TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

domingo, 11 de julho de 2010

11.- Lágrimas


Porto Alegre Ano 4 # 1438

Um domingo que começa ensolarado. Nada há que evoque um dia de inverno. Esta blogada é redigida e edita em meio a chimarrear em um ambiente pleno de jornais e revista para embalar um gostoso ficar em casa.

Todos temos as nossas datas. Elas são mais que balizadores na nossa passagem do tempo. Elas são capelas a margem do caminho que não podemos passar sem entrar para nos reencontrar, Para chorar saudades, Para reabastecermos. Para fazer que passado exista, por contarmos suas histórias.

Hoje era, ou melhor, é o aniversário de meu pai. Ele hoje faria 104 anos. 11 de julho sempre foi/é/será o aniversário de Afonso Oscar Chassot que faleceu há 23 anos.

A blogada de hoje se faz em lágrimas. Escolhi duas das muitas fotos que na sexta-feira choraram a derrota do Brasil, frente à Holanda. Uma é de Pedro Vilela (Agencia Estado) outra de Felipe Dana (AP). Hoje é dia de despedir uma copa, que parece que por falta de assunto –para não mostrar mais a África – um polvo assumiu o papel de uma moeda, com a qual se poderia fazer a mesma cara e coroa, para fruir do pensamento mágico para indicar vencedor/perdedor.

Já havia postado esta edição, quando recebo a charge seguinte de meu amigo Roger Raupp Rios, um juiz que tem sido autor de sentenças memoráveis em favor dos direitos dos excluídos, especialmente dos homossexuais. Como se pode ver não são apenas duas monarquia que disputam a final.




Ainda uma notinha de ontem: algo entreouvido ao pagar o verdadeiro saque que é o estacionamento da Pontifícia Universidade Católica. “Na outra geração quero ser padre para ficar rico fácil!’ Realmente é um roubo, cobrar nove reais por duas horas de estacionamento é um roubo. Se uma pessoa pagasse individualmente este valor por usar o restaurante, significaria um acréscimo de quase 30% no preço da refeição.

Um muito bom domingo. Na expectativa de na segunda-feira nos encontrar aqui

6 comentários:

  1. Bom dia Professor!
    Apesar da dor da ausência, sempre vale comemorar! E algo me deixou feliz, apesar das lágrimas aqui postadas: amanhã, 12/07, é também aniversário de minha mãe! Fiquei feliz pela coincidência e proximidade das datas!
    =]
    Quanto à Copa, o gostinho amargo da derrota ainda persiste. Como ouvi na TV, nada de 7 anões, o Brasil hoje tem 01 Dunga e milhões de Zangados! Rsss! [fazer o que!]
    Quanto ao valor do estacionamento...caramba, um absurdo de caro!!!
    o.0
    Um bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Professor Chassot,
    A dor da ausência, nos potencializa muitas reflexões.
    Dia de final de copa do mundo, interessante observar todo esse movimento das 'massas'. E amanhã como será? A luz apagou e tudo terminou, o que será que esta copa para história deixou?
    Desejos de um bom domingo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito querida colega Thaiza,
    está quase começando a final. Vi Mandela chegar ao estádio. Bastou-me. Olhei-o reverente. Bastou-me. Deixei a televisão.
    Uma homenagem querida a tua mãe pelo adventício 12 de junho. Feliz por poderes celebrar com ela.
    Uma doce domingo copeiro e um afago carinhoso do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  4. Muito querido colega Luis,
    agradecido por teu comentário tão denso. O teu interrogante: o que fica dessa copa? É profundo. Ouso responder: o quanto esse continente foi / é palco de injustiças. Seus diamantes se fazem calvários.
    Agora está começando a final. Vi Mandela chegar ao Estádio. Bastou-me.
    Desejo-te um bom final de domingo que é ensolarado para nós.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo: Associo-me à boa lembrança paterna, que mantenho no mes de maio. E também à nova diplomação da filha. Penso que cuidar dos dentes com uma dentista-filha atenua os insuperáveis sofrimento dessa importante atividade, estou certo? Sobre a Copa do Mundo, que teve - admitamos - um final menos infeliz, faço a pergunta que não quer calar: o que será feito com os belissimos e carissimos estádios construidos por lá? Vale a pena insistir na conclusão do meu artigo, ano passado: "A Copa é da FIFA e ninguém tasca". Os outros (nós, em 2014) que se lixem, menos ela.
    Grande abraço amigo do

    José Carneiro

    ResponderExcluir
  6. Meu caro José,
    primeiro entoo hosanas pelo teu comentário. Estas lembranças paternas afloram prenhe de saudades. É muito bom teres tua mãe para acarinhar.
    Realmente é bom ter uma filha que também é uma competente profissional.
    A pobre África depois desta copa ficou mais pobre;
    A FIFA é das mais poderosas e autoritárias igrejas do deus Mercado;
    Ela proíbe qualquer outdoor em um raio de X quilômetros dos estádios se o produto não for licenciado por ela.
    Tu como jornalistas deves catapultar denúncias.
    Com admiração
    attico chassot

    ResponderExcluir