TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Faltam 04 dias para a COP-15: Conferência do Clima de Copenhague

Edições de 30JUL2006 a 30NOV2009 em achassot.blog.uol.com.br/

Porto Alegre Ano 4 # 1217

Há um tempo – e muitos leitores são testemunhas – venho tendo muitas dificuldades em editar o blogue no endereço achassot.blog.uol.com.br que mantive quase 3,5 anos. Eram continuados os problemas de formatação, que tornavam difícil a leitura para alguns leitores. Mais recentemente problemas com a inserção de imagens se tronaram repetidos. Na noite de ontem recebi atenciosa ajuda do Jairo Brasil, leitor deste blogue. Ele me trouxe uma nova proposta. Assim, com sua generosidade e inovadora capacidade inauguramos no sítio do Google este novo blogue.

Mesmo que ele inicie com nome diferente é o continuador do ‘blog do Attico Chassot’ fundado a 30 de julho de 2006. O número de visitas começa com aquelas que se registrava na noite de ontem, quando este começou a funcionar. Os textos, fotografias e comentários das 1216 edições anteriores estão acessíveis em achassot.blog.uol.com.br

A opção pelo nome tem duas dimensões. A primeira: de todos os títulos que são aditados ao meu nome, é o de Mestre aquele que mais me agrada. Posso ser Professor ou até Prof. Dr. Attico Chassot, mas é mestre aquela que mais me agrada. Talvez até quisesse ser ‘mestre-escola’. Devo contar aqui, que lembro exatamente quando ouvi a primeira vez ser chamado de ‘Mestre Chassot’. Foi em dezembro de 1966, quando três alunos do Colégio Israelita, estavam em minha casa, na rua Santana 667, apto 216, para aulas particulares de Química com vistas ao vestibular em janeiro. Um deles disse: ‘Mestre Chassot! explica isso de novo que não entendi...” Aquilo ficou tão gostosamente marcado em mim, que com muita frequência, quando alguém chama-me de ‘mestre’ evoco aquela cena já distante há 43 anos. Aqueles títulos que nos são desfilados, especialmente quando nos apresentam em uma palestra, me enfadam. Sempre digo que me agrada as apresentações que me fazem quando trabalho com as educadoras e educadores do MST: “Agora vai falar o companheiro Attico”. Está posta uma das dimensões.

A outra dimensão da opção desde nome é quase senso comum. O Google tem uma dezena de entrada com expressões como “fui até o blog do Mestre Attico Chassot e me atualizei com as suas aventuras" ou no luxiuoso.blogspot.com há uma ênfase para o Mestre quando em texto narra: Mestre Chassot como carinhosamente o chamamos em nossa roda de amigos, só é chamado de mestre pois não conseguimos um adjetivo mais adequado, muito embora já há algum tempo que sentimos que Chassot é mais do que um mestre, é sim um super herói. O Senhor Áttico Chassot é desses caras no mundo que só vemos na ficção científica como: Mestre Yoda (Guerra nas Estrelas), Professor Xavier (X-Men) e o Mestre Splinter(Tartarugas Ninja), a sua sabedoria, seu conhecimento, sua elegância entre outros adjetivos que poderia dar, fazem dele muito mais do que um Grande Mestre”.

Assim, está justificada a escolha do nome. É uma ratificação do que meu blogue já era. Muito obrigado meu querido ex(sempre) orientando Jairo, pelo brinquedinho que deu a teu mestre nesta noite de 1º de dezembro.

Esta blogada acorre quando já estamos a quatro dias do domingo em que começa a COP-15 – Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, em Copenhague. Todos temos muitas expectativas. Temos presente que mais que a verborragia de alguns líderes mundiais precisamos ações concretas.

Trago o encerramento de artigo publicado ontem por Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente: “Há um ditado africano que diz que não deixamos a terra de herança para nossos filhos e netos. Estamos tomando-a emprestada. Se somos responsáveis, precisamos devolvê-la nas mesmas ou em melhores condições. Esse é o nosso compromisso.” Que saibamos honrar esse compromisso.

Com votos de uma boa quarta-feira, Espero que apreciem as modificações. E façam desse novo endereço seu ponto de atracação, quando dos navegares pela rede. Até amanhã.

10 comentários:

  1. Mestre Chassot! Desejo-te muito sucesso na nova fase do Blog do Mestre Chassot. Sinto-me orgulhoso por ter participado da inauguração dessa nova etapa. Abraços do JB.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    o significado de tua ajuda é imensurável. Tu sabes quanto curto este 'brinquedinho'. Vou me aperfeiçoar em/com teus ensinamentos, achassot

    ResponderExcluir
  3. Muy querido 'Mestre' Chassot, ¡Felicitaciones!! Está muy lindo el nuevo formato de su blog. Se lo ve más moderno y con la posibilidad de una mucho mejor lectura. ¡Hasta se puede ver la hora en Porto Alegre ~con tres horas de diferencia de Guayaquil~! Muchos éxitos en la nueva etapa que inaugura con diciembre. Con cariño, Matilde Kalil

    Que tenga un lindo día,
    Matilde

    ResponderExcluir
  4. Estimada Matilde, como recebi tua mensagem por correio eletrônico com a informação:"He querido dejar un comentario en su nuevo blog, pero me ha sido imposible: no sé cómo hacer para dejarlo, me pide direcciones de sitios en los que no tengo cuenta. Eso podría pasarle a otros usuarios también" eu mesmo a copiei e postei. Ainda não sei como resolver o problema das postagens.
    Muito obrigado pela apreciação e pelos alertas.
    attico chassot

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chassot, não só há um novo endereço para suas blogadas, mas também o nome que utilizarei em minhas postagens será diferente. Ao invés do tradicional "Marcos Bastos", o blogspot se valerá de meu nome na minha conta do gmail, ou seja, aparecerá "marcos vinicius". Gostei do novo blogue, ainda mais do nome, cujo qual eu sempre usei em meus comentários para referir-me ao senhor. Tomara que possamos,aqui, aproveitar todas as fotos que o senhor tiver vontade de postar.
    Quanto à frase utilizada por Marina Silva, devo admitir que desconhecia.
    Estamos juntos nessa empreitada em novo endereço.

    ResponderExcluir
  6. Meu Caro Marcos Vinicius,
    obrigado pela apreciação do novo blogue; muito especialmente de seu nome ~~ mestre chassot ~~ não tem a agradado a todos. Se diz que pode parecer pedante,
    Esta havendo dificuldade de alguns leitores em postar mensagens. Se tu pudesses trazer um esclarecimento seria ótimo. Penso que o mais fácil é ter uma conta no Google (gmail). ¿Estou certo?
    Mais uma vez obrigado pelo prestígio.

    attico chassot

    ResponderExcluir
  7. Bernardo,
    filho querido.
    obrigado pela torcida,
    pai

    ResponderExcluir
  8. CREIO QUE AGORA, AO FAZER COMENTARIOS VOCE SERÁ AVISADO EM SEU E-MAIL. VAMOS VER...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Jairo,
    por mais essa implementação.
    O que não está a contento é o 'contador de visitas'; Mas a tempo também isso vamos ajustar.
    Agradecimentos por tudo,
    achassot

    ResponderExcluir