TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

E..., às vésperas da outorga do Nobel da Paz

Edições de 30JUL2006 a 30NOV2009 em achassot.blog.uol.com.br/

Porto Alegre Ano 4 # 1218

E..., às vésperas da outorga do Nobel da Paz, somos impactados pela notícia – anunciada com pompas em uma academia militar, que o Sr. Barak Obama enviara em 2010 mais 30.000 soldados para o Afeganistão. Com o envio das novas tropas, os EUA contarão com mais de 100 mil homens lutando contra os combatentes da milícia Taleban em território afegão, que tem área cerca do dobro do Rio Grande do Sul. É algo incrível quando se sabe que isso vá custar cerca de US$ 30 bilhões em um ano. O custo das guerras no Iraque e Afeganistão se aproximava de US$ 1 trilhão.
Não sem razão que quando da posse do Sr. Obama em 20 de janeiro escrevia que não me contagiava com a euforia de alguns. A indústria bélica estadunidense deve hoje estar cantando loas, pois embolsará boa parte destes 30 bilhões de dólares, enquanto cerca de 3 bilhões de humanos são conhecem os benefícios da água potável. Vale recordar que a cada dia morrem 30 mil pessoas por falta de água. Há que recordar a decepção de muitos quando em outubro se soube, que na próxima semana, esse ‘artífice da Paz’ receberá uma medalha e um diploma (e também mais de 1 milhão de dólares) em reconhecimento de seus feitos pela Paz (¿ou pela guerra?).
Deixo a guerra. Não é algo palatável.Também contar que na manhã de ontem tivemos um apagão de cerca de duas horas, pode não parecer relevante, mesmo que como consequencia tivesse que esperar, sob chuva a lotação por mais de 20 minutos (quando a frequência é a cada 4 minutos) para subir o Morro Milenar para das aulas no Mestrado Profissional de Reabilitação e Inclusão. Isso é nada considerando que os temporais de hoje sãos mais de 100 mil residência estão sem energia. Na grande Porto Alegre há ilhéus isolados há 18 dias. Mas pelo menos onde se espraia meu olhar se faz verdade a sabedoria primeva: ‘depois da tempestade vem a bonança.’
Isso pode ser ratificado por fotos do entardecer miradas da Morada dos Afagos.
E a esta bonança seguiu-se uma nova noite com tornados no Estado. As esperanças que passado o tormentoso novembro o tempo melhorasse não se confirma.



Muito provavelmente meus leitores esperam notícias acerca da migração do blogue da UOL para ao Google. Recebi (poucas) manifestações de agrado com o novo design. Há uma critica ao nome – Blog do Mestre –, achando-o pedante. Tenho dito que a edição é provisória,
A dificuldade maior parece ser, se comparado com o anterior, é a postagem de comentários. Uma alternativa que possa oferecer a meus leitores, que desejam me brindar com comentários é que abram uma conta no gmail – que é gratuita – e oferece facilidades de postar comentários nos blogues afiliados ao Google (blogspot) e também acesso mais facilitados a outras benesses do Google. Agradeço aos meus leitores por se envolver nisso. A nova página está ainda com o problema no contador de visitas o que não permite avaliar se houve a migração de leitores à nova proposta.
Aqui futebol usualmente não é assunto. Afinal nada tem tanto espaço na imprensa como aquele que já era conhecido como o ‘esporte bretão’. Mos a partida que terminou quando já era quinta-feira merece, em homenagem a uma leitora de Guayaquil numa referência, Não assisti ao jogo, mas por uma rara coincidência vi a abertura. Poucas vezes vi um estádio tão bonito. Eram 50 mil torcedores do Fluminense que festejavam o que eles quase sabendo impossível – ganhar por diferença de quatro golos –. Fico sabendo esta manhã que faltou apenas um. Assim Matilde e demais amáveis hermanos equatorianos parabéns por esse terceioo título continental da brava LDU.

Quando faltam três dias para a COP-15 – Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, em Copenhague, vale recordar uma vez mais Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente: “Há um ditado africano que diz que não deixamos a terra de herança para nossos filhos e netos. Estamos tomando-a emprestada. Se somos responsáveis, precisamos devolvê-la nas mesmas ou em melhores condições. Esse é o nosso compromisso.” Que saibamos honrar esse compromisso.
Com votos de uma excelente quinta-feira a cada uma e cada um de meus queridos leitores. Peço a compreensão com os transtornos da mudança de endereço. Aos que puderem me subsidiar com retornos e sugestões, muito obrigado.

4 comentários:

  1. Mestre Chassot, não é a toa que, pela rede de relacionamentos orkut, uma das mensagens que mais se encontra nos perfis dos usuários é: "Filosofia de Vida: Não faça coisa alguma e ganhe um nobel."
    Quanto ao tempo no estado, parece que Deméter, Éolo, Posídon e Zeus estão direcionando sua fúria sobre os humanos, pois as colheitas estão prejudicadas, e os ventos fortes e as chuvas não cessam. A fúria da natureza é algo grande demais para ser contida, mas pode ser evitada, e o COP-15 nos traz alguma esperança, ainda mais com a presença do mais beligerante nobel da Paz dos últimos tempos.
    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Marcos Vinicius,
    obrigado por continuares fiel a tradição e trazer comentário a esse blogue, no terceiro dia de sua nova fase. Devo confessar que ainda estou em aprendizado com nela. Responder comentários ficou diferente, Mas é bom saber aprender.
    Espero que na COP-15 tenhamos alternativas para aplacar as fúrias contra o Planeta se Zeus e seu séquito.
    Uma muito boa tarde que se faz ensolarada
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Olá Mestre! Também nunca caí no engodo de um Salvador da Pátria nascido nas urnas do Tio Sam. É sabida a tradição protecionista que permeia o governo estadunidense para as indústrias bélica e petrolífera. Mas, ainda em se tratando de equivocos vindos do Tio Sam, um outro esta semana me deixou deveras indignado, a alusão do ator Robin Williams desmerecendo a vitória brasileira como sede das Olimpiadas de 2016. E logo este senhor que recentemente deixou uma clinica de recuperação onde esteve internado por alcoolismo. Que moral, hein? Mais um ator que perde minha preferência...

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Jairo,
    muito obrigado por este comentário neste blogue cuja atual concepção e produto de tua usual fidalguia. É bom dar-te ciência da referência elogiosa que a Gelsa fez a tua produção em comentário de edição anterior.
    O Sr. Obama enquanto Nobel da Paz – me parece um lobo travestido de cordeiro. Quanto o Sr. Robin William, desconhecia seus feitos, agora de um ator falastrão.
    Uma muito boa sexta-feira,
    attico chassot

    ResponderExcluir