TRADUÇAO / TRANSLATE / TRADUCCIÓN

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Copenhagen – Capital esperança


Edições de 30JUL2006 a 30NOV2009 em achassot.blog.uol.com.br/

Porto Alegre Ano 4 # 1222

Inauguramos uma semana vital para o Planeta. Aqui começamos com ‘tempo instável, com chuvas esparsas em lugares isolados’. Por primeiro registro uma errata. Laborei em equívoco: registrei ontem que a COP-15 – Conferência sobre Mudanças Climáticas da ONU, em Copenhague seria inaugurada neste domingo. Na verdade ela inicia hoje e será assunto central desta blogada.

"Pare a mudança climática aqui", diz bandeira colocada pelo Greenpeace em barco na entrada do porto de Copenhague, na última quinta-feira.

Para a blogada deste dia de abertura de COP-15, valho-me de um texto de Cláudio Ângelo, editor de Ciências da Folha de S. Paulo, que traz uma muito bem posta análise do evento que nos traz sempre esperanças.

O encontro internacional mais importante do século começa hoje em torno de uma dúvida fundamental: como chamar sua cidade-sede, a capital da Dinamarca. Alguns apostam que o melhor apelido para Copenhague é "Flopenhague" (de "flop", ou fiasco, em inglês). Outros preferem "Hopenhague" – de "hope", esperança.
O apodo mais adequado dependerá do que fizerem os representantes de 193 governos que se juntam em Copenhague até o próximo dia 18. Eles deverão definir como a humanidade combaterá seu maior desafio coletivo, o aquecimento global.
Os diplomatas e os 95 chefes de Estado que prometeram comparecer à COP-15 (Décima Quinta Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas) precisam fechar um acordo que amplie e prolongue o Protocolo de Kyoto. O tratado, de 1997, estabelece medidas para a redução de emissões dos gases-estufa, em especial o gás carbônico (CO2).
Produzidos pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento, esses gases retêm o calor irradiado pela Terra na atmosfera. A previsão do IPCC, o painel do clima da ONU, é que, se nada for feito para contê-los, a temperatura possa crescer em 3ºC até 2100.
Kyoto tem metas pífias, não prevê reduções para os países emergentes, foi rejeitado pelos EUA e seu primeiro período de reduções vence em 2012.
É consenso na comunidade internacional que é necessário um novo acordo, que opere de 2013 até 2020. A ciência avançou desde Kyoto, e hoje há um número considerado desejável de estabilização de gases-estufa na atmosfera: 450 ppm (partes por milhão) de CO2, para ter uma chance de pelo menos 50% de manter o aquecimento global até 2100 menor que 2ºC – limite considerado "seguro".
É este o eixo principal do acordo que se negocia em Copenhague: a mitigação. E aqui "Flopenhague" sai na frente de "Hopenhague": as propostas de corte de carbono para 2020 colocadas na mesa pelos principais países poluidores, somadas, levariam a uma redução de cerca de 15% nas emissões globais em relação a 1990. Para estabilizar o CO2 em 450 ppm, é preciso cortar de 25% a 40%.
O segundo eixo principal do acordo é o financiamento: como os países ricos, principais responsáveis pelo aquecimento atual, ajudarão os países pobres a descarbonizarem sua economia. As cifras necessárias são estimadas em US$ 150 bilhões a US$ 300 bilhões ao ano. Até agora, nenhum país rico disse com quanto desse quinhão pretende contribuir.
Como as metas dos emergentes têm sua execução condicionada ao apoio dos ricos, a negociação não anda.
Para trazer "Flopenhague" ainda mais para perto, existem os EUA. A maior economia do mundo chega a Copenhague impossibilitada de assinar qualquer acordo com valor de lei, já que o presidente Barack Obama depende da aprovação de uma lei de mudanças climáticas no Senado – o que só deve ocorrer em 2010. Sem os EUA, que emitem quase 20% do carbono do mundo, não há acordo
O resultado mais provável da cúpula, portanto, é um acordo político – que ninguém é obrigado a cumprir. "Não será o acordo dos meus sonhos, nem dos sonhos da Angela Merkel", capitulou na quinta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da colega alemã.
É na ação dos chefes de Estado que repousa agora "Hopenhague". Lula e Merkel, além do francês Nicolas Sarkozy, do britânico Gordon Brown e do próprio Obama (que estará lá, mas em um dia diferente dos outros), já não podem mais criar em Copenhague a solução para a crise climática. Mas ainda podem produzir um acordo político que resolva o impasse e produza uma data para o tratado legal. Melhor que nada.

Alimentado por eflúvios vindos daquela que se faz ‘a capital da esperança’ desejo que a segunda-feira que inaugura a semana seja a melhor. Nesta, minha agenda é extensa e entre outros compromissos cumpro com uma viagem a Santa Maria na quarta-feira e outra a Florianópolis na sexta-feira a 7ª e 8ª viagem das nove pós-Colombia nesse 2009. A nona será mais uma vez na capital catarinense, na próxima semana, para encerrar as viagens do ano.

4 comentários:

  1. Fico torcendo que a Conferencia COP-15 nos traga resultados alvissareiros em relação ao bom cuidado com as coisas do Planeta. Afinal, foram alguns milhoes de anos de adaptação para que houvessem as condições adequadas para a vida humana. Tudo isso não pode ser depredado de forma insana em nome do lucro e do crescimento economico desordenado, como se somente à nossa geração fosse imputado o direito de usufruir disso tudo. Abraço do JB.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Jairo,
    o cuidado com o Planeta é urgente, Dizes bem: durante muitos anos houve transformações para que aqui pudesse ter vida... Agora parece que somos alertado para as consequências de nossos descuidados. É hora de dar nos conta e fazer algo, Tomara que a COP-15 faça isso com determinação.
    Admiro tua sensibilidade com a Pacha Mama,
    attico chassot

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chassot, as esperanças de todos nós recaem sobre Copenhague. Por tanto, prefiro o termo Hopenhague.
    Hoje iniciam-se as bancas dos trabalhos finais do Curso de História. Hoje, vou como expectador, mas amanhã, apresento minha pesquisa. Logo, a semana é prenhe de esperanças para mim também.
    Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Marcos,
    também prefiro Hopenhague e por tal encimei a blogada de hoje, como a capital da esperança.
    Desejo sucesso na apresentação de teu trabalho. Amanhã , à noite, estou na banca dos trabalhos do Curso de Música.
    Com muita esperança, uma boa tarde,

    attico chassot

    ResponderExcluir