TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12.- Sobre o sonho de ser bibliotecário


Buenos Aires Ano 5 # 1562


Esta é a terceira das cinco edições desta temperada portenha. A quinta-feira foi vivida extensamente na Biblioteca Nacional da Argentina (ou para ser mais exato:Biblioteca Nacional de la República Argentina) que é a maior biblioteca do país e reúne, em suas coleções, uma das fontes bibliográficas mais importantes das Américas. Está localizada no bairro da Recoleta em Buenos Aires.

Tenho gostosas evocações com bibliotecas monumentais: talvez a mais significativa é a visita que fiz em 25 de abril de 2002 à Biblioteca de Alexandria. No almoço, ontem ainda contava à Esther Diaz, que às vésperas, a Gelsa e eu soubemos que a inauguração marcada para ‘Dia do Livro’, por razões de escaramuças bélicas no Oriente Médio, fora cancelada. Primeiro nos contristamos. Mantivemos nossa agenda. Foi nossa sorte, éramos turistas quase solitários que visitávamos a mais famosa biblioteca do Planeta. Escrevi a cerca desta visita: BibliotecaAlexandrina: a Fênix ressuscitada. Química Nova na Escola, p. 32-55, ano 8, n.16 nov. 2002. Este texto está disponível emqnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A08.pdf

Recordo também com saudade a Biblioteca Nacional da Espanha, que muito frequentei em 2002 no período do pós-doutoramento em Madrid. Recordo as duas imponentes estátuas de Cervantes e de Santo Isidoro de Sevilha. Deste conto no A Ciência é masculina? que no século 6º ensinava que a partir do relato bíblico, que é a descrição histórica de uma primeira clonagem, estava implícito que mulher devia andar encurvada - pois a costela que lhe deu origem era torta -, mostrando assim a sua submissão àquele que lhe dera parte do corpo.

Eis mais uma esplêndida biblioteca que já frequentei pelo menos meia dúzia de vezes: BNF – Biblioteca Nacional Francesa François Mitterrand, em Paris. É um espaço monumental. Se algum leitor quiser detalhes visite www.bnf.fr que apresenta uma história de sete séculos da biblioteca nacional, (com perímetro que avaliei em cerca de 1 km) que mais recentemente (1998) foi reunida em ampla área retangular sendo que em cada um dos quatro cantos há uma torre, que vista a distância se assemelha a estantes de livros.

Outra biblioteca que já descrevi para meus leitores (02OUT2008) é a British Library – www.bl.uk – a biblioteca nacional do Reino Unido. Seu início data de mais de 250 anos desde então recebendo cópias de tudo que se publica na Grã-Bretanha e na Irlanda e também adquirindo livros e coleções, especialmente obras raras no mundo inteiro. Com razão ela se diz ser a parte maior da memória do país. Os materiais mais antigos (oráculos de pedra e lápides funerárias) têm mais 3 mil anos. Mas ela tem em seu acervo materiais muito recentes como fotografias, patentes, músicas, jornais. Pude ouvir, por exemplo, documentos onde cada dos Beatles se apresentava. A BL anuncia ter disponível 14 milhões de livros, 920 mil jornais, 59 milhões de patentes, 3 milhões de sons e muito mais. Vale apenas visitar o endereço para buscar alguma preciosidade. O prédio é muito lindo e fica junto a histórica St.Pancras Station que referi na terça-feira aqui. Assim junto a um prédio da metade do século 19 há um edifício moderno que foi inaugurado pela rainha em 25 de junho de 1998. Um detalhe arquitetônico: até para não ‘apagar’ o histórico prédio, a BL tem 14 andares no sub-solo e só 3 acima do solo.

A Biblioteca Nacional da Argentina foi criada por decreto da Junta de Governo da Revolução de Maio de 7 de setembro de 1810. Sua primeira localização foi na esquina das ruas Peru e Moreno na área hoje conhecida como a Manzana de las Luces. Os primeiros acervos foram pot instituições como o capítulo da catedral e do Real Colégio de San Carlos, e várias pessoas como Luis Chorroarín e Manuel Belgrano.

A biblioteca à época possuía uma riqueza considerável: em 1823, a biblioteca tinha mais de 17.000 volumes. Eles também podem destacar os diretórios Vicente G. Quesada, que incorporou uma série de materiais trazidos do exterior e fez grandes melhorias na infra-estrutura, e Manuel Trelles, que também acrescentou um diversos materiais. No ano de 1884 a biblioteca passou a pertencer ao Governo Nacional. O primeiro diretor da Biblioteca foi nomeado em outubro de 1955, sendo ele o escritor Jorge Luís Borges.

Se for me dado uma nova encarnação e eu puder eleger a profissão: quero ser bibliotecário. Acredito que saberei desfrutar a profissão.

Pois foi na Biblioteca Nacional Argentina que assisti a atividades do "I Congreso Internacional de Epistemología y Metodología: Investigación Científica y Biopolítica".Na sessão de abertura, após a fala do Vice-reitor a Esther Diaz, ao fazer a abertura oficial do evento, prestou-me significativa homenagem, destacando a excelência de minha conferência de quarta-feira na Universidad de Lanús. Nossa foto no portal da Biblioteca é do Prf. Dr. Alfonso Galindo Hervas da Universidad de Murcia, Espanha.

Um dos pontos altos do evento foi a conferência de abertura “Planteamientos epistemológicos y metodológicos de un Programa investigativo en el campo de las Etnomatemáticas.” Proferida pela Gelsa. Numa avaliação insuspeita ela foi brilhante. À minha avaliação se soma a de Esther Diaz que presidiu a mesa e de muitos outros assistentes.


Nesta sexta sexta-feira assistimos o segundo é último dia do Congresso. Aos votos de um bom dia, junto aos meus leitores brasileiros a expectativa que este dia desague em um saboroso feriadão. Para manhã uma dica de leitura muito ligada ao contexto destes dias portenhos.


4 comentários:

  1. Pois já encaminhei a blogada de hoje a meus amigos biblioteconomistas. Que curioso, Jorge Luis Borges diretor de biblioteca, sempre aprendendo em seu blogue!

    ResponderExcluir
  2. Marília querida,
    espero que teus colgas bibliotecários me aceitem na profissão.
    Vais te encantar com a sugestão de leitura de tua colega filósofa.
    Um afago portenho
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos, aunque no hayamos tenido mucho tiempo para compartir, fue un placer conoceros (¡y constar como fotógrafo vuestro!). Os envío un abrazo. Alfonso Galindo

    ResponderExcluir
  4. Muito estimado colega e amigo Alfonso,
    que agradável surpresa receber teu comentário no Blogue. Tu deves agora quase 20 em Buenos Aires estar deixando a capital portenha.
    Estou no aeroporto de Curitiba vindo de Buenos Aires, via Assunção. Às 21h embarco com destino a Porto Alegre. Faço uma viagem em três etapa, quando a Gelsa retornou em uma etapa.
    Foi um privilégio termos estado juntos.
    Oxalá tenhamos novas oportunidades.
    Com estima e admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir