria de em muitos destes lugares já ter levado meus leitores.

No aeroporto, em Porto Alegre, na sala VIP -- patrocinada pela Gelsa que é cartão ouro do Smiles -- tive o privilégio de conhecer e conversar por breves momentos com o Sr. Heitor Álvaro Petry, vice-Presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil. Foi oportuno comentar acerca do cultivo do tabaco e também da experiência detida pelo Sr. Petri que por dois mandatos foi prefeito de Vera Cruz. Confirma-se a sabedoria popular que diz que há deuses que regem mistérios de encontros imprevistos.

Chegamos a Buenos Aires às conforme o previsto às 21h20min, depois de 1h e 20 min de voo desde Porto Alegre. Estamos em termos de fuso horário uma hora menos que o Brasil. A imigração foi bastante demorada, Mas, em compensação, o trânsito nesta hora é facilitado e em menos de 40 min viemos do aeroporto de Ezeisa até a capital. Quando ingressamos na imponente Nove de Julho, logo vimos o obelisco e o Teatro Colón – recém reinaugurado – ícones da cidade. Cerca de 22h40min estávamos no hotel, surpreendido com uma temperatura de 11 graus. l. Como pelo horário do Brasil já quarta-feira, antecipo já a postagem do blogue, aproveitando a bateria. As tomadas aqui são exóticas e no hotel não há adaptadores.[Ah! Los entchufes...]. Devemos deixar para buscar no comércio.

A capital e maior cidade da Argentina, atualmente é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo. A cidade está localizada na costa oriental do Rio da Prata, na costa sudeste do continente sul-americano. A cidade de Buenos Aires não faz parte da Província de Buenos Aires e nem é sua capital, mas sim, é um distrito federal autônomo. A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de mais de 13 milhões de habitantes.

Após os conflitos internos do século XIX, Buenos Aires foi federalizada e removida da Província de Buenos Aires em 1880. Os limites da cidade foram ampliadas para incluir as antigas cidades de Belgrano e Flores, que agora são bairros da cidade.

A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Deve destacar-se que a cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005.

Buenos Aires foi originalmente nomeada após o santuário de "Nostra Signora di Bonaria" (italiano para "Nossa Senhora de Bonaria"), em Cagliari, na Sardenha. Na Constituição de 1994, a cidade tornou-se autônoma, daí o seu nome formal: Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Pessoas nascidas em Buenos Aires são chamadas de "porteños".

Esta tarde, atendo o convite filósofa Prof. Dra. Esther Diáz, cujas obras mais de uma vez foram mencionadas neste blogue e vou à Universidade Nacional de Lanús (UNLa). AUNLa é uma universidade pública da Argentina com sede na cidade de Buenos Aires em Remedios de Escalada, na região de Lanús. Foi criada em 1995 por legislação nacional. Dez anos após tinha uma matrícula de mais de 4 mil alunos. Nesta Universidade, tarde faço a palestra ¿Es la Ciencia masculina? ¡Así es, señora!... É a sua quarta edição no exterior, depois de já tê-la feito em na França, no México e no Uruguai.

Com estas e outras programações para esta quarta-feira desejo a cada uma e cada um de meus amáveis leitores um dia de meio da semana. Amanhã conto algo mais desta estada portenha.

10 comentários:

  1. Caro Chassot,
    Se aí esta frio, aqui em Aracaju está muito quente!! Como é bom respirar outras culturas.
    Espero que sua fala seja um sucesso. Ah! adorei o termômetro de Galileo!
    Um abraço,
    Jaqueline.

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline querida,
    obrigado por tua torcida. É bom evocar a gostosa esta em Aracaju.
    A palestra foi um sucesso.
    Um afago com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre, já estou aceitando o envio dos "Sonhos" por correio, é difícil encontrá-lo num lugar, hiem? : )

    ahh, da próxima oportunidade, interpele ao sr Petry por melhores descontos aos fumicultores na Afubra... Os clientes especiais desta loja não costumam ter as unhas sujas de terra, lamentavelmente.

    mas aguardamos os próximos diários portenhos! é bom viajar pelo seu blogue!

    ResponderExcluir
  4. Querido Mestre Chassot:
    Sucessos nessa viagem...
    Aproveite para passear também.
    Abraço gordo!
    Neusa

    ResponderExcluir
  5. Chassot meu querido,

    Nossa como "viajamos" com vc nesse blogue então... MUITO BOM! Aproveite mais essa viagem e arrase na palestra como sempre! Patrícia Nunes

    ResponderExcluir
  6. Muito querida Marília,
    obrigado pela companhia em Buenos Aires. Vi do destaque que recentemente teve a tua Passo do Sobrado na produção de um comercial. Certamente és coadjuvante.
    Manda teu endereço postal. Na semana que começa em 15 não tenho viagem,
    Afagos do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Muito querida Neusa,
    obrigado pela companhia em Buenos Aires.~
    A Ciência é masculina? Fez sucesso aqui
    Afagos do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  8. Muito querida Patrícia,
    que bom tua aparecida, inclusive como seguidora deste blogue. agora
    E obrigado pela companhia em Buenos Aires.
    Afagos com saudades do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  9. pois é, selecionaram homens de 30 a 50 anos para beberem e aparecem da tv a troco de alguns "pilinhas". Como ainda não completei 30 e nem sou fã de kaiser, fiquei de fora desta, heheh
    mas para garantir, envio por email meu endereço passobradense : )

    ResponderExcluir
  10. Marília querida,
    valeu o esclarecimento;
    Um afago desde Buenos Aires para a guria do Passo do Sobrado
    attico chassot

    ResponderExcluir