TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

29*Fórum Social Mundial em Porto Alegre: Janeiro de 2010


Porto Alegre Ano 4 # 1244

Noite e dia se alternam quando faço a postagem da edição da última terça-feira de 2009. Os envolvimentos com o ritual da espera do novo ano se adensam. Antes de trazer o central para este dia, mais uma vez faço um breve registro familiar. Como contei aqui no domingo, desde sábado acolhemos

entre nós o casal Benoît e Daphne Motte, pais do Benjamin e sogros da Júlia. Estes visitam o Brasil pela primeira vez e elegeram estar conosco nesses dias festivos. Com intensa vitalidade cumprem uma agenda na qual buscam conhecer algo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país. Temos tido em diferentes momentos a oportunidade de fruir, com os quatro, gostosos momentos. A agenda de ontem terminou na

Morada dos Afagos, onde jantamos juntos. As fotos são da sobremesa. O mais difícil para mim, que não sou fluente em francês é, as vezes, fazer-me entender. Isso determina uma mistura de português, inglês e até de espanhol. Sempre me imagino se não houvesse havido Babel. Seria muito mais fácil...


Mesmo que tardiamente, associo-me a partir de hoje a comentar – e especialmente a divulgar – o Fórum Social Mundial. Porto Alegre será dentro de mês, cenário de mais edição de um evento que, a partir de 1991, projetou mundialmente a capital dos gaúchos.

O que é o Fórum Social Mundial?

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

Como será o FSM em 2010?
No ano em que celebrará 10 anos de seu processo, o Fórum Social Mundial não terá um evento global único e centralizado. Em 2010, o FSM se dará de forma permanente ao longo de todo o ano, através de eventos e atividade em várias partes do mundo. Será um ano em que as atenções do processo do FSM estarão especialmente voltadas para o tema da crise global, compreendida em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória.

Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre receberão os primeiros fóruns sociais de 2010
Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Porto Alegre estão entre as cidades que darão início às celebrações dos 10 anos do processo do Fórum Social Mundial em 2010. O calendário de eventos começará na Grande Porto Alegre, com o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária, de 22 a 24 de janeiro, em Santa Maria. Logo depois, no dia 25, terá início o Fórum Social 10 anos Grande Porto Alegre. Na mesma região acontecerá também, de 26 a 28 de janeiro, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação em São Leopoldo. Ainda no Brasil, Salvador receberá de 29 a 31 o Fórum Social Temático da Bahia.

Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre divulga programação de seminário internacional
Já estão confirmadas as mesas e alguns nomes de palestrantes do Seminário Internacional “10 Anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”, que acontecerá dentro da programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre, de 25 a 29 de janeiro. Entre os nomes já confirmados/as estão Boaventura de Souza Santos (Portugal), David Harvey (EUA), Francisco Whitaker (Brasil), João Pedro Stédile (Brasil), Diana Senghor (Senegal), Immanuel Wallerstein (EUA), Samir Amin (Egito), Christophe Aguitton (França) e Virgínia Vargas (Peru).

As atividades do seminário acontecerão sempre pela manhã, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
Além do seminário, a programação do Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre inclui ainda as atividades auto-gestionadas, que acontecerão sempre à tarde, e a décima edição do Acampamento Internacional da Juventude, que desta vez acontecerá em Novo Hamburgo e cujas inscrições acontecem de 1º a 31/12, através do site http://www.acampamentofsm.org.br. As inscrições das atividades auto-gestionadas serão feitas diretamente com o comitê organizador de cada um dos municípios participantes (Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga) em prazo a ser divulgado em breve.
Outros eventos ocorrerão na região no mesmo período. De 22 a 29 de janeiro, será realizado, em Santa Maria e em Canoas, o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária e, de 26 a 28, em São Leopoldo, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação. O Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre faz parte do processo do Fórum Social Mundial 2010, que acontecerá de forma descentralizada, com eventos e atividades ao longo de todo ano em várias partes do mundo.

Que nesta terça-feira tenhamos temperaturas mais brandas que ontem, quando embalamos os preparativos para os rituais de mais um festejado ritual de passagem.

2 comentários:

  1. Mestre Chassot, mesmo com o fracasso em Copenhague, ainda resta ter alguma esperança em eventos como o Fórum Social Mundial. E 2009 está se esvaindo.
    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos,
    realmente o Fórum Social Mundial vai tentar mostrar que "um outro mundo é possível".
    Tomara que tenhamos juntos êxito.
    No ocaso de 2009 renovamos expectativas.
    Com agradecimentos a renovada admiração do
    attico chassot

    ResponderExcluir