TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

29*Fórum Social Mundial em Porto Alegre: Janeiro de 2010


Porto Alegre Ano 4 # 1244

Noite e dia se alternam quando faço a postagem da edição da última terça-feira de 2009. Os envolvimentos com o ritual da espera do novo ano se adensam. Antes de trazer o central para este dia, mais uma vez faço um breve registro familiar. Como contei aqui no domingo, desde sábado acolhemos

entre nós o casal Benoît e Daphne Motte, pais do Benjamin e sogros da Júlia. Estes visitam o Brasil pela primeira vez e elegeram estar conosco nesses dias festivos. Com intensa vitalidade cumprem uma agenda na qual buscam conhecer algo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país. Temos tido em diferentes momentos a oportunidade de fruir, com os quatro, gostosos momentos. A agenda de ontem terminou na

Morada dos Afagos, onde jantamos juntos. As fotos são da sobremesa. O mais difícil para mim, que não sou fluente em francês é, as vezes, fazer-me entender. Isso determina uma mistura de português, inglês e até de espanhol. Sempre me imagino se não houvesse havido Babel. Seria muito mais fácil...


Mesmo que tardiamente, associo-me a partir de hoje a comentar – e especialmente a divulgar – o Fórum Social Mundial. Porto Alegre será dentro de mês, cenário de mais edição de um evento que, a partir de 1991, projetou mundialmente a capital dos gaúchos.

O que é o Fórum Social Mundial?

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

Como será o FSM em 2010?
No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o Fórum Social Mundial não terá um evento global único e centralizado. Em 2010, o FSM se dará de forma permanente ao longo de todo o ano, através de eventos e atividade em várias partes do mundo. Será um ano em que as atenções do processo do FSM estarão especialmente voltadas para o tema da crise global, compreendida em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória.

Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre receberão os primeiros fóruns sociais de 2010
Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Porto Alegre estão entre as cidades que darão início às celebrações dos 10 anos do processo do Fórum Social Mundial em 2010. O calendário de eventos começará na Grande Porto Alegre, com o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária, de 22 a 24 de janeiro, em Santa Maria. Logo depois, no dia 25, terá início o Fórum Social 10 anos Grande Porto Alegre. Na mesma região acontecerá também, de 26 a 28 de janeiro, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação em São Leopoldo. Ainda no Brasil, Salvador receberá de 29 a 31 o Fórum Social Temático da Bahia.

Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre divulga programação de seminário internacional
Já estão confirmadas as mesas e alguns nomes de palestrantes do Seminário Internacional “10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”, que acontecerá dentro da programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro. Entre os nomes já confirmados/as estão Boaventura de Souza Santos (Portugal), David Harvey (EUA), Francisco Whitaker (Brasil), João Pedro Stédile (Brasil), Diana Senghor (Senegal), Immanuel Wallerstein (EUA), Samir Amin (Egito), Christophe Aguitton (França) e Virgínia Vargas (Peru).

As atividades do seminário acontecerão sempre pela manhã, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Além do seminário, a programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre inclui ainda as atividades auto-gestionadas, que acontecerão sempre à tarde, e a décima edição do Acampamento Internacional da Juventude, que desta vez acontecerá em Novo Hamburgo e cujas inscrições acontecem de 1º a 31/12, através do site http://www.acampamentofsm.org.br. As inscrições das atividades auto-gestionadas serão feitas diretamente com o comitê organizador de cada um dos municípios participantes (Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga) em prazo a ser divulgado em breve.
Outros eventos ocorrerão na região no mesmo período. De 22 a 29 de janeiro, será realizado, em Santa Maria e em Canoas, o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária e, de 26 a 28, em São Leopoldo, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação. O Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre faz parte do processo do Fórum Social Mundial 2010, que acontecerá de forma descentralizada, com eventos e atividades ao longo de todo ano em várias partes do mundo.

Que nesta terça-feira tenhamos temperaturas mais brandas que ontem, quando embalamos os preparativos para os rituais de mais um festejado ritual de passagem.

3 comentários:

  1. Mestre Chassot, mesmo com o fracasso em Copenhague, ainda resta ter alguma esperança em eventos como o Fórum Social Mundial. E 2009 está se esvaindo.
    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos,
    realmente o Fórum Social Mundial vai tentar mostrar que "um outro mundo é possível".
    Tomara que tenhamos juntos êxito.
    No ocaso de 2009 renovamos expectativas.
    Com agradecimentos a renovada admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Uncharted Legacy Of Thieves Collection Which Was Released This Year And Is The The Remaster Of Two Games Of Uncharted Series That You Perhaps Already Know For Sure Is For Sure One Of The Most Popular In The In The All Series. Uncharted The Legacy Of Thieves Collection Pc Download Free You Are Going To Click Here To Download uncharted 4 for pc

    ResponderExcluir